A 29ª Convenção Europamundo, realizada desde 31 de outubro e com encerramento previsto para esta sexta-feira (7), tem sido palco de debates técnicos, networking e anúncios estratégicos para 2026. Sob o tema Hacia Nuevos Rumos (Rumo a Novas Direções, em tradução livre), o evento reúne 320 participantes de quase 50 países e cerca de 100 empresas, entre elas operadoras brasileiras como Agaxtur, BWT Operadora, CVC, FRT Operadora, Incomum Turismo e Schultz.
Neste ano, a convenção ganhou tom especial com o anúncio da saída de Luis Garcia do cargo executivo da Europamundo Vacaciones, empresa fundada por ele em 1997. O executivo, que vinha em processo de transição desde 2023, quando Alejandro de la Osa assumiu o posto de CEO, agora passa a se dedicar exclusivamente à área de responsabilidade social da companhia.
A revelação foi acompanhada de homenagens emocionadas de colaboradores, parceiros e diretores, que destacaram atributos como visão, empatia, inovação e coragem do fundador. Reconhecido por sua criatividade na curadoria dos roteiros da empresa, Garcia afirmou: “Por trás dos ‘muros’ das cidades e dos países, há histórias reais de pessoas. São essas histórias que queremos contar”.
Do Brasil, Clayton Araújo, gerente-geral da Europamundo Brasil, ressaltou a relevância do executivo para o turismo mundial. “Luis Garcia é uma ponte que conecta cultura, gerações e negócios a partir do turismo, em todo o mundo”, afirmou.

