BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83
Início Site Página 10

Mato Grosso do Sul recebe novos voos da Azul e lança festivais

0
Mato Grosso festivais
Equipe de Mato Grosso do Sul anunciou novidades dos festivais e novo voo da Azul. Foto: Rafael Destro

O Mato Grosso do Sul está determinado a transformar cultura em vetor de atração turística. Durante a WTM Latin America 2025, Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS), apresentou ao Brasilturis a nova estratégia de promoção do destino, unindo os principais festivais culturais ao lançamento de voos diretos da Azul para Bonito e Corumbá, duas das cidades mais icônicas do estado.

“Este ano, não lançamos apenas o Festival de Inverno de Bonito. Lançamos os Festivais do Mato Grosso do Sul como um selo cultural”, destacou Wendling, apontando a força da arte, música e gastronomia da região. O foco é transformar eventos já consolidados em ferramentas estratégicas de geração de fluxo turístico. A iniciativa inclui quatro grandes celebrações: Festival América do Sul, Festival de Inverno de Bonito, Bonito CineSul (de cinema sul-americano) e o São João de Corumbá.

Corumbá, tida como o berço cultural do estado, sedia de 15 a 18 de maio o Festival América do Sul. A programação contará com Alcione, Pixote, Xamã, Dudu do Cavaco e a Orquestra América do Sul, que reúne músicos de diversos países do continente. Outro destaque é a participação do Buena Vista Social Club, com integrantes de Cuba e da Argentina.

Já Bonito receberá o tradicional Festival de Inverno entre 20 e 24 de agosto. Elba Ramalho com Maestro Spok abrem o evento, seguidos por nomes como Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e Guilherme & Santiago. Segundo Wendling, “são eventos multiculturais que englobam 17 áreas da cultura e valorizam também a gastronomia regional”.

Para facilitar o acesso aos destinos, a Azul lançou voos diretos de Campinas para Bonito e Corumbá, substituindo o antigo modelo circular. “Nosso foco não é só criar demanda, mas atender com qualidade quem já chega ao estado. Só a pesca esportiva em Corumbá movimenta 20 mil turistas por ano, gerando até R$ 200 milhões”, ressaltou o dirigente.

Os voos terão frequências de três a quatro vezes por semana, conectando diretamente os turistas a destinos de ecoturismo, cultura e aventura. Além disso, a região investe na diversificação de produtos com iniciativas como cruzeiros ecológicos, afroturismo, trilhas de longo curso na Serra do Amolar e o turismo de base comunitária.

Com apoio do governo estadual e prefeituras locais, os festivais são uma vitrine para a cultura sul-mato-grossense e uma ferramenta de desenvolvimento econômico. “A cultura fomenta a economia local. É investimento alto, mas com grande retorno para o turismo e para a população”, concluiu Wendling.

United Parks aposta em imersão e ações com trade para atrair brasileiros

0
Equipe da United Parks ao lado de mascotes. Crédito: Felipe Lima/ Brasilturis
Equipe da United Parks ao lado de mascotes. Crédito: Felipe Lima/ Brasilturis

Durante a WTM Latin America 2025, Leonardo Fortes, gerente de Vendas e Marketing do United Parks, destacou a força do Brasil como um dos principais mercados internacionais dos parques SeaWorld, Busch Gardens e Aquatica. A presença no evento marca o fortalecimento das ações voltadas ao trade e ao público brasileiro, com o anúncio de novas atrações e promoções especiais.

“O Brasil é o segundo mercado mais importante no ranking overseas, e terceiro no geral, considerando também Canadá e México”, afirmou Fortes. Segundo ele, o volume de visitantes brasileiros segue em crescimento desde a reabertura das fronteiras em 2022. Para manter esse ritmo, o grupo vem investindo em estratégias de proximidade com agentes e operadoras no Brasil.

Entre as novidades apresentadas na feira está uma promoção vigente desde fevereiro e válida até o fim do ano: ao comprar ingressos de dois ou três dias para os parques SeaWorld, Busch Gardens e Aquatica, o visitante ganha alimentação gratuita durante toda a estadia. “É uma forma de incentivar o público brasileiro e latino-americano a conhecer mais dos nossos parques em Orlando”, reforçou.

Outra aposta para este ano é a nova área temática Wild Oasis, no Busch Gardens, ambientada nas florestas tropicais da América Latina, com protagonismo da fauna brasileira. Animais como tamanduá-bandeira, capivara, araras e tucanos — todos resgatados de outros projetos — farão parte da experiência. Para promover a novidade, a equipe criou uma ativação na WTM com réplicas desses animais feitas de materiais reciclados, além de desfiles interativos pela feira.

