Pela primeira vez, o Galo da Madrugada reverenciou pretos e pardos com a campanha da Prefeitura contra Preconceito Racial no Carnaval que tem espaço especial para acolher as pessoas vítimas de racismo, oferecendo as primeiras orientações e apresentando toda a rede de atendimento aos atingidos pelo crime. O Carnaval de Recife deste ano promete injetar mais de R$2,5 bilhões na economia e a movimentação do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, ultrapassou o próprio recorde de 2020 e chegou a 2,5 milhões de pessoas.
João Campos, prefeito de Recife, esteve presente na abertura do Carnaval no Marco Zero, nesta sexta-feira (17), e falou sobre a vontade acumulada de dois anos e a grande expectativa de voltar ao Carnaval.
“Esperamos milhões de pessoas no nosso Carnaval espalhado com representação da cultura local. Trazemos inovações também como a Casa do Pequeno Folião para garantir que os filhos dos profissionais que trabalham com a gente durante o período estejam em segurança. Nós temos mais 2600 atrações e mais de 6500 trabalhadores, mais de dois mil profissionais da saúde com reforços nas policlínicas e hospitais. Estrutura completa para fazer uma festa social com o primeiro galo preto da história”, afirmou Campos.
A valorização e o respeito às nossas raízes negras vão muito além do Galo Ancestral no Carnaval 2023. Neste que é o maior e mais democrático Carnaval de rua do país, a Prefeitura do Recife está com a campanha Xô Preconceito, para combater todo tipo de discriminação, em especial o racismo. O tapume da base do Galo está sinalizado com este conceito e traz ainda um QR Code para denúncias, que direciona para a plataforma online Recife Sem Racismo.
O assunto também estará estampado em vinhetas veiculadas nos telões do Marco Zero ao longo de todo o Carnaval, incluindo 60 walkmídias circulando entre os foliões no Galo da Madrugada, com o Xô Preconceito e o QR Code para denúncias. Para o lançamento das ações, o asfalto da Ponte Duarte Coelho, em frente ao Galo Ancestral, está pintado com a mensagem “Recife Sem Racismo”.
Durante a passagem do Galo da Madrugada, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, também terá uma iniciativa inédita na Praça do Carmo, onde haverá um espaço para divulgar a Campanha Xô Preconceito. Uma equipe composta por uma advogada, uma psicóloga e um assistente social, ficará a postos para receber denúncias de racismo durante desfile. O objetivo é acolher as vítimas, oferecendo as primeiras orientações e apresentando toda rede de atendimento aos atingidos pelo crime.
O “Recife sem Racismo” é uma importante plataforma eletrônica para fortalecer a política de promoção da igualdade racial. As pessoas vítimas ou testemunhas de violações com conotações e/ou motivações racistas podem fazer denúncias. Todas as delações serão encaminhadas aos órgãos competentes para eventuais investigações criminais, tais como Polícias Militar e Civil, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública, dentre outros, de acordo com a ocorrência.
Leia também: Programação do Carnaval 2023 de Recife é divulgada nesta sexta (27)
Agenda