BRL - Moeda brasileira
EUR
6,28
USD
5,37
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Confira 10 tendências que devem moldar as viagens em 2026

Estudo do Kayak reúne dados de buscas, pesquisa com 14 mil viajantes e tendências do TikTok para mapear comportamentos de viagens em 2026

O Kayak lançou a edição 2026 do relatório “WOW! Turismo do Futuro”, que reúne dez tendências de viagem identificadas a partir de dados da plataforma, pesquisas com viajantes da geração Z e Millennials e análises da comunidade do TikTok. O estudo considera respostas de 14 mil viajantes, incluindo 1,5 mil brasileiros, além de bilhões de buscas realizadas no site.

A nova edição amplia o escopo do relatório lançado em 2025 e analisa comportamentos de viagem, preferências de destinos e formas de planejamento que devem ganhar força ao longo de 2026. Segundo o Kayak, o levantamento combina dados próprios, pesquisas sociais e culturais e entrevistas com executivos da empresa.

Um dos pontos centrais do relatório é o uso da inteligência artificial no planejamento de viagens. De acordo com o estudo, 47% dos entrevistados afirmam confiar mais em recomendações geradas por IA do que em sugestões de amigos ou redes sociais, por reunirem informações de diferentes fontes.

“Em 2026, a IA se tornará um motor ainda mais poderoso e invisível por trás das viagens, antecipando as necessidades dos viajantes antes mesmo que eles as expressem e eliminando atritos em cada etapa. O futuro das viagens não é apenas mais inteligente; é mais humano e personalizado, com a tecnologia aprimorando a experiência ao longo de todo o processo”, afirmou Matthias Keller, diretor de Produtos do Kayak.

O relatório também aponta um movimento de afastamento de destinos amplamente divulgados nas redes sociais. Segundo o levantamento, 87% da geração Z e 83% dos Millennials preferem locais que não aparecem com frequência em seus feeds. No TikTok, publicações com a hashtag #hiddengems cresceram mais de 50% no último ano.

Outro fator destacado é a importância da flexibilidade de pagamento. Entre os entrevistados, 33% da geração Z e 35% dos Millennials afirmam que crédito e parcelamento vão influenciar diretamente a quantidade de viagens realizadas em 2026.

Experiências ligadas à natureza também aparecem como prioridade. O estudo mostra que 37% dos viajantes consideram experiências consideradas “de tirar o fôlego” como prioridade, enquanto 75% afirmam que fenômenos naturais vão orientar seus planos de viagem.

O TikTok contribuiu com análises sobre comportamento e descoberta de destinos. “O TikTok está remodelando a forma como as pessoas exploram o mundo e abriga uma cultura vibrante de busca e descoberta quando se trata de planejar viagens”, disse David Hoctor, diretor vertical de Viagens da Global Business Solutions do TikTok. “O Kayak identificou uma série de comportamentos de viagem emergentes que estamos vendo se concretizar em tempo real na plataforma”, acrescenta.

Entre as tendências mapeadas estão ainda o crescimento das viagens para cidades menores, apontadas por 84% dos entrevistados como alternativas aos grandes centros, e a busca por viagens mais curtas. Quase 64% afirmam que pretendem realizar várias viagens de curta duração em 2026, enquanto as buscas por voos de um a quatro dias cresceram 6% em um ano.

O relatório também identifica o peso dos grandes eventos no turismo. Segundo o estudo, 97% dos viajantes da geração Z e Millennials planejam viajar para ao menos um grande evento em 2026, como competições esportivas, shows ou festivais.

No recorte de custo-benefício, o Kayak listou destinos com valores médios mais baixos. Fora do Brasil, aparecem Ushuaia, na Argentina, Cusco, no Peru, Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Porto, em Portugal, e Veneza, na Itália. No mercado doméstico, o levantamento destaca Vitória (ES), Navegantes (SC), Santarém (PA), Porto Seguro (BA) e Vitória da Conquista (BA).

As análises do relatório combinam pesquisas realizadas entre 2024 e 2025, dados de buscas por voos e hotéis no Kayak.com.br e estudos externos conduzidos por empresas como WALR, PureSpectrum e TikTok, seguindo diretrizes internacionais de pesquisa de mercado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS