BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Gramado encerra Especial Natal Brasil ao celebrar 40 anos do Natal Luz

Produção do MTur e da EBC Internacional destaca o papel do Natal Luz no turismo e no desenvolvimento local de Gramado

Gramado (RS) encerra a série Especial Natal Brasil como o destino que simboliza uma das mais tradicionais celebrações natalinas do país. Em 2025, o Natal Luz completa 40 anos, com orçamento de R$ 37 milhões e expectativa de receber cerca de 2,8 milhões de visitantes ao longo da programação.

Segundo os dados apresentados no especial, o evento deve movimentar mais de meio bilhão de reais na economia local. O turismo responde por quase 90% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, evidenciando a relevância do Natal Luz para a atividade econômica da cidade durante o período.

Ao longo de quatro décadas, a programação do Natal em Gramado evoluiu de uma iniciativa comunitária para um calendário estruturado, com mais de 350 atrações distribuídas ao longo de 88 dias. O título de “Maior Natal do Mundo”, reconhecido pelo Guinness Book, é atribuído ao conjunto de eventos, espetáculos e intervenções urbanas que transformam a cidade durante a temporada.

O Especial Natal Brasil também apresenta aspectos da gastronomia local associados ao período, como chocolates artesanais, fondues e cafés coloniais, que integram a oferta turística e reforçam a identidade do destino durante as festas de fim de ano.

A edição dedicada a Gramado encerra a série produzida pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a EBC Internacional, que percorreu cinco cidades brasileiras — Belém (PA), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Petrópolis (RJ) e Gramado (RS) — representando todas as regiões do país. O projeto mostra como o Natal é celebrado de diferentes formas no Brasil, destacando costumes, histórias e impactos do turismo nas economias locais.

O episódio final do Especial Natal Brasil será exibido no dia 24, às 13h e às 21h, e no dia 25, às 4h, 13h e 21h, nos canais da TV Brasil Internacional e do MTur no YouTube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS