O Prêmio Embratur Visit Brasil segue com inscrições abertas até 25 de janeiro de 2026 e tem, entre suas categorias, a de Solução Tecnológica para turismo internacional. A proposta é reconhecer iniciativas que utilizam recursos tecnológicos para aprimorar a experiência de visitantes estrangeiros no Brasil, em diferentes etapas da jornada do viajante.
Realizado pela Embratur, em parceria com a revista Exame, o prêmio foi criado para valorizar empresas, destinos, organizações e lideranças que atuam na promoção internacional do turismo brasileiro.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca a relevância da categoria voltada à tecnologia. “A inclusão dessa categoria demonstra o olhar da Embratur para a transformação digital e a inovação como pilares estratégicos de promoção turística”, declara.
“Em um mundo cada vez mais conectado, soluções tecnológicas se tornaram essenciais não apenas para facilitar a jornada do viajante, mas também para posicionar o Brasil de maneira competitiva nos mercados prioritários, com ofertas que refletem modernidade, acessibilidade e excelência em experiência internacional”, complementa Freixo.
Na categoria Solução Tecnológica para turismo internacional, serão consideradas plataformas, ferramentas digitais e outros recursos que contribuam para processos de informação, planejamento, serviços multilíngues, conectividade com destinos ou integração com o ecossistema turístico internacional.
A Embratur também destaca suas próprias iniciativas voltadas à inovação. A Agência atua com ferramentas baseadas em inteligência de mercado, dados e tecnologia, além de projetos desenvolvidos pelo EmbraturLAB, centro de inovação responsável por ações de experimentação, desenvolvimento e testes de soluções ligadas ao turismo. Segundo a Embratur, o laboratório já realizou 11 programas de inovação aberta, investiu em mais de 40 soluções tecnológicas e apoiou a digitalização de micro e pequenos empreendedores por meio de parcerias com empresas de tecnologia.
Podem se inscrever empresas, startups, instituições públicas ou privadas, organizações do setor de turismo, associações, universidades e entidades de pesquisa que tenham desenvolvido e implementado soluções tecnológicas aplicadas à promoção internacional do turismo brasileiro. As inscrições devem ser feitas diretamente no portal do prêmio até 25 de janeiro de 2026.

