A Itália deve registrar um novo recorde de visitantes internacionais no inverno de 2025/26. Segundo estudo do instituto Demoskopika, divulgado pela ANSA, o país deve receber cerca de 14,4 milhões de turistas estrangeiros no período, número que representa alta de 21,1% em relação à temporada anterior. O levantamento estima ainda 52 milhões de pernoites de não residentes, crescimento de 28,8%.
Somando também os viajantes italianos, o total de turistas na estação fria deve alcançar 29,7 milhões, aumento de 8,2% frente ao último inverno. O volume de pernoites, por sua vez, pode chegar a 93 milhões, expansão de 14,3%. A temporada, que ocorre entre dezembro e março, terá como destaque os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, programados para fevereiro de 2026.
Veja também: Itália investe 200 milhões de euros para fortalecer o turismo de raízes
Os gastos diretos com turismo também devem subir. O estudo projeta incremento de 9,1%, totalizando 14,8 bilhões de euros — cerca de R$ 92 bilhões. Para Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, os números reforçam o apelo internacional do país. “As previsões para a temporada de inverno confirmam a extraordinária vitalidade e a inabalável atratividade do nosso país no cenário turístico internacional.”
Santanchè afirmou que a prioridade agora é garantir que o crescimento seja equilibrado entre os diferentes destinos. “Agora, nosso principal compromisso é garantir que esse crescimento seja consistente em todos os seus componentes, desenvolvendo novas iniciativas que priorizem a valorização e a promoção de nossos destinos menos conhecidos, um fator essencial para o equilíbrio e a sustentabilidade geral de toda a indústria turística nacional”, disse.

