A Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e suas companhias associadas iniciarão a temporada de cruzeiros de cabotagem 2022/2023 no Brasil com protocolos definidos e anunciados pela Anvisa na quinta-feira (29). A revisão das regras de saúde e segurança, realizada pela Anvisa, possibilita que as experiências únicas de conexão entre pessoas, destinos e culturas vivenciadas nos cruzeiros continuem a ser oferecidas, sempre com responsabilidade e segurança.
Com total senso de responsabilidade e no interesse de priorizar ao máximo a segurança dos passageiros, tripulantes e comunidades que os navios visitam, as companhias marítimas continuarão a exigir seguro para todos os cruzeiros e teste negativo (RT-PCR/Lamp ou Antígeno) 24 horas antes do embarque em itinerários de seis noites ou mais, durante operações regulares no Brasil e entre Brasil, Argentina e Uruguai.
Para viagens de cinco dias ou menos, as pessoas poderão optar por apresentar os testes mencionados ou comprovante de vacinação (com vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS). Outra atualização refere-se ao uso de máscaras de proteção facial, que não é mais obrigatório, mas é recomendado.
As medidas de higiene e limpeza das companhias de cruzeiros, que seguem altos níveis de qualidade e exigências, permanecem sendo praticadas, bem como a disponibilização de equipe de assistência de saúde habilitada e treinada, com estrutura completa. É importante ressaltar que esses serviços já existiam e foram ampliados para proporcionar ainda mais tranquilidade aos cruzeiristas.
“Os cruzeiros são a melhor maneira de conhecer o mundo, pois oferecem em uma única viagem hospedagem, transporte, entretenimento, alimentação e uma vista diferente a cada dia. Iniciaremos nosso período de navegação com responsabilidade, sempre colocando as pessoas, os tripulantes, o meio ambiente e o compliance em primeiro lugar, e entregando as viagens memoráveis que os cruzeiristas já conhecem”, disse Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
O setor de cruzeiros desempenha um papel muito importante na economia do Brasil. A Temporada 2022/2023, que começa no fim de outubro e será a maior da década, tem a expectativa de criar 48 mil empregos no país, além de gerar um impacto econômico de R$ 3,8 bilhões.
Leia também: A cada R$ 1 investido pela indústria de cruzeiros, R$ 3,23 retornam para a economia brasileira
Agenda