Mais de 40% dos consumidores utilizam feAdicionar postrramentas de inteligência artificial (IA) no planejamento de viagens, segundo o estudo global Winter Travel Pulse 2025, realizado pela Criteo. A pesquisa ouviu 10 mil viajantes e profissionais de viagens de diversos segmentos para mapear hábitos de busca, reserva e preferências de transporte e hospedagem.
Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo para a América Latina, afirma que “viajar é uma paixão global e o hábito já se consolidou como uma necessidade para muitos. Com a chegada do final do ano e a alta intenção de viagens ao redor do mundo, os players do setor têm o desafio de conquistar a conversão por meio de ofertas, atendimento de qualidade, agilidade nas plataformas e o uso adequado de IA”, afirma.
Uso de IA no turismo
O estudo revela que a inteligência artificial tem ganhado espaço no planejamento de viagens. Entre os entrevistados, 42% utilizam IA para buscar ideias de destinos e 41% recorrem à tecnologia para sugestões de acomodação. A ferramenta também é usada para pesquisa de passeios turísticos (40%), experiências gastronômicas (39%), voos (29%) e aluguel de carros (23%).
A pesquisa aponta ainda que 33% dos viajantes realizam todo o planejamento da viagem com auxílio de IA.
Impacto dos preços
Apesar da alta de custos, o interesse por viagens permanece elevado. Entre os viajantes, 41% afirmam ser afetados diretamente pelo aumento dos preços, mas 52% ainda consideram viajar um hábito essencial. Mesmo entre aqueles que não tratam a viagem como prioridade, 34% pretendem viajar nos próximos três meses.
Para equilibrar gastos, consumidores recorrem a estratégias como reservar com antecedência (42%), viajar na baixa temporada (38%), optar por acomodações mais baratas (37%), escolher destinos mais acessíveis (35%) e comparar preços de diferentes fornecedores (28%).
Preferências de hospedagem e transporte
A hospedagem em hotéis segue como preferência para 72% dos entrevistados. No entanto, alternativas como aluguéis de apartamentos e casas (29%) e acampamentos (13%) têm ganhado espaço.
Em média, viajantes analisam 25 opções de hotéis antes de finalizar a compra. O processo de reserva leva cerca de 12 dias entre a primeira busca e a confirmação.
Para a próxima viagem, 60% dos entrevistados planejam viajar de avião, 37% pretendem usar trem, 28% optam pelo carro próprio e 25% por veículos alugados. Jovens tendem a escolher voos ou trens, enquanto adultos mais velhos preferem carros particulares.
A decisão de compra da passagem aérea leva, em média, nove dias.
Critérios de decisão
As avaliações de outros usuários são o item mais relevante na comparação entre fornecedores de turismo, apontado por 65% dos viajantes. Em seguida vêm ofertas especiais (52%), cancelamento gratuito (48%) e facilidade de reembolso (40%).
Para reservar novamente com o mesmo fornecedor, consumidores valorizam atendimento de qualidade (46%), preços consistentes (45%) e processo de compra rápido (40%).
Atrações turísticas são o principal motivo das viagens, seguidas por compras e experiências gastronômicas. O estudo também indica diferenças por gênero: mulheres têm maior interesse por compras (54%), enquanto homens se mostram mais atraídos por eventos esportivos (24%).

