A Embratur apresentou nesta quarta-feira (26), em Salvador (BA), as diretrizes do Plano Brasis, estratégia de marketing turístico internacional para o período 2025–2027. A ação, realizada em parceria com o Sebrae e o Governo da Bahia, reuniu representantes do trade para discutir o posicionamento do estado em mercados globais e o alinhamento com segmentos como afroturismo, cultura, natureza, sol e praia, gastronomia e aventura.
O encontro contou com a participação de Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia; Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia; e Vitor Lopes, diretor de Administração e Finanças do Sebrae da Bahia. A apresentação técnica foi conduzida por Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, e por Tânia Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas.
Para Freixo, a variedade de atrativos do estado é central na estratégia. “O Plano Brasis trabalha com a diversidade. E a Bahia tem toda essa diversidade. Tem sol e praia, mas tem muito mais. Tem cultura, tem natureza, tem gastronomia. (…) O turismo não é sobre quem viaja, é sobre quem recebe. É geração de emprego e renda”, afirma.
“O turismo internacional do Brasil bateu todos os recordes desse ano. Nós chegamos, esta semana, a 8 milhões de turistas internacionais. Vamos chegar a 9 milhões. (…) Só o turismo internacional gerou US$ 8 bilhões ao Brasil”, completa do presidente da Embratur.
Investimentos estaduais
Rodrigues ressaltou a importância de preparar o estado para ampliar sua posição no setor. “O turismo não acontece se nós não fizermos investimentos. Tem capacitação do público que trabalha com os turistas (…) mas efetivamente é preciso que tenha infraestrutura. Que tenha estradas, telefonia, água, energia, segurança pública”, pontua.
Para Bacelar, a participação da Embratur reforça o papel da Bahia no cenário nacional.
“Nós temos trabalhado a diversificação da oferta para proporcionar ainda mais experiências e novos produtos. (…) Hoje a Embratur está aqui apresentando o Plano Brasis, e isso demonstra a importância que o turismo da Bahia tem para o Brasil”, ressalta.
Lopes destacou o papel do Sebrae no apoio aos pequenos negócios. “Sabemos como a cadeia do turismo é grande e complexa. (…) Temos que capacitar o pequeno negócio para que ele possa prestar um bom serviço para o turista que vem de fora. Isso gera divisas, emprego e renda”, salienta.
Segmentos e potencialidades priorizados
O Plano Brasis para a Bahia inclui ações voltadas a segmentos já consolidados, como lazer, responsável por 52% das chegadas internacionais em 2024. A estratégia contempla ainda sol e praia, ecoturismo, aventura, cultura, gastronomia e turismo náutico. O afroturismo é tema central do posicionamento do estado.
Entre os atrativos destacados estão a Baía de Todos-os-Santos, o Centro Histórico de Salvador, a Chapada Diamantina, a Costa do Descobrimento e a oferta de cruzeiros, com terminais em Salvador e Ilhéus.
Desempenho do turismo internacional
A Bahia recebeu 166,5 mil turistas internacionais entre janeiro e outubro de 2025, alta de 56,53% frente ao mesmo período de 2024. Em outubro, foram 16,8 mil chegadas, avanço de 44,43%.
Os principais emissores no acumulado do ano foram:
Argentina – 74,9 mil chegadas (+64,5%)
França – 13,3 mil chegadas (+199,21%)
Portugal – 17,3 mil chegadas (+49,59%)
Itália – 10,1 mil chegadas (+48,75%)
Uruguai – 15,3 mil chegadas (+25,66%)
Os dados são da Embratur, da Polícia Federal e do Ministério do Turismo (MTur).



