A Gol anunciou, nesta quinta-feira (28), o balanço dos resultados para o primeiro trimestre de 2022. A companhia aérea, que alcançou R$ 3,2 bilhões em receita líquida, registrou superação das vendas frente mesmo período em 2019. A surpresa, especificamente em março, foi do volume de vendas 60% maior, principalmente com o retorno do viajante corporativo.
Com utilização de aeronaves em média de 11 horas, sendo 13,4% maior que durante primeiro trimestre de 2021, a companhia registrou taxa média de ocupação de 81% neste retrospecto. A dívida de curto prazo da companhia foi R$ 721 milhões.
Em suma, a aérea crê que os dados apresentados reforçam o movimento de consolidação dos números na aviação nacional, bem como a restituição da relação entre oferta e demanda pré-pandêmica.
Momento positivo
Segundo Celso Ferrer, diretor e vice-presidente de Operações da Gol, a nova malha aérea estabelecida foi estudada e servirá para posicionar a aérea durante o momento de crescimento da demanda, especialmente no segmento corporativo.
“Nossa frota com um único tipo de aeronave é um enorme diferencial competitivo, pois nos assegura grande flexibilidade para rápidos ajustes à nossa malha”, complementa.
A Gol não possui amortizações consideradas significativas de dívidas para os próximos 12 meses. Além disso, conta ainda com linhas de financiamento de longo prazo para compra de Boeings 737 Max, aeronave que lidera a renovação da frota da Gol.
Gol e American Airlines
Em 13 de abril, a Gol também fechou seu acordo de codeshare exclusivo com a American Airlines, com aporte de US$ 200 milhões, ou R$ 948,3 milhões, da aérea norte-americana para 22,2 milhões de novas ações preferenciais recém-emitidas pela Gol.
“A nova parceria vai aprimorar a experiência de viagem, principalmente nas rotas que conectam América do Sul e do Norte. O codeshare existente, em vigor desde fevereiro de 2020, já representava a maior malha aérea das Américas, permitindo que nossos passageiros se conectem convenientemente a mais de 30 destinos nos Estados Unidos”, comenta Eduardo Bernardes, diretor e vice-presidente de Vendas, Marketing e Clientes da Gol.
Leia também: Gol realiza voo inaugural entre Guarulhos (SP) e Uruguaiana (RS)
Agenda