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Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

Delta chega aos 100 anos com foco em cultura, experiência e futuro

Delta faz 100 anos, celebra cultura centrada em pessoas, lounges premium e inovação e reforça 28 anos de operação e JV com a Latam

São Paulo (SP) – A Delta Air Lines celebrou seu centenário com uma apresentação que revisitou marcos históricos da companhia, destacou a cultura corporativa como diferencial competitivo e anunciou caminhos para os próximos anos, com ênfase em conectividade gratuita a bordo, ampliação da oferta premium e projetos de inovação. O encontro também marcou os 28 anos de operação da empresa no Brasil, com reforço à parceria em joint venture com a Latam e aos hubs de conexão via Atlanta.

Fundada em 1925, em Monroe, Geórgia, como Huff-Daland Dusters, a Delta nasceu no agronegócio, evoluiu para transporte de passageiros em 1928 e consolidou, ao longo de um século, uma identidade baseada em pessoas e serviço.

“É um privilégio compartilhar um pouco dessa história de 100 anos. Em poucos slides, dá para sentir a força da nossa trajetória e do nosso museu em Atlanta, que está aberto ao público”, afirmou Eduarda Miranda, coordenadora de Marketing da Delta.

A executiva relembrou marcos como a introdução do serviço de bordo nos anos 1940, o entretenimento a bordo em 1970 e a fusão com a Northwest, em 2008, que acelerou a expansão internacional.

Hoje, segundo a apresentação, a Delta reúne mais de 100 mil funcionários, opera 5,5 mil voos diários para 300 destinos em 60 países com aproximadamente 1,3 mil aeronaves e acumula reconhecimentos de satisfação do cliente (como JD Power e BTN).

Pessoas em primeiro lugar

Ao tratar da cultura, Mauricio Parise, VP de Brand Experience, destacou decisões que moldaram a identidade da companhia, inclusive em momentos econômicos desafiadores. “Uma companhia aérea se diferencia pelas pessoas. Aviões e assentos você compra; cultura, você preserva”, disse.

Ele recordou o gesto simbólico de 1982, quando funcionários se cotizaram para comprar e doar um Boeing 767-200 à empresa, e a criação do profit sharing (participação nos lucros), hoje apontada como o maior programa do setor, com US$ 1,5 bilhão distribuídos no ano passado.

Segundo Parise, a lógica é sustentada por dados: investir em colaboradores eleva a qualidade do serviço, melhora o NPS e sustenta a capacidade de gerar prêmio de tarifa. “Satisfação do cliente não é só para deixar o cliente feliz. É o coração do negócio para hoje e para os próximos 100 anos da empresa”, afirmou.

Experiência e investimento contínuo

A estratégia de cliente parte do básico (segurança, pontualidade A0/D0 e manejo de bagagem) e evolui para diferenciais tangíveis. A companhia reforçou que o Wi-Fi gratuito começou a ser implementado em 2019 e já está presente em cerca de 1.000 aeronaves; que 160 mil telas de encosto conectadas permitem personalização da experiência; e que o investimento em telas individuais foi uma decisão de convicção estratégica, mesmo com retorno difícil de modelar.

No segmento premium, os Delta One Lounges foram destacados como referência global e parte do plano de capturar a demanda de alta contribuição. Em solo, a apresentação citou serviços como traslado em pista com Porsche para clientes top tier em aeroportos selecionados e melhorias no fluxo internacional nos EUA, com pilotos de conexão sem retirada de bagagem em rotas específicas.

Inovação e tecnologia

Para os próximos anos, a companhia projeta ampliar o uso de inteligência artificial em duas frentes: organizar dados para empoderar equipes no atendimento e oferecer um concierge digital no aplicativo, com lançamento a partir de 2026.

Em paralelo, a empresa testa exibição personalizada em telas de aeroportos (projeto-piloto em Detroit) e mantém parceria com a Joby Aviation, mirando soluções de mobilidade urbana para ligações entre centros urbanos e aeroportos em mercados como Nova York e Los Angeles, com potencial futuro para a América do Sul.

Brasil em rota: 28 anos de operação e JV com a Latam

“Comemoramos 100 anos no mundo e 28 anos de Delta no Brasil. Iniciamos em 15 de junho de 1997, com voos do Rio e de São Paulo para Atlanta, e seguimos ampliando presença”, disse João Guimarães, gerente comercial da Delta no Brasil, ao destacar as quatro cabines (Delta One, Premium Select, Comfort+ e Main Cabin) e a boa aderência da Delta Premium Select ao mercado brasileiro pelo custo-benefício. A empresa reforçou internet de alta velocidade nos voos do Brasil e entretenimento com mais de 1.000 horas de conteúdo, acessível pela tela ou pelo dispositivo do cliente.

A joint venture com a Latam, aprovada em 2022, sustenta crescimento de oferta, integração de terminais em JFK, Miami, Guarulhos e Santiago, benefícios recíprocos entre SkyMiles e Latam Pass e novas rotas mapeadas em conjunto na região. No eixo de conectividade, Atlanta segue como hub de escala mundial: alta frequência doméstica, conexões para Europa, Ásia, Caribe e América do Sul e alcance de 80% da população americana em até duas horas de voo.

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