BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,54

Companhias aéreas internacionais apoiam nova certificação de serviços em solo

A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) fez uma apresentação do novo programa de certificação de empresas especializadas em serviços em solo para as empresas aéreas internacionais que atuam no país.

O presidente da Jurcaib, Robson Bertolossi, e Ditmar Schoendorf, gerente operacional da Lufthansa Cargo e diretor da Jurcaib, ouviram atentamente a explanação sobre o Cres, fizeram questionamentos e manifestaram apoio à iniciativa. A Jurcaib é a Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil, entidade criada em 1959, que conta atualmente com 32 associados. 

“A natural dificuldade que as empresas aéreas internacionais possuem ao contratar em outros países, onde encontram legislações e culturas próprias, nos remete a apoiar a iniciativa, que passa a ter uma assinatura de entidade brasileira e se torna mais um filtro de segurança e referência para a aviação”, disse Ditmar.

Na semana anterior foram dois outros encontros importantes. O primeiro deles de uma hora e meia com Monika Mejstrikova, executiva que assumiu recentemente o cargo de chefe de operações, da Iata.

Monika, que está baseada no Canadá, tomou conhecimento da autorregulamentação, programa brasileiro criado para promover a segurança jurídica e qualidade operacional, bem como fomentar o desenvolvimento harmônico das empresas do transporte aéreo, trazendo benefícios para toda a cadeia. Monika ficou com a tarefa de enviar à Abesata, nos próximos dias, propostas de cooperação com vistas a benefícios de todas as partes do processo. 

A segunda reunião importante foi novamente com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), participaram Giovano Palma e Marcos Roberto Eurich, ambos especialistas em regulação de aviação civil.

Aqui no Brasil, a certificação vem sendo debatida em diversos fóruns e o mercado tem dado sinais favoráveis ao projeto. Nos últimos meses o Cres foi apresentado para diversas equipes da Anac, para a CNT e para entidades relevantes como a Abag, que envolve a aviação geral em todo país, e a Abear, que reúne as companhias aéreas domésticas, a Iata e a Jurcaib. A Infraero, Zurich Airport e a CCR Aeroportos também estão neste rol.

“Já estamos trabalhando na avaliação dos primeiros candidatos à certificação e as empresas serão conhecidas em junho, quando acontecerá o lançamento oficial do programa”, disse o presidente da Abesata.  

Cres (Foto – divulgação)

Como vai funcionar a certificação 

O programa de certificação é composto por uma matriz com cinco dimensões: Regulatória, Financeira, Operacional, Pessoas e ESG (meio ambiente, social e governança corporativa). A certificação é realizada por uma empresa independente, a Praxian Research Center, com sede na Avenida Paulista, em São Paulo.

O objetivo é trazer benefícios para toda a cadeia aeronáutica. Hoje, as empresas de ground handling no Brasil respondem por 95% das operações em solo, desde limpeza de aeronaves, com foco na sua desinfecção, transporte e atendimento de passageiros, tripulantes, bagagens, check-in, manuseio de carga, canal de inspeção para embarque de passageiros, entre outras modalidades.

As empresas que desejarem ser certificadas precisarão apresentar uma série de documentos que comprovem condições regulares de operação e uma estrutura saudável, garantindo a segurança de quem contrata, companhia aérea ou aeroporto, além de poder servir de referência para a fiscalização por parte dos órgãos governamentais.

Os critérios de análise envolvem aspectos eliminatórios e outros classificatórios, totalizando uma soma máxima de 100 pontos.


Leia também: Abear se preocupa com reajuste de 6,7% no preço do QAV

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Lançamento do Sapori Ticino reúne operadores...

Consulado da Suíça promove noite de celebração com o trade e apresenta Brasil como país convidado do festival gastronômico de 2025

Brasil em alta na Suíça: turismo...

Fabien Clerc, diretor da Suíça para o Brasil, fala ao Brasilturis sobre o aumento de turistas brasileiros, estratégias sustentáveis e novos atrativos como o enoturismo

Após pedido dos EUA, veja destinos...

Recomendações de imunização variam entre países e exigem planejamento; febre amarela, sarampo e poliomielite lideram lista de exigências

Sea Life Florida: conheça o primeiro...

O Sea Life Florida, primeiro parque temático subaquático do mundo, foi inaugurado no Legoland Florida Resort e oferece experiências imersivas

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS