A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, na última semana, a Rota do Futebol SP, publicação voltada ao mercado espanhol que reúne mais de 12 experiências turísticas relacionadas ao esporte no Estado. A apresentação do material ocorreu durante a Fitur Madrid, uma das maiores feiras de turismo do mundo, no estande da Setur-SP.
Voltada ao público internacional, a publicação foi desenvolvida em espanhol e tem como foco atrativos que celebram a história, a cultura e a paixão pelo futebol em diferentes regiões paulistas. A iniciativa busca fortalecer o turismo esportivo e ampliar a presença do Estado de São Paulo no mercado europeu, especialmente em um país que tem forte ligação com o futebol.
“Estamos trabalhando estrategicamente a publicação para o mercado espanhol, em seu idioma, que tem interesse por esses temas. A Espanha é referência em futebol e os espanhóis vibram como nós brasileiros quando o assunto é o esporte. Por isso, é fundamental apresentar os atrativos paulistas ligados ao futebol”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.
Entre os destaques da Rota do Futebol SP estão as visitas guiadas à Vila Belmiro, em Santos, estádio que preserva a história do clube que mais marcou gols no futebol brasileiro e revelou nomes como Pelé, Neymar Jr. e Ganso. Na mesma cidade, o Museu Pelé complementa a experiência ao apresentar a trajetória do maior ídolo do futebol nacional, com espaços temáticos que retratam momentos marcantes de sua vida.
Na capital paulista, o roteiro inclui o “Tour Casa do Povo”, na Neoquímica Arena, que apresenta a história do Corinthians, além das visitas ao Morumbis, do São Paulo, com acesso a áreas exclusivas do estádio. O Allianz Parque, do Palmeiras, também integra a rota, oferecendo atividades interativas e visita à sala de troféus do “Verdão”. No interior do Estado, estádios como o do Bragantino ampliam a oferta de experiências, destacando a tradição esportiva e cultural das cidades.
Participação na Fitur Madrid
Durante a Fitur Madrid, a Setur-SP contou com um estande de 40 m², distribuído em dois andares, que reuniu nove empresários da missão empresarial da InvestSP e dois coexpositores. Agências de receptivo, meios de hospedagem e empresas de transporte do Estado de São Paulo apresentaram seus produtos ao mercado espanhol, promovendo conexões comerciais e geração de negócios. No dia 22, a Secretaria também lançou o “Afroturismo São Paulo” para o público espanhol.







