Nesta quinta-feira (25) foi divulgado o Boletim Braztoa de 2022, trazendo dados que mostram as mudanças no cenário econômico, variação de preços, feriados, perspectivas de vendas para o segundo semestre e destinos protagonistas na preferência dos brasileiros. A apresentação, que aconteceu online, contou com a presença de Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa; Ronnie Corrêa, diretor da Abreutur no Brasil; Tricia Neves, cofundadora e sócia da Mapie e Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados.
Um dos avanços observados foram os embarques. 65,6% das operadoras ultrapassaram o número de pessoas embarcadas no mesmo período de 2021. Ao comparar com a média histórica, 37,5% das operadoras foram além dos 100% dos embarques feitos antes da pandemia, já 21,8% embarcaram entre 50% e 100%, mesmo índice dos que continuam trabalhando para alcançar 50% dos patamares de 2019.
Em relação aos embarques internacionais, 31,3% aconteceram no segundo trimestre, 30% ficaram para período entre julho e setembro, 19,4% para o quarto trimestre, e 18,7% se realizarão em 2023, o que mostra que as vendas para viagem quase imediata continuam com força, mas que a antecedência começa a recuperar seu espaço, principalmente pela busca de melhores preços, possibilidade de parcelamento e confiança na credibilidade e entrega das operadoras.
Já, em relação ao volume de vendas, 81,2% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% dos valores faturados no mesmo período de 2021, sendo que metade dessas empresas já chegou aos 200% de crescimento. Já 9,4 % chegaram à margem entre 50% e 100% de 2022 e outros 9,4% ainda trabalha para chegar aos 50%.
Além disso, o segundo trimestre representa um dos menores índices de remarcações, desde o início da pandemia, com as novas vendas representando 80,8% dos embarques nacionais e 73% do internacional.
Ranking dos destinos
Em parceria com a Sprint Dados, o índice de aproximação em viagens nacionais (56%) para viagens internacionais (44%) é histórica.
No ranking dos destinos nacionais, Maceió, Natal e São Paulo ocupam a primeira colocação, seguidos de Fortaleza, Salvador e Gramado em segundo lugar, e Lençóis Maranhenses, chegando á terceira colocação.
No internacional, tem Portugal em primeiro lugar, seguido de Orlando e Argentina dividindo a segunda colocação, e Cancun e Chile figurando em terceiro no ranking.
Feriados
O Réveillon foi o feriado mais comercializado no período, seguido da semana do saco cheio (12 a 15 de outubro), dos feriados de novembro, e Natal e 7 de setembro fechando o ranking.
As operadoras Braztoa estão confiantes na ampla recuperação do faturamento nos próximos meses. 86% dessas empresas têm boas ou ótimas perspectivas de movimentação e concretização de vendas no segundo semestre de 2022. As projeções são de 78,5% de crescimento em relação a 2021 e 45,3% em relação a 2019.
Leia também: Braztoa: internacional cresce, mas preços freiam alta no 1T22
Agenda