A Latam Airlines Group encerrou o terceiro trimestre de 2025 com lucro líquido de US$ 379 milhões, resultado 25,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Entre julho e setembro, o grupo transportou 22,9 milhões de passageiros e ampliou sua capacidade consolidada em 9,3%, mantendo fator de ocupação de 85,4%, ligeiramente acima do desempenho de 2024.
O crescimento foi impulsionado sobretudo pelo mercado doméstico brasileiro, que recebeu seis novas rotas no trimestre, além do bom desempenho das operações internacionais. Com isso, as receitas operacionais totais alcançaram US$ 3,856 bilhões, avanço de 17,3% em relação ao ano anterior, sustentado por um aumento de 18,5% nas receitas de passageiros e de 6,3% no segmento de carga. O grupo ainda reportou EBITDAR ajustado de US$ 1,150 bilhão.
Segundo o CFO Ricardo Bottas, os resultados refletem “a força financeira e a disciplina na gestão de custos”, além do foco contínuo na experiência do cliente e na expansão sustentável da conectividade na região. O fluxo de caixa operacional ajustado atingiu US$ 859 milhões, contribuindo para uma liquidez de US$ 3,6 bilhões e endividamento líquido ajustado de 1,5 vez.
Com a melhora das perspectivas de mercado, a Latam revisou para cima suas projeções para o ano completo: o EBITDAR ajustado, antes estimado entre US$ 3,65 e US$ 3,85 bilhões, agora deve ficar entre US$ 4,00 e US$ 4,10 bilhões. A companhia também aprovou, em Assembleia Extraordinária, o cancelamento de 5% das ações em tesouraria, passando a contar com 574,2 bilhões de ações em circulação.
A estratégia de diferenciação por produto ganhou força no trimestre. A Latam anunciou novidades em sua oferta premium, incluindo a introdução da futura cabine Premium Comfort, prevista para 2027 nas rotas de longa distância, além da inauguração do Latam Signature Lounge em Lima. O grupo também foi reconhecido como Companhia Aérea Global Cinco Estrelas no ranking APEX 2026, pelo quarto ano consecutivo, e teve seu braço cargueiro eleito Companhia Aérea de Carga do Ano de 2025 pela Air Cargo News.
Entre os anúncios operacionais, destaca-se a assinatura de um acordo com a Embraer para a compra de até 74 aeronaves E195-E2, sendo 24 pedidos firmes e 50 opções. As entregas começam no último trimestre de 2026 e serão inicialmente destinadas à Latam Airlines Brasil. O objetivo é reforçar a conectividade em mercados regionais e ampliar a eficiência da malha.
A companhia também apresentou novos avanços na agenda de sustentabilidade, com a oferta de uma alternativa para que clientes reduzam emissões por meio do uso de combustível sustentável de aviação (SAF), validado por auditorias externas e compatível com padrões internacionais como Corsia, GHG Protocol, Iata e Smart Freight Centre.

