A Embratur, por meio do EmbraturLAB, anunciou o lançamento do “What’s UP, Belém?”, um guia interativo alimentado por inteligência artificial (IA) que servirá como canal oficial de informações turísticas durante a COP30, em Belém (PA). A ferramenta, desenvolvida em parceria com a SmartTalks.ai, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), foi apresentada nesta terça-feira (4) e tem como objetivo oferecer uma experiência de hospitalidade inteligente, acessível e sustentável aos visitantes do evento climático que reunirá líderes de todo o mundo.
Disponível diretamente pelo WhatsApp, sem necessidade de download de aplicativos, o sistema interage com o usuário em tempo real e em múltiplos idiomas, oferecendo informações verificadas e georreferenciadas sobre logística, transporte, segurança, cultura, gastronomia e turismo sustentável. O acesso será feito por meio de QR Codes distribuídos em Centros de Atendimento ao Turista (CATs), totens informativos e postos oficiais da COP30.
Inovação com base científica
Para garantir a precisão das informações, a UFPA realizou um mapeamento completo da oferta turística de Belém, identificando atrativos culturais, serviços e equipamentos turísticos. O levantamento foi feito com a mesma tecnologia aplicada anteriormente pela UFF no projeto de inventário do Rio de Janeiro, adaptada agora à realidade amazônica. O resultado é um banco de dados extenso e atualizado, que reflete a identidade e a diversidade cultural da cidade.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa une tecnologia e credibilidade acadêmica. “O grande diferencial do ‘What’s UP, Belém?’ está na confiabilidade do conteúdo. Todo o inventário de informações turísticas, culturais e de serviços passa por um processo de curadoria e validação acadêmica conduzido pela UFF e UFPA. Com a leitura dos QR Codes, o sistema também utilizará georreferenciamento, permitindo respostas personalizadas conforme a localização do visitante, como, por exemplo, ‘o que há perto de mim?’”, explicou.
O chat também estará integrado a portais oficiais da COP30, da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), reforçando a segurança e a confiabilidade das informações.
Turismo responsável e acessível
Além de guiar o visitante, o “What’s UP, Belém?” foi estruturado com filtros de ESG e acessibilidade, permitindo que o sistema recomende experiências turísticas com práticas sustentáveis e infraestrutura inclusiva, como restaurantes acessíveis para cadeirantes ou empreendimentos com certificações ambientais.
Para o coordenador do projeto na UFF, professor Carlos Alberto Lidizia, o sistema representa um novo modelo de interação entre tecnologia e hospitalidade. “A parceria com a EmbraturLAB representa um avanço no uso da tecnologia aplicada ao turismo. É um passo importante para transformar a experiência do turista em um encontro mais acolhedor com nossos territórios. O ‘What’s UP, Belém?’ deixa também um legado de inovação ao ampliar o acesso à informação e gerar conhecimento sobre o comportamento dos visitantes”, destacou.
Já a diretora da Faculdade de Turismo da UFPA, Silvia Cruz, enfatizou o papel do projeto na formação acadêmica: “A parceria oportunizou não apenas o uso de tecnologias para garantir informações fidedignas aos visitantes, mas foi fundamental para o desenvolvimento pedagógico dos nossos discentes, que puderam aplicar metodologias de pesquisa em Turismo e conhecer na prática as tecnologias informacionais da plataforma.”
A CEO da SmartTalks.ai, Clarissa Santiago, também celebrou a colaboração. “Estar presente na COP30 é um orgulho muito grande, afinal, somos uma empresa brasileira e de tecnologia proprietária de última geração. Desde 2016, ajudamos a promover o turismo brasileiro e a proporcionar experiências relevantes para as pessoas por meio da tecnologia”, afirmou.
Legado digital e expansão nacional
Durante a COP30, o foco das informações estará em logística, transporte e turismo sustentável, com destaque para iniciativas de base comunitária. A ferramenta também permitirá à Embratur coletar dados sobre o comportamento e o perfil dos visitantes, ampliando a capacidade de planejamento e promoção turística.
“O ‘What’s UP, Belém?’ é uma resposta da Agência a esse desafio com uma tecnologia a serviço da hospitalidade, do combate à desinformação e da promoção de um turismo autêntico e responsável”, completou Freixo.
Após Belém, o sistema será implementado também no Rio de Janeiro, com o nome “What’s UP, Rio”, consolidando um modelo de destino inteligente baseado em dados e hospitalidade digital.

