BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Embratur recebe apresentação do Web Summit Rio 2026

A Embratur recebeu o Web Summit para um encontro institucional que contou com a presença de entes do governo federal e de parceiros como ApexBrasil e Sebrae. A iniciativa teve como foco a apresentação da edição 2026 do evento e o alinhamento com apoiadores e instituições parceiras.

O Web Summit Rio 2026 está marcado para ocorrer entre os dias 8 e 11 de junho, no Riocentro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Em sua quarta edição no Brasil, a organização estima a participação de mais de 30 mil pessoas.

A parceria entre a Embratur e o Web Summit teve início em 2023, por meio do EmbraturLab, com ações voltadas à inovação no turismo e à participação de startups brasileiras nas edições do evento realizadas em Lisboa e no Rio de Janeiro.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirmou que a articulação entre inovação, tecnologia e turismo é estratégica para a atuação da Agência. “A relação da tecnologia e da inovação com o turismo é muito decisiva para nós. Por meio desta parceria, temos iniciativas que têm dado muito certo, inclusive criando turismo onde não existia antes, por meio da tecnologia, como o uso de QR Codes para contar a história do samba em bairros da zona norte do Rio de Janeiro. Com a inovação, conseguimos resgatar histórias incríveis para que o mundo venha para a periferia, gerando emprego e renda”, disse.

Artur Pereira, vice-presidente e gerente regional do Web Summit para Brasil e Portugal, destacou o papel da parceria no apoio a startups ligadas ao setor. “Hoje em dia, a tecnologia não pode ser dissociada de qualquer setor de atividade e é geradora de grandes oportunidades também no turismo. O EmbraturLab e a presença no evento representam um caminho muito positivo para que as startups que trabalham com o setor possam potenciar esse crescimento. Não podemos esquecer que, sempre que ajudamos uma startup a crescer, independentemente da atividade onde ela atua, criamos emprego, valor econômico e uma sociedade mais equilibrada”, afirma.

Segundo Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, está em construção uma agenda integrada para ampliar o aproveitamento de eventos ligados à inovação. “O objetivo é aglutinar esforços com parceiros, como Apex e Sebrae, para criar uma agenda governamental conjunta de desenvolvimento tecnológico que gere emprego e renda. A ideia é construir, de forma gradual, uma agenda mais coletiva, aproveitando o potencial do Web Summit para o fortalecimento da inovação e do turismo no Brasil”, explica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS