BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Pernambuco amplia conectividade com nova frequência direta Recife–Buenos Aires

Voo semanal operado pela Latam reforça ligação com a Argentina, principal mercado emissor internacional do Estado

Pernambuco passa a contar com uma nova frequência aérea direta entre Recife e Buenos Aires, operada pela Latam Airlines. O voo inaugural aconteceu no sábado (20) e reforça a estratégia do Governo do Estado de ampliar a conectividade internacional, ampliando a oferta de assentos e criando novas oportunidades para o turismo e os negócios entre o Nordeste brasileiro e a Argentina.

A rota será operada com um voo semanal, com saída de Recife aos sábados, às 19h35, e retorno de Buenos Aires aos domingos, à 2h (horários locais). A duração aproximada do trajeto é de 5h20, com operação realizada por aeronaves Airbus A320, que comportam até 174 passageiros, fortalecendo a ligação direta entre Pernambuco e a capital argentina.

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, destacou os avanços do Estado na ampliação da malha aérea internacional ao longo de 2025. “Em 2025, Pernambuco avançou de forma consistente na ampliação da sua conectividade internacional, com o lançamento de seis novos voos internacionais ao longo do ano. Encerramos esse ciclo com chave de ouro com a nova rota direta entre Recife e Buenos Aires, operada pela Latam, que reforça a assertividade das ações do Governo do Estado e consolida Pernambuco como o principal hub internacional do Nordeste. Essa conquista é resultado de uma atuação estratégica e de parcerias sólidas com companhias aéreas que acreditam no potencial do nosso Estado.”

O reforço da conectividade acompanha o crescimento expressivo do fluxo turístico entre Pernambuco e a Argentina. Dados consolidados pela Empetur, por meio do Setor de Estudos e Pesquisas (SEP), apontam que o número de visitantes argentinos no Estado cresceu 268,30% nos dez primeiros meses de 2025, consolidando o país como o principal mercado emissor internacional para Pernambuco.

Eduardo Loyo, presidente da Empetur, ressaltou a importância estratégica da nova operação. “A nova frequência direta para Buenos Aires representa mais um avanço dentro de uma estratégia consistente de aproximação com o principal mercado emissor internacional de Pernambuco. O Estado já conta com voos diretos para a capital argentina, e a ampliação dessa oferta fortalece essa conexão, amplia a disponibilidade de assentos e contribui para transformar a alta demanda em resultados concretos para toda a cadeia do turismo pernambucano.”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também destacou o impacto da nova ligação aérea. “A operação desta nova rota reafirma o potencial que temos para incrementar ainda mais o nosso turismo internacional. Somente a Argentina mandou para o Brasil mais de 3 milhões de turistas entre janeiro e novembro deste ano, e agora temos mais um voo à disposição para ampliar esse fluxo, especialmente para o estado de Pernambuco e para o Nordeste. Com mais voos e ações de promoção conjunta, o turismo internacional em Pernambuco e na região tem tudo para continuar crescendo e gerando emprego e renda para os brasileiros que recebem esses visitantes.”

Principal mercado emissor de turistas

A relevância da Argentina para o turismo pernambucano se reflete nos dados mais recentes do setor. Segundo levantamento da Empetur, por meio do Setor de Estudos e Pesquisas (SEP), o país concentra 35,92% do total de turistas internacionais que visitam Pernambuco, liderando o ranking de mercados emissores, à frente de países europeus e de outros destinos sul-americanos. O fortalecimento das conexões diretas entre Recife e Buenos Aires responde a essa demanda crescente e amplia o intercâmbio turístico e econômico entre os dois destinos.

Eduardo Macedo, head de assuntos públicos da Latam Brasil, destacou a relevância da nova operação para a região. “A nova ligação direta entre Recife e Buenos Aires da Latam representa um avanço significativo para a conectividade do Nordeste com o Cone Sul. Esse voo tem um papel importante na dinamização do turismo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da economia de turismo no Nordeste, trazendo mais turistas de nossos países vizinhos.”

Já a administradora do Aeroporto do Recife ressaltou os investimentos em infraestrutura. A Aena Brasil afirma que “investe diariamente em seus aeroportos para oferecer aos passageiros e às empresas aéreas infraestruturas eficientes, modernas e confortáveis, proporcionando as melhores condições para a atração de voos e o aumento da conectividade. Ficamos muito satisfeitos em inaugurar essa nova ligação internacional no Aeroporto do Recife, que reforça as oportunidades de intercâmbio e contribui para o desenvolvimento da economia e do turismo na região Nordeste”, destaca Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS