A preparação para o Carnaval 2026 já movimenta o setor aéreo brasileiro, e a Azul Linhas Aéreas, maior companhia do país em número de cidades atendidas e rotas diretas domésticas, anunciou uma operação reforçada para atender ao aumento da demanda durante o período. Entre 12 e 22 de fevereiro, os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) contarão com uma malha especial, somando 290 voos extras e 39,8 mil assentos adicionais.
Congonhas concentrará a maior parte dos voos extras
O Aeroporto de Congonhas, tradicionalmente um dos terminais de maior circulação do país e porta de entrada relevante para a alta temporada, terá 190 voos extras ao longo da folia. Serão mais de 25,7 mil assentos adicionais e ligações para 10 destinos bastante procurados pelos viajantes no mês de fevereiro — especialmente no Nordeste.
Entre as rotas reforçadas estão Salvador (BA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Natal (RN), João Pessoa (PB), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), além de Navegantes (SC) e Confins (MG). A malha ampliada busca oferecer mais alternativas para quem pretende aproveitar o Carnaval viajando e valoriza a localização estratégica de Congonhas, no coração da capital paulista.
“Congonhas é um aeroporto naturalmente muito movimentado, por ser usado para viagens corporativas, mas também é uma importante porta de entrada e saída para diferentes destinos na alta temporada, sendo muito procurado na época do Carnaval. Fizemos um planejamento de malha para ampliar as opções de quem quer aproveitar a folia para viajar e oferecer mais comodidade aos nossos Clientes, aproveitando a localização central do aeroporto”, afirma Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
Viracopos terá 100 voos adicionais e reforçará seu papel como hub nacional
No Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da Azul, serão 100 voos extras e mais de 14 mil assentos adicionais durante o mesmo período. As operações especiais atenderão 13 destinos, entre eles Porto Seguro (BA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Maceió (AL), Navegantes (SC), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Recife (PE), Fortaleza (CE), Confins (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Com o reforço, a companhia amplia a conectividade oferecida pelo hub campineiro, facilitando o fluxo de viajantes que utilizam Viracopos como ponto de conexão para outras regiões do país.
“Viracopos é o nosso principal hub e com o reforço da malha no Carnaval, conseguiremos oferecer ainda mais opções de conectividade para os nossos Clientes”, completa Beatriz Barbi.
No total, considerando todos os aeroportos brasileiros, a Azul disponibilizará 556 voos extras para o Carnaval 2026, somando 76,9 mil assentos adicionais.







