Durante a Abav Expo 2025, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, um dos momentos mais inspiradores da programação foi o painel “Protagonismo feminino: da inspiração à ação”, realizado na Área Leme, no Pavilhão 4. Mediado por Ana Clévia Guerreiro, coordenadora do Sebrae Nacional, o debate reuniu importantes vozes do turismo brasileiro, entre elas Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional; Adriana Homem de Carvalho, diretora de Turismo, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ; Ana Karin Andrade, presidente do Instituto Mulheres Solidárias; e Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur.
Com emoção, Ana Carolina Medeiros destacou a força das mulheres no turismo e a necessidade de ampliar a presença feminina em cargos de liderança. “Sinto-me privilegiada de estar com mulheres inspiradoras. O turismo é feito pelas mulheres — quase 80% nas agências de viagens, no artesanato, na culinária, na hotelaria. Somos maioria, mas ainda temos muito a crescer. Temos que ser líderes e afastar o medo. É um desafio, mas somos competentes. Não queremos disputar, e sim agregar. Ainda temos menos de 50% nas lideranças estaduais — são apenas sete mulheres para 27 homens —, mas no agenciamento somos a maioria”, afirmou. Ela também ressaltou que a equipe da ABAV Nacional é composta majoritariamente por mulheres: “Temos apenas um homem na equipe”.
Durante o debate, Tania Neres enfatizou a importância da representatividade negra e o papel das mulheres pretas na construção de novas narrativas no turismo. “Não há nada escrito sobre nós, mulheres pretas. Estamos escrevendo a nossa história. Eu estou aqui como líder e gostaria que tivéssemos mais mulheres negras nesse papel. Quero inspirar. Eu não tive referências e hoje sou uma referência. Sou uma mulher das alianças e espero conseguir que a diversidade esteja em todos os espaços”, disse, acrescentando: “A gente cuida muito dos outros, mas às vezes esquece de nós próprias. Precisamos cuidar de nós também.”
Ana Karin Andrade, presidente do Instituto Mulheres Solidárias, trouxe ao painel uma reflexão sobre o papel da mulher na política, ressaltando a importância da gratidão e relembrando sua trajetória iniciada no Maranhão até alcançar cargos de liderança nacional. Já Adriana Homem de Carvalho compartilhou a emoção pela homenagem recebida durante a abertura da feira. “Nem sonhava. Quando ouvi os primeiros acordes de Maria, Maria, executada pelo pianista e maestro Wagner Tiso, achei lindo, mas não imaginei o que viria a seguir. Foi uma grande surpresa. Sou determinada e faço tudo com amor. Adoro eventos, adoro as feiras da ABAV, sou encantada pelo turismo. A homenagem não é só para mim, mas para toda a minha equipe. Pensei: entre tantas mulheres, por que eu? Fiquei muito feliz com o reconhecimento! É um orgulho dizer que o Sistema S no Rio tem mais mulheres em cargos de comando”, relatou emocionada.
O painel também contou com a presença de Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo, que assumiu interinamente o comando da pasta na ausência do ministro Celso Sabino. “Sinto-me honrada com a missão e por estar ao lado de mulheres potentes e atuantes no turismo brasileiro. Tudo o que fazemos é com alegria, coragem e espírito combativo”, afirmou.
Ao encerrar o encontro, Ana Carolina Medeiros parabenizou Ana Carla Lopes pela interinidade e destacou a trajetória das mulheres presentes. A presidente da ABAV relembrou sua própria experiência no setor de transportes, tradicionalmente masculino, e o caminho que percorreu até chegar à liderança da associação. “Nunca vivi o machismo. Trabalhei com muitos homens e consegui me posicionar. Hoje, estar aqui é resultado dessa trajetória”, concluiu.