O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), registrou 181,0 mil visitantes de 127 nacionalidades em outubro de 2025, o maior número já alcançado para o mês desde o início da série histórica. O resultado representa um crescimento de 8,39% em relação ao mesmo período de 2024 e supera o recorde anterior, de 179,6 mil visitantes, registrado em 2019.
No acumulado do ano, o parque já recebeu 1,66 milhões de visitantes, um aumento de 9% em comparação aos 1,51 milhões de visitantes registrados entre janeiro e outubro do ano passado.
Segundo Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação turística, o resultado reforça o posicionamento do atrativo como referência em turismo de natureza. “Viver o Parque Nacional do Iguaçu é conectar pessoas à natureza de forma responsável. Estamos crescendo com qualidade, preservando o patrimônio natural e elevando a experiência turística a um novo patamar”, afirma.
O executivo também destacou a inauguração do Espaço Usina, voltado à valorização do patrimônio histórico e cultural. “Seguimos comprometidos com inovação, conservação e com a missão de fazer deste lugar uma das melhores experiências naturais do mundo”, complementa.
Entre os investimentos recentes estão novas trilhas, ciclovia pavimentada e experiências como Amanhecer, Pôr do Sol e Céu das Cataratas, além do serviço de bicicletas Bike Iguaçu. O parque também foi reconhecido pelo Travellers’ Choice – Best of the Best 2025, figurando como a melhor atração do Brasil e da América Latina, e a única representante nacional entre as 25 principais do mundo, segundo o Tripadvisor.
Em outubro, os brasileiros lideraram o ranking de visitação, com 103,2 mil visitantes, seguidos por argentinos (33,1 mil), alemães (6,3 mil), estadunidenses (3,5 mil) e paraguaios (3,2 mil). Também figuram entre os principais emissores Espanha (2,9 mil), França (2,7 mil), Peru (2,2 mil), Colômbia (2,1 mil) e Uruguai (1,5 mil).
Os ingressos para o Parque Nacional do Iguaçu podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br, com data e horário definidos. O bilhete inclui acesso à Trilha das Cataratas e a outras seis trilhas. A administração recomenda o uso de roupas confortáveis, calçados fechados e protetor solar, além do cumprimento das normas de preservação ambiental, como não alimentar animais e respeitar as áreas demarcadas.




