Hotéis e pousadas da Baixada Santista esperam alcançar 81,80% de ocupação durante o feriado da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20). O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), com base em dados de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Bertioga. A pesquisa considerou o período de 20 a 23 de novembro e aponta que, até o momento, 71,57% dos leitos já estão reservados.
Arthur Veloso, presidente do Sinhores, destaca que o desempenho reforça o apelo da região. “Estamos animados para mais um feriado, visto que é um dos últimos do ano. Até agora, as reservas apontam uma ocupação acima de 70%, o que é um indicativo forte para o setor. Os dados reafirmam a preferência do turista pela Baixada Santista, uma região que cada vez mais tem refletido a sua riqueza cultural, alta gastronomia e excelência em hospitalidade.”
A movimentação coincide com a realização da 2ª edição do Petiscaria – Festival Santista de Petiscos, que segue até domingo (23). Promovido pelo Sinhores e organizado pelo jornalista Diego Brígido, o evento visa valorizar a cena gastronômica local e eleger o “melhor petisco de Santos em 2025”. No total, 25 estabelecimentos participam da disputa.
Durante o festival, o público pode degustar petiscos autorais, individuais ou para compartilhar, e avaliá-los por meio de QR Code disponível nas mesas. Um júri convidado também participa da votação, que leva em conta quatro critérios: originalidade, sabor, apresentação e custo-benefício. Além das notas aos pratos, as casas concorrem nas categorias ambiente e atendimento, ampliando a visibilidade da gastronomia santista às vésperas de um dos feriados mais movimentados do calendário regional.

