A expectativa das locadoras de veículos é de crescimento de 10% na procura por carros durante o próximo verão. A projeção da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) acompanha o aumento da oferta de voos no País. Segundo o Ministério do Turismo, as companhias aéreas irão disponibilizar ao menos 111,3 mil voos entre dezembro e fevereiro de 2026, ampliando o fluxo de turistas e, consequentemente, a demanda pelo aluguel de veículos.
“Seja a partir do aluguel do carro já ao desembarcar no aeroporto ou fazendo reservas em locadoras na área urbana dos destinos, a demanda vai subir diante do aumento da oferta de voos no verão”, afirma Paulo Miguel Júnior, vice-presidente da ABLA.
“Um turista que desembarca no aeroporto do Recife, por exemplo, com um carro alugado pode estender muito mais facilmente a viagem para visitar também a Paraíba, as Alagoas e outros destinos próximos. O carro alugado garante essa autonomia para quem quer viajar no seu próprio ritmo”, acrescenta.
O aluguel de curto prazo — voltado ao turismo de lazer e a motoristas de aplicativos — representa atualmente 46% da utilização da frota nacional, composta por mais de 1,6 milhão de veículos.
Entre os destinos do Nordeste que devem registrar reforço na oferta de voos e aumento da procura por carros estão Aracaju (SE), Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Teresina (PI), Natal (RN) e Fortaleza (CE). No Sul e Sudeste, a ABLA projeta maior crescimento da demanda em Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).
ABLA orienta viajantes para o período de maior procura
A entidade recomenda que os turistas:
Reservem com antecedência, devido à projeção de aumento de 10% na demanda.
Priorizem locadoras associadas à ABLA, observando proteções, condições e detalhes contratuais.
Planejem o roteiro, combinando trajetos de curta e média distância para otimizar o uso do carro alugado.

