Rio de Janeiro (RJ) — Durante a 52ª Abav Expo, realizada no Riocentro entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10), Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, apresentou uma série de anúncios voltados à ampliação da malha aérea e ao fortalecimento da hotelaria do estado. O destino marcou presença na feira com estande próprio e diversas ativações culturais.
Segundo a gestora, o estado registrou crescimento superior a 50% no número de desembarques de turistas internacionais entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Registramos recordes nos últimos anos e, sem dúvidas, 2025 será o melhor ano do turismo do estado de Alagoas, tanto em fluxo nacional quanto internacional”, afirma a secretária em entrevista ao Brasilturis.
Novos voos e fretamentos internacionais
Para a alta temporada 2025/2026, estão confirmados voos regulares de Rosário, Córdoba e Buenos Aires, totalizando cinco frequências semanais — três operadas pela Flybondi e duas pela Gol.
As operações são resultado de investimentos do governo estadual e de parcerias com o setor privado. “Nós teremos cinco conexões semanais regulares com essas duas companhias aéreas e também os fretamentos fruto direto de investimentos do governo Paulo Dantas”, destaca Bárbara.
O voo de Córdoba, inicialmente previsto para 14 operações entre janeiro e abril de 2026, foi ampliado para 22 operações, com a inclusão de uma segunda aeronave. Já o voo de Rosário, anunciado pela primeira vez, contará com oito operações, em parceria com a operadora Cola, integrante da CVC Corp, e operação da Flybondi.
Além disso, o estado confirmou quatro fretamentos adicionais de Buenos Aires, em parceria com a operadora Pedraza voltados ao público 60+. “É com muita alegria que a gente tá adentrando um novo nicho específico, que é o nicho do 60+. Alagoas tem campanha específica informando que é um destino para o 60+, 70+, 80+, para todo mundo que quer conhecer o nosso destino”, explicou.
No mercado europeu, o estado confirmou dois voos charter A330 a partir de Porto e Lisboa, operados pelas parceiras portuguesas Solférias e Exótico Online, para o período do Réveillon 2025/2026. Alagoas será, segundo a secretária, o único estado brasileiro a manter essas grandes aeronaves em operação no período. Além disso, o destino segue com três voos regulares semanais para Lisboa.
Com essas novas operações, somente o mercado argentino deve gerar cerca de 22 mil leitos ocupados durante a próxima alta temporada, estima Bárbara.
Expansão hoteleira e integração regional
Alagoas também avança na oferta hoteleira. Bárbara anunciou a inauguração de dois hotéis cinco estrelas em Maceió até o final de 2025, que reforçarão o portfólio de hospedagem da capital. Atualmente, o estado conta com cerca de 52 mil leitos e 22 hotéis em construção, o que deve acrescentar mais de 9 mil leitos até 2028.
A secretária ressaltou que a ampliação da malha aérea segue como prioridade da gestão. “Nosso maior objetivo é ampliar a malha aérea, porque isso facilita a chegada do visitante em Alagoas e gera emprego e renda na ponta”, afirma.
Como coordenadora da Câmara Temática do Consórcio Nordeste, Bárbara destacou ainda a intenção de fortalecer a conectividade regional. “Uma das minhas prioridades para 2026 é aumentar a conectividade entre os estados nordestinos, para que o nordestino conheça o Nordeste, o brasileiro conheça o Nordeste e o mercado estrangeiro conheça o Nordeste”, explica.
Ela destaca também o recente lançamento da marca Nordeste durante a FIT Argentina e antecipou que 2026 será pautado por ações conjuntas de promoção internacional. “Vamos dar a cara, as cores, a cultura e as raízes do Nordeste. É o que temos de melhor a oferecer”, conclui.
O Brasilturis participa da 52ª Abav Expo e conta com o apoio da Mundi Executive Transport e proteção Affinity Seguros