A Gol anunciou o seu resultado consolidado do quatro trimestre de 2022 (4T22). No trimestre, a companhia registrou seu maior EBITDA desde o início da pandemia, de R$ 1,2 bilhão com margem de 25%, enquanto o EBIT recorrente foi de R$ 706 milhões com margem de 15%.
Segundo a Gol, em relação ao 4T21 a receita operacional líquida aumentou 61,7%, atingindo recorde de R$ 4,7 bilhões, enquanto as receitas auxiliares, principalmente de Smiles e Gollog, triplicaram para R$ 340,7 milhões. E o yield médio por passageiro cresceu 24,8% para 48,2 centavos, maior patamar da história da companhia – os resultados demonstram .
Outro destaque, em comparação ao mesmo período de 2021, foi o número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK), que aumentou 25,1%, enquanto o total de Assento Quilômetro Ofertado (ASK), cresceu 29%. Só no 4T22, o número de passageiros transportado pela Gol foi de 7,8 milhões, representando um aumento de 18,6% com o 4T21.
Já o custo por Assento-Quilômetro recorrente aumentou em 2,0% para 35,35 centavos. O Cask combustível cresceu 40,9% para 16,25 centavos, devido ao aumento de 43,6% nos preços do QAV.
Celso Ferrer, diretor-presidente, comentou: “A demanda dos Clientes continua a crescer, principalmente dos viajantes a negócios e “bleisure”. No trimestre, também reativamos mais rotas de Congonhas e Santos Dumont para atender o segmento corporativo, importante fonte de continuidade do crescimento de receitas. Ao entrarmos em 2023, manteremos a consistência de nosso desempenho operacional e fortaleceremos nossa malha aérea com rotas que aumentem ainda mais nossos níveis de produtividade.”
Novas aeronaves
A Gol, também, otimizou sua frota com a substituição dos 737 NG por aeronavez MAX 737. No 4T a cia adicionou uma nova aeronave MAX-8, totalizando 38 aeronaves MAX, que representavam 26% da frota total no final de 2022. Em 2023, a companhia espera receber 15 novas aeronaves, elevando para 53 o total de Boeing 737-MAX 8.
Financiamento
Em dezembro, a Gol emitiu Secured Amortizing Notes no valor de aproximadamente US$ 200 milhões, visando estender certas obrigações diferidas de arrendamento em um ano adicional até 2026 e reduzir o desembolso com pagamentos de arrendamento ao longo de 2023, devido ao período de carência de 12 meses. Essas Notes têm garantia de recebíveis não onerados, um custo médio de capital para Gol de 4,3% a.a. e representam uma nova e inovadora iniciativa para o programa de liability management da Companhia.
Desenvolvimentos em ESG
No 4T22, a Gol recebeu a certificação IenVA Estágio 2 e registrou uma melhora no seu índice CDP, agora com rating B-, que oferece aos seus clientes a possibilidade de neutralização de carbono na compra de passagens aéreas. Em novembro, a companhia e a Globo firmaram nova parceria para também neutralizar emissões em viagens corporativas essenciais, uma medida inédita na indústria.
Em dezembro, a segunda rota 100% Carbono Neutro do Brasil, que conecta Congonhas a Bonito, também completou um ano de existência, neutralizando um total de 2.700 toneladas de CO2 em mais de 210 voos de ida e volta.
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