A Onfly vem redefinindo sua estratégia de marketing ao investir em ciência de dados para mensurar e otimizar o desempenho de canais on e offline. A iniciativa resultou em um crescimento de 83% na geração de leads no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa já operava um mix que incluía ações digitais e campanhas de massa, como TV aberta, influenciadores e mídia em aeroportos, mas ainda enfrentava dificuldades para medir o retorno de iniciativas de branding, que representavam 40% do orçamento anual.
A virada ocorreu com a parceria firmada com a Uncover, que aplicou o Marketing Mix Modeling (MMM) para quantificar o impacto de cada canal nos resultados do negócio. Vinicius Ribeiro, CMO da Onfly, afirma que métricas confiáveis eram essenciais para tomadas de decisão mais estratégicas. “Um dos guias da nossa estratégia foi o investimento em canais sem atribuição direta, que sempre foram difíceis de mensurar. Buscávamos métricas confiáveis que nos ajudassem a tomar decisões mais estratégicas. Hoje conseguimos provar que branding não é só custo de visibilidade, mas um investimento que acelera crescimento e expande nosso negócio para novos mercados”, destaca Vinicius.
Com uma metodologia própria, a Uncover incorporou índices de fluxo dos aeroportos aos pacotes de OOH para gerar variação de dados e permitir cálculos precisos de retorno. O estudo apontou que 70% da demanda era influenciada pelo reconhecimento de marca acumulado e identificou o OOH como um dos principais canais de aquisição, além de ser o mais relevante entre as ações de branding. O MMM também revelou oportunidades em canais subinvestidos, ampliando a eficiência do orçamento e destravando novos resultados.
“A parte de saturação dos canais foi essencial para decidirmos onde aumentar, reduzir ou cortar verba. Hoje sabemos quais canais trazem resultados sustentáveis e como equilibrar performance de curto prazo com construção de marca no longo prazo. É a diferença entre apostar e investir com estratégia”, reforça Ribeiro.
Daniel Guinezi, cofundador e co-CEO da Uncover, destaca que o desempenho da empresa se tornou referência. “A Onfly virou referência para nós pela velocidade de execução e pelo melhor ROI de OOH entre todos os modelos que já rodamos. Eles também conseguiram colocar todo o time de marketing para explorar a plataforma e extrair insights específicos de cada uma das áreas que fazem parte da estratégia. Tudo isso sem envolver mão de obra interna dos times de tecnologia”, afirma Daniel. Com apenas dois meses de adoção do MMM, a travel tech já havia superado metas de leads, agendamentos e novos clientes, alcançando, em um único mês, o equivalente ao desempenho de todo o primeiro trimestre de 2025.

