BRL - Moeda brasileira
EUR
6,18
USD
5,36
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Iberia amplia oferta no Brasil em 27% com 590 mil assentos

Novas rotas para Recife e Fortaleza representam 80% da expansão e fortalecem presença da Iberia no mercado brasileiro

São Paulo (SP) – A Iberia Linhas Aéreas está colocando o Brasil no foco de suas estratégias para a América Latina. Esperando encerrar 2025 com mais de 590 mil assentos ofertados no País, alta de 27% em relação ao ano anterior, a companhia prevê aumento adicional de 25% no primeiro semestre de 2026, totalizando 365 mil lugares. As novidades foram divulgadas nesta quinta-feira (6), durante coletiva de imprensa no Espaço Iberia São Paulo.

“Esses números são a melhor demonstração do compromisso da Iberia com o mercado brasileiro. Esse investimento seguirá crescendo, não apenas com mais assentos, mas também com duas novas rotas”, adianta Ramiro Sequeira, diretor de Produção (COO) da Iberia.

As novas operações conectarão Madri a Recife (PE) e Madri a Fortaleza (CE), ampliando de dois para quatro o número de destinos diretos da Iberia no país. O primeiro voo para Recife decola em 13 de dezembro de 2025, com três frequências semanais, enquanto Fortaleza passará a receber voos a partir de 19 de janeiro de 2026, também três vezes por semana. Juntas, as novas rotas representarão 80% do crescimento da capacidade da companhia no Brasil, transportando até 56 mil passageiros nos seis primeiros meses de operação.

Com a expansão, o Brasil atinge o maior volume de assentos já ofertado pela Iberia em sua história. São Paulo (SP) manterá dois voos diários para Madri, enquanto o Rio de Janeiro (RJ) contará com cinco frequências semanais, operadas com o Airbus A350 durante o verão europeu. No total, serão mais de 70 mil assentos na rota carioca, aumento de 9% em relação a 2025.

A Iberia também mantém acordos de codeshare com a Latam e interline com a Gol, garantindo conectividade com até 50 destinos nacionais. “O impacto que a Iberia tem no Brasil é significativo, tanto pelo transporte de passageiros quanto pela geração de empregos diretos e indiretos”, destaca Sequeira.

Plano de Voo 2030 e investimentos globais

A ampliação no Brasil faz parte do Plano de Voo 2030, estratégia de longo prazo do grupo que prevê investimentos de 6 bilhões de euros em frota, serviços, pessoas e tecnologia. O plano inclui a criação da Cidade Iberia, polo aeronáutico e centro de inovação em Madri, novos hangares e escritórios, além da expansão da frota de 47 para cerca de 70 aeronaves de longa distância até 2033.

Segundo ele, 70% dos recursos serão destinados à modernização da frota, com foco em aeronaves de última geração, como o A321XLR, que será utilizado nas rotas de Recife e Fortaleza.

A Iberia também investirá em melhoria da experiência a bordo e digitalização de processos, incluindo inteligência artificial e automação de serviços. “Queremos continuar a crescer para investir nas nossas pessoas, nos nossos clientes e na inovação. É o círculo virtuoso que orienta nosso plano estratégico”, explica Sequeira.

Um dos destaques é o acordo com a Starlink, empresa da SpaceX, que permitirá oferecer Wi-Fi gratuito e de alta velocidade em todos os voos, de curta e longa distância, a partir de 2026. A tecnologia, baseada em milhares de satélites de órbita baixa, possibilita conexão contínua e estável em qualquer ponto do planeta.

América Latina no centro da estratégia

Durante a apresentação, Sequeira reforçou que a América Latina segue como foco da companhia. A Iberia conecta 21 destinos em 16 países na região, com mais de 350 voos semanais entre a Europa e a América Latina. “Nosso crescimento é constante e queremos continuar a ser a principal porta de entrada da Europa para a América Latina e o Caribe”, afirma o executivo.

No Brasil, a Iberia também aposta no segmento corporativo. Segundo dados apresentados, a companhia mantém parcerias com cerca de 500 empresas, entre grandes e pequenas, e conta com 700 mil brasileiros inscritos no programa de fidelidade Iberia Plus. Além disso, 20% dos usuários do produto Stopover Hola Madrid, que permite escalas de até nove noites na capital espanhola, são brasileiros.

Espaço Iberia em São Paulo

A coletiva ocorreu no Espaço Iberia, aberto ao público até 30 de novembro na Rua Oscar Freire, 777, na capital paulista. O local oferece experiências imersivas ligadas à aviação e à cultura espanhola, como simulador de voo, degustação de menus de bordo e atividades culturais. O projeto já passou por cidades como Madri, Bogotá, Cidade do México e Buenos Aires.

“São Paulo é um mercado estratégico para nós, e o Espaço Iberia é uma forma de reforçar nossa presença e estreitar laços com o público brasileiro”, explica Gema Junca, diretora de Marca da Iberia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    Festuris

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS