A Azul Linhas Aéreas divulgou um levantamento com dados sobre hábitos, preferências e comportamento dos clientes que viajaram com a companhia entre janeiro e dezembro de 2025, em voos nacionais e internacionais. O estudo reúne informações sobre perfil dos passageiros, objetivos das viagens, escolha de assentos, datas de maior movimento e destinos mais procurados em compras de última hora.
De acordo com o mapeamento, 57% dos passageiros que voaram com a Azul em 2025 foram homens, enquanto 43% foram mulheres. Em relação ao motivo das viagens, 61% ocorreram a lazer e 39% tiveram caráter corporativo, indicando a proporção entre os mercados de turismo e negócios ao longo do ano.
O levantamento também detalhou as preferências de assentos. Nos voos domésticos, 45% dos clientes optaram por assentos na janela. As poltronas mais reservadas no Brasil foram 8A, 7A e 6A. Já nos voos internacionais, os assentos de corredor concentraram mais de 54% da preferência, com destaque para o 22D. No ranking geral internacional, os assentos mais escolhidos foram 22A, 23A e 20A.
Em relação às compras realizadas com menos de três dias de antecedência, os destinos mais procurados foram os três principais hubs da companhia. O aeroporto de Viracopos liderou a lista, seguido por Confins e Recife.
O estudo identificou ainda que as quartas-feiras foram os dias com maior procura por passagens ao longo de 2025. O dia com maior volume de embarques foi 22 de abril, uma quinta-feira, logo após o feriado da Semana Santa. As quintas-feiras também concentraram o maior número de voos perdidos pelos passageiros no período analisado.
Segundo Daniel Bicudo, vice-presidente Comercial e de Negócios da Azul, os dados contribuem para ajustes operacionais e estratégicos da companhia. “Esses dados de 2025 reforçam a importância de ouvir os nossos clientes e entender os seus hábitos de viagem. Cada informação nos ajuda a aprimorar os nossos processos, definir a nossa malha aérea e oferecer uma experiência cada vez mais personalizada”, conclui.

