O tradicional Baile de Carnaval do Copacabana Palace, A Belmond Hotel, já tem seu tema definido para 2026: “.Br”, uma celebração da brasilidade em toda a sua complexidade. A proposta é conduzir os convidados a uma imersão profunda pelo mosaico cultural do país, destacando a força, a criatividade e os contrastes que moldam o espírito brasileiro.
Pelo quarto ano consecutivo, o diretor criativo Gustavo Barchilon assume a concepção artística da noite. Sua missão, afirma, é transcender estereótipos e dar vida a uma narrativa que traduza, de forma sensorial e sofisticada, o que significa ser brasileiro. O conceito dialoga também com o novo prédio anexo do hotel, que passa por ampla renovação e promete reforçar a experiência contemporânea que marca o novo momento do Copa.
Salões temáticos destacam cultura, ritmos e reflexões sobre o Brasil
A ambientação da festa será assinada pelo cenógrafo Daniel Cruz, que transforma os salões do Copacabana Palace em diferentes retratos da identidade nacional. Cada espaço abordará elementos essenciais da cultura brasileira — arte, música, memória, natureza, espiritualidade e gastronomia — compondo um percurso sensorial que une tradição e modernidade.
Um dos ambientes trará uma crítica poética à crise ambiental, contrapondo a condição do Brasil como país de maior biodiversidade do mundo ao risco de extinção de espécies. Em uma sala espelhada, estampas de animais ameaçados convidarão os foliões à reflexão.
Outro cenário presta homenagem aos 130 anos do Teatro Amazonas, ícone histórico e arquitetônico do Norte do país. Inspirado na abertura da casa de ópera — com a obra “O Guarani” — o ambiente integrará elementos indígenas e referências à ancestralidade, conectando o público à força simbólica da terra e dos povos originários.
A pluralidade dos ritmos brasileiros terá um espaço dedicado à música como expressão maior da alma nacional. Já o Golden Room trará a fé brasileira representada por amuletos e símbolos espirituais, refletindo o sincretismo que caracteriza a religiosidade do país.
A varanda do Copa celebra os sabores do Brasil
A varanda, tradicional ponto de encontro do Baile, será dedicada à gastronomia brasileira e aos ingredientes que ajudam a contar a história do país. A banana aparece como símbolo da doçura tropical; a pimenta, como expressão da intensidade e da força do paladar nacional.

