A ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, é a primeira empresa de turismo rodoviário a participar do Lacte (Latin American Community for Travel & Events Experience), organizado pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), é reconhecido como o mais importante encontro de gestão de eventos e viagens corporativas da América Latina. O evento acontece em 27 e 28 de fevereiro, em São Paulo.

“Com esta participação na Lacte, pretendemos nos engajar mais em eventos da indústria do turismo e trocar nosso conhecimento do mercado rodoviário com esses players, além de destacar nossa posição como pioneiros no setor”, afirma. Elbert Leonardo, VP Comercial e Financeiro da ClickBus. “Queremos apresentar o modal rodoviário como uma opção com o melhor custo-benefício para os operadores, além de advogar sobre um mercado que movimenta cerca R$ 15 bilhões em receita e 160 milhões de passageiros por ano, de acordo com as nossas estimativas ”, completa o executivo.

Na Lacte, a ClickBus pretende aumentar seu relacionamento com o setor de turismo e reforçar o modal rodoviário como opção para os players incrementarem suas vendas – além de viagens seguras, confortáveis e com preços competitivos, o ônibus atua de forma complementar ao aéreo, uma vez que tem uma capilaridade enorme, cobrindo todas as cidades do país.

Cabe destacar que todas as rotas comercializadas pela plataforma ClickBus estão em conformidade com a ANTT e agências reguladoras estaduais. São mais de 200 viações parceiras, que atendem mais de cinco mil destinos e 200 mil rotas.

“Nosso objetivo é oferecer um portfólio mais completo de trechos para literalmente todo o Brasil e em lugares que outros meios de transporte não chegam. Nossa presença pioneira na Lacte é uma oportunidade que abrimos para operadores se aproximarem do rodoviário. ”, afirma o VP da ClickBus.

Parcerias e aumento de vendas

Um dos pontos fundamentais para a ClickBus é a parceria com viações rodoviárias, que cobrem todo o Brasil. Cerca de 90% das empresas que atuam no mercado nacional já estão comercializando suas passagens na plataforma da ClickBus, que aumentou ainda mais a sua oferta em 12 meses, passando de 182 companhias para mais de 200.

Em um ano em que a ClickBus somou GMV de R$ 1,43 bilhões, valor que representa cerca de 70% a mais do que o apurado ao final de 2021, as companhias parceiras cresceram juntas. Em 2022, os parceiros ClickBus tiveram mais de 200% de crescimento em vendas.

Em 2022, a unidade de negócios da empresa focada em desenvolver white labels para demais empresas do setor, obteve um crescimento de 111% em comparação com o ano anterior. A criação de white labels, não apenas para empresas de ônibus, mas também para outros players que tem interesse em oferecer passagens rodoviárias para os seus clientes, tem ajudado na expansão do mercado e também na sua democratização, acelerando o processo de modernização do setor, desenvolvendo assim todo o ecossistema.

Glamurização do turismo rodoviário

Cada vez mais a viagem de ônibus se mostra como primeira opção de viagem por diversos motivos, entre eles o de que o tempo de viagem pode ser usado, confortavelmente, com poltronas de leito maior do que os assentos do aéreo, para descanso, leitura e trabalho. A flexibilidade de compra também é uma vantagem enorme que se pode oferecer, com meios de pagamento, seleção de assento sem custos e praticidade de embarque.

“Dentro do mercado de turismo, o rodoviário é visto como o underdog das categorias de viagens. É interpretado como uma forma de viajar “trivial” e muitas vezes ruim – seja pela qualidade do transporte, o tempo de viagem e a logística da rodoviária. O que esse mercado não sabe, ou ainda não se deu conta, é que o rodoviário tem se glamourizado e vem ganhando cada vez mais espaço inclusive nas classes AB que migraram do avião para o ônibus, além de passageiros que buscam assentos tipo leito, mais confortáveis que as classes econômicas e executivas oferecidas nos aviões”, afirma o VP da ClickBus.

De acordo com a consultoria Kantar, em estudo encomendado pela ClickBus, a maior parte dos consumidores ainda compra passagens de ônibus diretamente na rodoviária, mas a compra em aplicativos ou sites de compra de passagens de ônibus vem logo em seguida, sendo mais usada como canal de compra pela classe AB e pelos mais jovens. Facilidade, praticidade e preço são as principais razões de compra de passagem de ônibus via apps e sites das empresas de ônibus rodoviário segundo 40% dos respondentes.

“Nesse sentido, o espaço que queremos ocupar é de formadores de opinião, de influenciadores e porta-vozes da mudança do mercado. Precisamos mostrar o dinheiro que corre nas estradas e como eles podem ‘abocanhar’ uma fatia também”, conclui Leonardo, VP Comercial e Financeiro da ClickBus.


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