O Uruguai reforçou sua presença e estratégia de promoção turística na ABAV Expo 2025, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores e mais relevantes eventos do setor na América Latina, o encontro reuniu mais de 40 mil profissionais do turismo, entre destinos nacionais e internacionais, operadoras, companhias aéreas, redes hoteleiras e órgãos oficiais.
Com um estande projetado para receber o público e parceiros estratégicos, o Ministério de Turismo do Uruguai (Mintur) apresentou ao trade as diversas experiências que o país oferece, evidenciando o potencial de atrativos culturais, gastronômicos, de enoturismo, bem-estar, esportes e natureza. As apresentações também destacaram melhorias em infraestrutura e conectividade, fatores que vêm impulsionando o crescimento do turismo uruguaio entre os brasileiros.
O país celebra, ainda, a ampliação das ligações aéreas com o Brasil, com novos voos operados pela Gol e pela Aerolíneas Argentinas, conectando São Paulo a Punta del Este e Fortaleza a Montevidéu. As rotas reforçam a integração regional e oferecem mais comodidade para os viajantes que desejam explorar desde as praias do Atlântico até os roteiros urbanos e gastronômicos do destino.
Um dos grandes diferenciais apresentados pelo Uruguai durante a feira é sua política de incentivos para turistas não residentes. Entre os benefícios estão isenção total do IVA (IVA zero) em hospedagens ao longo de todo o ano e a devolução de 9 pontos do imposto em serviços como gastronomia e locação de veículos. Além disso, o país mantém o regime de Tax Free, que garante o reembolso de impostos em compras realizadas em estabelecimentos participantes, tornando a experiência ainda mais vantajosa para o visitante estrangeiro.
A presença na Abav Expo reforça o caráter estratégico do mercado brasileiro para o turismo uruguaio. Segundo o Mintur, em 2024, 575.940 brasileiros visitaram o Uruguai, com média de três dias de permanência e gasto médio de US$ 546 por pessoa. Esses números confirmam o Brasil como um dos principais emissores de turistas, ao lado da Argentina.
A participação também faz parte do plano de promoção internacional do Ministério, que prevê ações contínuas no Brasil e em outros mercados emissores, posicionando o Uruguai como um destino competitivo, sustentável e atrativo durante todo o ano.
O estande uruguaio contou com a presença de parceiros que fortalecem a oferta de produtos e serviços ao viajante: Mowii App, Personal Operadora, Daniel Reyes, Enjoy, Solerios, Tekoa, WS Receptivo Uruguay e Master Turismo.