O JO&JOE Rio de Janeiro acaba de abrir as portas no Largo do Boticário, complexo histórico carioca que foi revitalizado pela Accor. O primeiro hotel da marca JO&JOE no Brasil tem o conceito “Open House”, combinando o melhor dos formatos de hospedagem em hostels e hotéis tradicionais. Comprado em 2018 pelo grupo francês, o Largo do Boticário recebeu investimento de cerca de 70 milhões de reais para a renovação de seis casas, respeitando suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao redor. O escritório paulistano MM18, que tem como sócios os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, assina o projeto de design de interiores.
As icônicas escadas caracóis, o piso, azulejos e outros elementos receberam um minucioso trabalho da equipe de restauro, com a supervisão feita pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Para brindar o acordo de preservar o patrimônio histórico, a Accor publicou um livro que conta a história do Largo do Boticário, mostrando o trabalho de restauro.
Acomodação compartilhada é uma das opções de hospedagem
O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acomodam até oito pessoas (além de oferecer opções privativas e coberturas), com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau, Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily. As acomodações são, em maioria, completamente diferentes uma das outras, sendo projetadas individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Algumas delas fazem parte do conceito arquitetônico “OOO” (em inglês significa “Out of Ordinary”), trazendo a ideia de ambientes que trazem vivências únicas. Em geral, todo o layout interno engloba a conexão entre as casas e suas diferentes utilidades.
“O hotel é o primeiro da Accor a lançar o conceito Open House, que visa atender a todos os tipos de públicos. Além disso, o JO&JOE Rio de Janeiro vai manter a identidade do Largo do Boticário, mas sempre alinhado à filosofia da marca, que visa entregar aos hóspedes e moradores experiências personalizadas”, afirma Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
Na parte gastronômica há um restaurante principal e o PUB Big Ben JOE, ambos abertos ao público. Já na área exclusiva para hóspedes tem o Detox (com sucos e produtos naturais) e o On Fire (de sanduíches e pizzas) – abertos sob demanda. O complexo ainda possui três piscinas, uma quadra de basquete e espaço de coworking.
Área de lazer com piscina
“Nosso objetivo será sempre proporcionar eventos para encontros no JO&JOE Rio de Janeiro, seja um show ou uma aula de esportes, por exemplo. Seguimos o DNA da marca nos certificando de que nossa equipe seja constituída de defensores apaixonados das relações humanas e estamos comprometidos em inserir a comunidade local na programação, criando momentos inesquecíveis para todos”, afirma Bianca Chaves, gerente geral do hotel. Na agenda inaugural até o final de julho já estão previstos workshops de caipirinha, altinha, circuito sensorial na floresta, aulão de ioga, beer pong, karaokê e saxofone na piscina.
Design autêntico
O hotel conta com um visual único e contemporâneo, incorporando conceitos de arte urbana, que garantem uma atmosfera de cidade grande, além de trazer a ideia de ambientes amplos, que promovem a interação e a convivência entre os hóspedes e visitantes. Entre os destaques do projeto, realizado em parceria com o MM18 Arquitetura, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local relax e também ponto de encontro para um momento descontraído. Já a área em frente ao restaurante e bar aberto ao público possui piso revestido em pedras portuguesas, trazendo a ideia do estilo de vida carioca. Toda a parte de interiores do complexo, que engloba espaços como restaurante, bares, áreas externas, quartos, entre outros, passando pelos revestimentos até a iluminação e mobiliários foram assinados pela dupla Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.
Teto restaurado em acomodação do JO&JOE Rio de Janeiro
“Conectar a parte histórica com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes nesse trabalho, já que o projeto brasileiro é muito diferente do que existe lá fora. O JO&JOE Rio de Janeiro foi pensado para tornar o Largo do Boticário um local exclusivo, ressaltando sua importância histórica”, contam Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, do escritório MM18.
Leia também: JO&JOE chega a Medellín com novo estilo de hospedagem
Agenda