Mais do que um destino, o Brasil quer se apresentar ao mundo como um estado de espírito. Foi com esse conceito que a Embratur lançou, nesta terça-feira (4), durante a WTM Londres, a campanha internacional “Brasil. It’s a vibe. Come experience it”. A iniciativa aposta na brasilidade como diferencial competitivo e convida turistas estrangeiros a viver experiências autênticas e emocionais, destacando a criatividade, a diversidade e o calor humano do país.
Baseada no conceito de Soft Power — a capacidade de uma nação influenciar outras a partir de sua cultura e valores —, a campanha marca uma nova etapa na estratégia de promoção internacional da Agência, reforçando o Brasil como potência emocional e cultural. A ação será veiculada até 4 de dezembro em diversos meios, incluindo televisão, redes sociais, aplicativos de mobilidade e mídia exterior.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a campanha resgata o que o país tem de mais genuíno. Para ele, o Soft Power brasileiro está além das paisagens e se manifesta na hospitalidade e na alegria do povo. “O Soft Power é o que temos de mais genuíno. Ele está na música, na dança, na gastronomia, na nossa criatividade e, sobretudo, nós brasileiros. Vivemos um momento histórico, com o turismo internacional batendo recordes e transformando realidades. Cada visitante que chega se torna embaixador dessa energia que inspira, gera oportunidades e fortalece comunidades. Mais do que mostrar o Brasil, queremos que o mundo sinta tudo aquilo que não conseguimos explicar sobre o nosso país”, destaca Freixo.
A campanha apresenta o “Brasil Core”, essência que reflete o espírito do país por meio da música, da dança, do sincretismo religioso, da gastronomia, da biodiversidade e da receptividade do povo. Além de atrair turistas, a iniciativa busca posicionar o Brasil como fornecedor de produtos e serviços autênticos e de alto valor agregado, como café, cacau, cachaça, moda autoral e cinema nacional — unindo turismo, cultura e economia criativa em uma mesma narrativa.
Com uma identidade visual vibrante, a campanha traz seis imagens representando a diversidade do país e um filme principal de um minuto que sintetiza o espírito brasileiro, além de cinco peças de vinte segundos com foco em temas como gastronomia, natureza, cultura e esporte.
A ação é sustentada pelo Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O documento orienta a promoção do Brasil no exterior a partir de três pilares (inovação, diversidade e sustentabilidade) e posiciona o turismo como ferramenta de desenvolvimento, expressão cultural e orgulho nacional.

