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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

“Não é porque é IA que é bom”, adverte Ale Cordeiro

No Campus HotelDO 2025, Ale Cordeiro destaca que a inteligência artificial (IA) amplia, mas não substitui o trabalho humano

São Paulo (SP) – Durante a quinta edição Campus HotelDO 2025, realizado nesta quarta-feira (12) no Laghetto Stilo São Paulo, Ale Cordeiro, fundador do Travel Tech Hub, conduziu a palestra “Inteligência Híbrida – A fusão de IA e humanos”, voltada ao uso prático da tecnologia na rotina das agências e empresas do turismo. Com uma abordagem leve e didática, Cordeiro comparou o papel da inteligência artificial (IA) ao de uma bicicleta elétrica, que “amplifica” o desempenho do ciclista sem substituí-lo.

“O motor não me substitui, ele me amplifica. Eu preciso pedalar. É o mesmo com a IA: ela amplia a nossa capacidade, mas continua sendo você o profissional, só que mais eficiente”, afirma Cordeiro, ao destacar que a tecnologia deve ser vista como uma aliada para aumentar a produtividade, liberar tempo e permitir decisões mais estratégicas.

Com passagens por empresas de diversos setores, o executivo observou que o turismo segue sendo uma indústria complexa. “Reservar uma viagem ou emitir um bilhete não é simples. O conhecimento técnico e o atendimento ao cliente segue sendo o ‘saber pedalar’. A IA ajuda, mas o humano continua essencial”, reforça.

Perspectivas sobre a tecnologia

Durante a apresentação, Cordeiro também alertou que nem toda aplicação de inteligência artificial gera bons resultados, citando exemplos de chatbots mal configurados que afastam clientes. “Não é porque é IA que é bom, e não é porque é humano que é bom. O segredo está na fusão entre os dois”, pontuou.

O especialista destacou ainda que 25% das tarefas em diversos setores podem ser automatizadas, segundo estudo do Goldman Sachs, e que a adoção responsável da IA pode reduzir custos e aumentar a rentabilidade de forma sustentável. Ele citou exemplos como a assistente Bia, do Bradesco, que já resolve 80% das interações com clientes, e a assistente Sofia, da Despegar, que triplicou o índice de satisfação dos usuários.

Encerrando a palestra, Cordeiro incentivou os profissionais do turismo a darem os primeiros passos rumo à digitalização. “O melhor dia para começar é hoje. A ideia só vale alguma coisa quando é executada. A execução é o que transforma potencial em resultado”, concluiu o fundador do Travel Tech Hub.

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