BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Black Friday 2025 impulsiona planejamento e amplia busca por viagens

Levantamento do Cuponomia revela consumidor mais racional, que distribui compras ao longo de novembro e usa o período para antecipar viagens

A Black Friday de 2025 confirma a consolidação da Black November e evidencia um consumidor mais estratégico na hora de comprar. De acordo com levantamento do Cuponomia, 68% dos entrevistados pretendem distribuir as compras ao longo de novembro, comportamento que acompanha a maturidade do varejo digital e favorece categorias que exigem comparação e planejamento, como viagens. O relatório completo está disponível no portal da empresa.

As passagens aéreas aparecem entre as principais intenções de compra, com 22% das respostas — número que reflete a tendência de antecipar férias, ajustar o orçamento de fim de ano ou aproveitar oportunidades para viajar em 2026. O interesse ocorre ao lado de outras categorias voltadas à experiência e ao bem-estar, como moda e acessórios (43%), decoração (21%) e esporte e fitness (20%).

Para Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia, o perfil do consumidor mudou. “O consumidor brasileiro está mais racional e o e-commerce também amadureceu”, analisa ele. Zeredo destaca que o varejo aprendeu a lidar com picos de acesso, falhas de servidores e esgotamento rápido de ofertas. “Essa reestruturação logística impulsionou a consolidação da chamada Black November”, completa.

O estudo mostra ainda que a tradicional corrida da madrugada perdeu força: apenas 16% pretendem comprar na virada de quinta para sexta, percentual que já foi de 26% em 2021. O comportamento abre espaço para decisões mais calmas e detalhadas, especialmente importantes para escolhas que envolvem comparação de rotas, datas, tarifas e regras de bagagem. “Não há mais aquela necessidade de madrugar para garantir preço. Isso vem de um planejamento maior das lojas, que passaram a sustentar as condições por mais tempo”, explica Zeredo.

A jornada digital segue dominante: 77% afirmam que vão comprar pelo celular e 69% pelo computador. O cartão de crédito permanece como principal método de pagamento (80%), enquanto débito/PIX soma 18%, reforçando o ambiente favorável tanto a compras planejadas quanto de menor tíquete.

A confiança no e-commerce também sustenta o avanço das compras de viagem. Em 2024, 80% dos consumidores receberam seus pedidos dentro do prazo, índice que reforça a segurança para fechar passagens e pacotes durante a Black Friday.

A combinação desses fatores revela uma Black Friday mais organizada e alinhada ao comportamento de quem viaja: planejamento antecipado, comparação criteriosa e busca por ofertas dentro do orçamento familiar. “Os varejistas aprenderam com os problemas dos anos anteriores e hoje trabalham para garantir uma experiência consistente, em que o consumidor encontre o produto desejado por um valor competitivo. Nesse processo, além do ajuste de logística e precificação, entram os cupons e o cashback como ferramentas que ajudam a sustentar essa estratégia e maximizar as vendas”, afirma Zeredo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS