Quem desembarcar em Belo Horizonte a partir desta semana (19-23/01) passa a ser recebido com um dos maiores símbolos da cultura e da gastronomia de Minas Gerais. O BH Airport inaugurou um estande temporário dedicado ao Queijo Minas Artesanal, iniciativa do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), em parceria com o terminal mineiro e patrocínio da Gerdau. A ação busca valorizar os sabores tradicionais e reforçar a identidade mineira logo no principal portão de entrada do estado.
No Dia Mundial do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o espaço contará com a presença de produtores de queijos artesanais mineiros. A programação especial começa às 10h e inclui a participação do Qjim, mascote em formato de queijo, voltado à interação com o público infantil e à promoção do produto junto aos passageiros que circulam pelo aeroporto.
Para Rodrigo Côrtes, diretor de Operações do BH Airport, a iniciativa reforça o compromisso do terminal com a cultura local. “Minas Gerais é reconhecida mundialmente pela tradição em produzir queijos de qualidade e sabor único. Receber os passageiros apresentando um dos símbolos mais representativos do nosso patrimônio imaterial, que realça o potencial gastronômico do nosso estado, é uma maneira de traduzir e expressar a mineiridade, que tanto nos orgulha. A parceria com o Centro de Referência do Queijo Artesanal reforça nosso compromisso em valorizar as tradições e a cultura de Minas, conectando sabor, identidade e hospitalidade mineira”, ressalta o executivo.
Reconhecidos em 2024 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, os Modos de fazer o Queijo Minas Artesanal ganham ainda mais visibilidade com a ação no aeroporto. “Ao levar o queijo mineiro para um dos maiores portões de entrada do estado, reforçamos o vínculo entre gastronomia, cultura e turismo, valorizando os produtores e fortalecendo a imagem de Minas como destino de experiências autênticas. Agora, quem chega à capital já é recebido com queijo, cultura e identidade. Em Minas, a hospitalidade começa pelo paladar”, destacou Sarah Rocha, diretora executiva do CRQA e da escola de gastronomia INHAC.
A parceria entre CRQA, BH Airport e Gerdau amplia o alcance da iniciativa ao integrar o estande ao cotidiano do terminal, impactando milhares de passageiros. “O Queijo Minas Artesanal é um patrimônio cultural que carrega história, saberes e o trabalho de milhares de mineiros e mineiras. Como uma empresa brasileira e mineira de coração, a Gerdau acredita que apoiar a ação reforça o compromisso da companhia com a valorização de Minas Gerais e a preservação das suas tradições”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau.
Além da ação no aeroporto, o público pode conhecer a Exposição Permanente do Centro de Referência do Queijo Artesanal, aberta às quintas e sextas, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h. Grupos escolares, corporativos e da comunidade podem agendar visitas guiadas gratuitas por e-mail. O espaço oferece roteiros adaptados a diferentes faixas etárias, degustação comentada de queijos e certificação aos visitantes.
Localizado no Espaço 356, no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte, o CRQA integra um centro cultural inédito no país, ao lado do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC). A iniciativa atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia, com patrocínio de diversas empresas e realização do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis de incentivo à cultura.





