BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,37
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

BLTA celebra realização da Cop30 no Brasil e reforça urgência da sustentabilidade no turismo

Entidade destaca papel do turismo de luxo na conservação ambiental e no desenvolvimento socioeconômico do país

A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) celebra a escolha de Belém (PA) como sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (Cop30), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro. Com a sustentabilidade como um de seus pilares desde sua fundação, em 2008, a entidade reforça a importância de práticas sustentáveis na hotelaria e no turismo de luxo brasileiro, especialmente diante da visibilidade global que o evento trará à Amazônia.

Segundo Camilla Barretto, CEO da BLTA, o turismo de luxo tem papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico e na preservação ambiental. “Nossos hotéis e DMCs compartilham o compromisso de gerar impacto positivo por meio da valorização da cultura local, da capacitação de profissionais, da conservação da natureza e do fortalecimento das comunidades. Acreditamos que a sustentabilidade é mais do que uma escolha — é uma responsabilidade inadiável. Não basta sustentar: é preciso regenerar, transformar e deixar um legado que ultrapasse gerações”, afirma.

Guilherme Padilha, vice-presidente de Relações Institucionais da BLTA, ressalta a necessidade de planejamento para evitar o overtourism em áreas de natureza. “Neste sentido, reforçaria a importância de se ter um plano de desenvolvimento para evitar o overtourism em destinos que abrigam reservas naturais, investindo na melhoria da qualidade das operações para aumentar o ticket, o que gera mais faturamento e menos turistas, reduzindo os impactos ambientais”, avalia. Ele também alerta para a urgência de políticas públicas claras nas esferas municipal, estadual e federal que associem o desenvolvimento turístico a planos de manejo sustentável.

Para Roberto Klabin, presidente do Conselho da BLTA, sediar a Cop30 na Amazônia é motivo de orgulho. “Enquanto outros países se digladiam na atualidade em disputas de todos os gêneros, o Brasil desponta como o anfitrião mundial para discutir paz, inclusão, regeneração e conservação ambiental. Nossa vantagem competitiva é abrigarmos a maior biodiversidade do mundo, sermos um povo pacífico, hospitaleiro e alegre. Queremos receber todos de braços abertos e mostrar que podemos liderar, sim, a agenda ambiental planetária”, destaca.

Martin Frankenberg, conselheiro e ex-presidente da BLTA, reforça a importância do evento para o combate ao desmatamento. “Mas para frear o desmatamento não podemos nos iludir, pois não basta simplesmente querer. Precisamos viabilizar soluções econômicas para manter a floresta em pé. E o turismo é um dos maiores vetores econômicos para isso. Quando bem feito, traz progresso econômico e empregos mesmo em lugares afastados dos grandes centros urbanos. Por isso, o turismo é parte de uma solução fundamental para rapidamente transformarmos nossa relação com a nossa maior floresta”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    Festuris

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS