A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) realizou, em 4 de maio, um encontro departamental para exaltar ações e estratégias para a hotelaria paulistana. Entre os principais temas, foram discutidos canais de distribuição, participação de mercado e impactos da receita adicional no resultado operacional bruto (GOP ou Gross Operating Profit).

Segundo Gustavo Jarussi, diretor do Grupo Pestana para a América Latina e da ABIH-SP, recebeu o encontro no Hotel Pestana São Paulo. Entre os profissionais recebidos, estavam representados, principalmente, os setores de Vendas e Marketing (Revenue Management (RM) do segmento no estado.

Após apresentação de um estudo de caso, os profissionais responsáveis pelo uso estratégico dos indicadores de desempenho, dados de mercado local e outras análises, apontaram meios para otimizar os preços e a distribuição. O objetivo é, de forma geral em São Paulo, maximizar receita e lucros.

“O fato dos sul-americanos gostarem de manter contato pessoal, valorizarem a reunião presencial familiar e considerarem importante a participação em eventos corporativos presenciais, atua provavelmente como fator favorável à hotelaria e contribui com a recuperação gradual dos resultados”, diz Jarusi.

ABIH-SP: ajuda paralela

Outro aspecto positivo destacado é a captação de eventos em São Paulo, principalmente na capital. Além disso, o executivo do grupo português cita também as mídias sociais como forma de atração de turistas — e, por consequência, hóspedes — interessados por cultura e gastronomia.


Leia também: Pullman São Paulo Ibirapuera reforça gerência com três contratações