A Autoridade Portuária de Santos (APS) inaugurou, nesta quinta-feira (30), a nova sala da Guarda Portuária (Gport), instalada no terminal de passageiros do Concais. A estrutura modernizada faz parte das ações de preparação para a temporada de cruzeiros 2025/2026, que foi oficialmente iniciada no domingo (2), com a chegada do MSC Preziosa ao Porto de Santos.
O novo espaço — que havia sido utilizado de forma provisória na temporada anterior — foi ampliado e reequipado, passando a contar com um sistema de controle de acesso de última geração. O objetivo é garantir maior eficiência e segurança nas operações de fiscalização e circulação de pessoas na área portuária, especialmente durante o período de maior movimento do ano, quando Santos se consolida como o principal ponto de embarque de cruzeiristas no Brasil.
De acordo com Wagner Pinheiro, superintendente da Gport, a ampliação da estrutura representa um avanço importante para o trabalho operacional e para a experiência de quem passa pelo terminal. “Esta sala vai trazer mais comodidade para que os guardas prestem o melhor serviço aos passageiros, às tripulações dos navios e demais profissionais que têm acesso ao cais e às embarcações”, afirmou.
Estrutura moderna e operações integradas
Com a inauguração, a Guarda Portuária passa a operar de forma ainda mais integrada ao Concais, arrendatário responsável pelo controle de embarque e desembarque de passageiros. A Gport, por sua vez, assume a fiscalização de acesso de tripulantes, fornecedores e prestadores de serviço, reforçando os protocolos de segurança e garantindo fluidez nas operações portuárias.
Para o diretor de Operações da APS, Beto Mendes, o investimento é um reflexo do compromisso do Porto de Santos com a eficiência e a excelência em serviços. “Este é mais um equipamento de grande importância entregue à Guarda Portuária. Com certeza teremos uma grande temporada de cruzeiros este ano”, destacou o executivo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades e representantes do setor portuário, incluindo o gerente de Operações do Concais, Javier Carnevale, auditores da Receita Federal e membros da Gport. Também participou do evento a delegada Martha Vergine, titular da 5ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), da Polícia Civil, que ressaltou a relevância do trabalho realizado pela Guarda Portuária. “O trabalho da Guarda Portuária é exemplar. Nós costumamos dizer que, se a área portuária fosse um bairro, seria o maior de Santos e teria os menores índices de criminalidade. Aqui o crime não se cria”, afirmou.
Expectativas para a temporada
A temporada 2025/2026 promete ser uma das maiores dos últimos anos, com crescimento no número de navios e passageiros esperados para embarque em Santos. Além de reforçar a segurança, a nova estrutura garante agilidade no controle de fluxos, aspecto essencial para o bom funcionamento das operações durante os meses de maior demanda.

