A Embratur e o Sebrae estão presentes entre terça-feira (18) e quinta (20) na IBTM World 2025, em Barcelona, uma das principais feiras internacionais do segmento MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições/Eventos). Com estande renovado e 24 postos de trabalho, a participação brasileira busca reforçar o país como destino competitivo, autêntico e sustentável para grandes eventos e negócios internacionais.
A iniciativa está alinhada ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que orienta a promoção do Brasil no exterior e prevê integração com setores estratégicos como tecnologia, economia verde, saúde, energia renovável e serviços financeiros, áreas em ascensão na geração de eventos globais.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presença na IBTM acontece em um momento de grande visibilidade para o país. “A nossa participação com este conjunto de ações reforça o reposicionamento global do Brasil e fortalece o nosso poder de atrair eventos internacionais, promover viagens de incentivo e ampliar a visibilidade do país como polo de inovação, cultura e sustentabilidade”, afirma.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca o impacto da feira para o fortalecimento dos pequenos negócios. “Quando um pequeno ganha espaço, ele leva consigo toda uma rede que fortalece o destino como um todo. O turismo dinamiza a economia, incentiva o crescimento de negócios e gera empregos diretos e indiretos”, complementa.
Crescimento europeu impulsiona estratégia
Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil recebeu mais de 1 milhão de turistas europeus, um crescimento de 20,11% em relação ao ano anterior. A Espanha, anfitriã do evento, ampliou em 24,82% o envio de visitantes ao país.
A conectividade aérea também segue em expansão, com 2.614 voos previstos para 2025 e mais de 815 mil assentos entre Madri, Barcelona e destinos brasileiros como Guarulhos, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas e Recife.
A movimentação reforça o protagonismo do Brasil no mercado MICE, que gira mais de US$ 870 bilhões anuais e deve ultrapassar US$ 945 bilhões em 2025. Entre 2023 e 2024, o país registrou crescimento de 50% na realização de eventos internacionais, alcançando a 15ª posição no ranking global da ICCA e mantendo-se líder na América Latina.
MICE como pilar estratégico
A estratégia MICE da Embratur atua na captação de eventos de alto valor agregado, visando atrair público com maior poder aquisitivo e reduzir a sazonalidade. A Agência participa de feiras globais para promover infraestrutura nacional, centros de convenções, conectividade e a diversidade de destinos com capacidade para receber congressos, feiras e viagens de incentivo.
Estande Brasil com conceito imersivo
Localizado no Pavilhão Brasil, o estande reúne 24 coexpositores, incluindo destinos turísticos, redes hoteleiras, DMCs, companhias aéreas e centros de convenções. Entre os participantes estão Ceará, Salvador, São Sebastião (SP), Paraná, Visit Iguassu, Visit Rio e Visite São Paulo.
O espaço traz um conceito imersivo e sensorial, com ações como degustação de caipirinhas, exibição da campanha internacional “Soft Power” e ativações do Brasil Travel Specialist (BTS), que premiam agentes certificados.
Durante os três dias de evento, o público participa também do Destination Experience, programação de apresentações de 20 minutos com destinos e coexpositores voltada para buyers selecionados.
IBTM World 2025
A IBTM World 2025 deve reunir mais de 11 mil participantes, incluindo 2.350 expositores e 4,8 mil buyers de 96 países, com cerca de 74 mil reuniões agendadas. O formato Destination Experience também marca presença no estande brasileiro, reforçando a estratégia de relacionamento com PCOs, AMCs, associações internacionais e grandes corporações.

