BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MDS e MTur ampliam parceria para gerar emprego no turismo

Iniciativa conecta beneficiários do Cadastro Único a vagas, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo no setor

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério do Turismo avançam na articulação de uma parceria estratégica voltada à geração de emprego, renda e estímulo ao empreendedorismo no turismo. A iniciativa foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira (8) entre Wellington Dias e Gustavo Feliciano, com foco na ampliação das oportunidades para beneficiários do Cadastro Único.

O encontro reforçou a intenção de integrar políticas públicas já existentes, conectando a crescente demanda por mão de obra do setor turístico a pessoas que buscam inserção no mercado de trabalho ou qualificação profissional. O turismo foi apontado como um dos segmentos econômicos com maior potencial de absorção de trabalhadores, especialmente em áreas como hotelaria, gastronomia, serviços e atividades de apoio ao visitante.

Durante a reunião, Wellington Dias destacou que a parceria entre as duas pastas já está em curso, mas deve ganhar uma nova dimensão a partir de 2026, com maior ênfase no empreendedorismo. Segundo o ministro, o objetivo é apoiar beneficiários de programas sociais que desejam atuar tanto como empregados quanto como pequenos empreendedores no entorno de destinos turísticos.

A proposta inclui ações voltadas à qualificação profissional, alinhadas às necessidades reais do mercado, permitindo que pessoas inscritas no Cadastro Único e no programa Bolsa Família tenham acesso a capacitação direcionada às vagas disponíveis. A ideia é reduzir o descompasso entre oferta e demanda de mão de obra, ao mesmo tempo em que se amplia a inclusão produtiva.

Outro eixo da iniciativa é o estímulo ao empreendedorismo local. O ministro do Desenvolvimento Social ressaltou que o plano prevê o financiamento de pequenos negócios por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo, com foco em atividades que orbitam hotéis, atrativos turísticos e polos gastronômicos. A expectativa é fomentar negócios de base local, capazes de gerar renda e fortalecer as economias regionais.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a capilaridade do setor é um dos principais diferenciais da parceria. O turismo está presente em todas as regiões do país e envolve uma cadeia produtiva ampla, o que amplia o impacto das políticas de geração de emprego e renda. Segundo ele, a integração entre os ministérios tende a produzir resultados consistentes, especialmente em destinos que combinam vocação turística e desafios socioeconômicos.

Também participaram da reunião Luiz Carlos Everton e Ranniêr Costa Ciríaco, reforçando o alinhamento técnico da iniciativa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS