A Tap Air Portugal reforça sua estratégia de valorização da cultura e dos produtos nacionais ao estrear uma nova carta de vinhos portugueses a bordo de seus aviões, ampliando também a experiência dos passageiros interessados em enoturismo. Após meses de provas e análises, em um processo que envolveu a avaliação de enólogos e o feedback dos Clientes, a companhia selecionou 55 referências entre quase 1.300 propostas apresentadas ao longo de três fases.
A nova carta será apresentada gradualmente ao longo de 2026 e contará com 43 rótulos na classe Executiva e 12 na classe Econômica. Na Executiva, a experiência inclui welcome drink com Vinho do Porto branco, além de 12 vinhos tintos, 12 brancos, seis espumantes, seis Vinhos do Porto e seis Moscatéis de Setúbal. As escolhas representam nove regiões vitivinícolas portuguesas e refletem a diversidade da produção nacional. As novidades serão organizadas em oito categorias e renovadas a cada bimestre.
Com mais de 16 milhões de passageiros transportados por ano e mais de mil voos semanais, a Tap serve anualmente cerca de meio milhão de garrafas de vinho a bordo, reforçando a aposta na portugalidade por meio da seleção de produtores e da diversidade regional.
A iniciativa vai além do serviço de bordo. O sistema de entretenimento da companhia passa a oferecer uma funcionalidade inédita: um mapa interativo dedicado ao vinho português, tornando a Tap a primeira companhia aérea a integrar esse tipo de conteúdo. A ferramenta permite que os Clientes explorem regiões, produtores e experiências de enoturismo em Portugal. As opções estão assinaladas no mapa e podem ser acessadas por meio de QR Code, direcionando diretamente aos sites das experiências, sem custo de internet a bordo, inclusive para Clientes do programa Portugal Stopover.
O Portugal Stopover possibilita explorar dois destinos pelo preço de um, com parada gratuita em Lisboa ou no Porto por até dez dias, na ida ou na volta da viagem, além de descontos com mais de 150 parceiros em todo o país, incluindo experiências de enoturismo.
A nova carta de vinhos também complementa o programa Local Stars, que valoriza produtos nacionais associados a regiões específicas e ao trabalho de chefs portugueses. Na classe Executiva, a gastronomia a bordo da Tap conta com criações assinadas pelos chefs Ana Moura (Alentejo), Marco Almeida (Coimbra), Lídia Brás (Trás-os-Montes), Ricardo Luz (Algarve), Rita Magro (Porto) e António Galapito (Negrais).





