O Ministério do Turismo lançou o nono episódio do videocast “Diálogos da COP30”, que desta vez discutiu “Turismo de eventos e o protagonismo internacional do Brasil”. A edição reuniu Fabio Krieger, gerente de Competitividade do Sebrae Nacional; Jordana Saldanha, diretora-executiva na área da indústria; e Fábio Simonetti, da área de Marketing do Ministério do Turismo, para analisar como grandes conferências, feiras e encontros globais — incluindo a própria Cop30 — ampliam a presença brasileira no cenário internacional.
Ao longo da conversa, os especialistas destacaram o impacto direto do turismo de eventos na economia, especialmente na geração de negócios, na dinamização das cadeias produtivas e na qualificação dos destinos para receber visitantes internacionais. Eles também apontaram que a Cop30 tem reforçado a visibilidade do Brasil como anfitrião de encontros de alto nível, consolidando cidades como Belém no circuito mundial de eventos.
O episódio ainda enfatizou a importância da articulação entre poder público, iniciativa privada e instituições de apoio ao empreendedorismo para fortalecer a competitividade e ampliar a oferta de experiências qualificadas. Para os participantes, o turismo de eventos segue como um vetor estratégico para atrair visitantes, movimentar a economia e posicionar o país como destino global.
O episódio completo está disponível no canal do Ministério do Turismo no YouTube. Acesse para assistir.