Já no SeaWorld, a grande novidade é a Expedition Odyssey, um simulador inovador que deve ser inaugurado entre o fim de maio e o início de junho. O diferencial está no uso exclusivo de imagens reais captadas no Ártico, sem nenhuma renderização digital. “A ideia é transportar o visitante para uma expedição pelo Polo Norte com realismo máximo, tanto nas imagens quanto nos movimentos das cadeiras”, explicou Fortes.

Além das atrações, o United Parks aposta em um relacionamento contínuo com o trade. Com equipe sediada no Brasil, a empresa realiza treinamentos, campanhas e ativações com operadores autorizados e agentes de viagem. O grupo ainda promove roadshows em até 12 cidades brasileiras por ano e mantém um portal atualizado com conteúdos exclusivos para o trade em português. “Os agentes de viagem são fundamentais para que mais brasileiros conheçam os nossos parques”, concluiu Fortes.

Bariloche terá 220 voos diretos do Brasil no inverno 2025

0
Bariloche
Martina Gelardi, representante da Emprotur Bariloche. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

São Paulo (SP) – Bariloche chega à WTM Latin America 2025, feira de turismo realizada entre os dias 14 e 16 de abril no Expo Center Norte, na capital paulista, com uma conquista histórica: o recorde de conectividade aérea com o Brasil. De acordo com Martina Gelardi, representante da Emprotur Bariloche, o destino terá 220 voos diretos entre Brasil e Bariloche apenas entre julho e agosto de 2025, operados por diferentes companhias aéreas.

“É uma notícia incrível para nós. Brasil é nosso principal mercado internacional e, este ano, todas as companhias apostaram em rotas diretas para o inverno, que é justamente o que os turistas brasileiros mais amam em Bariloche: a neve, o esqui, o snowboard e todos os produtos ligados ao frio”, celebra Martina, durante entrevista ao Brasilturis.

Entre os destaques está a estreia da Azul Linhas Aéreas com voos diretos de Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). “Pela primeira vez teremos voos do interior do Brasil. Era um pedido constante de agentes, operadores e do próprio público. A Azul atendeu esse apelo e acreditamos que esses voos funcionarão muito bem, especialmente considerando que o Sul do Brasil viaja bastante para Bariloche”, explica.

A Latam também reforça a malha, com voos diários de Guarulhos (SP) a partir de 23 de junho. Já a Aerolíneas Argentinas retoma a operação com um voo diário de Guarulhos durante julho e agosto. A Gol, por sua vez, mantém três frequências semanais, com possibilidade de conexões via Guarulhos. Além disso, existem conexões via Santiago e Buenos Aires por meio das companhias aéreas Sky e Jetsmart, respectivamente.

Como resultado, a conectividade entre os dois países cresceu 115% em relação a 2024. “Isso nos deixa muito felizes porque representa uma oportunidade real de receber o dobro de brasileiros em comparação com o ano passado”, afirma Martina.

Números de 2024 já indicavam alta

Mesmo diante do cenário econômico argentino, 2024 já havia sido um ano recorde para Bariloche. Segundo Gelardi, houve um aumento de 50% no total de visitantes brasileiros durante o inverno e, quando considerados apenas os meses de alta temporada, o crescimento foi de 60% em relação a 2023.

“Já estávamos felizes com o resultado de 2023, e 2024 conseguiu superar. O que nos surpreendeu foi ver o Rio de Janeiro ultrapassar São Paulo como principal emissor de turistas para Bariloche. Isso mostra uma tendência e um potencial que vamos continuar aproveitando”, disse.

Cerro Catedral renova estrutura com investimento milionário

Para a temporada 2025, a principal novidade em infraestrutura é a finalização de um plano de modernização no Cerro Catedral, o maior centro de esqui da América do Sul, com 1,2 mil hectares de pistas esquiáveis. “Foram investidos 40 milhões de dólares em novos meios de elevação e canhões de neve artificial, que garantem o início da temporada mesmo quando o clima não colabora”, detalhou Gelardi.

A estação passou por um redesenho de pistas, liderado por um especialista com experiência nos Alpes italianos e no Canadá, para oferecer experiências otimizadas a todos os perfis de visitantes. “É uma estação sem filas, com pistas pensadas para iniciantes, famílias, esquiadores avançados e criadores de conteúdo. A estrutura foi desenhada para ser internacional”, afirmou.

Campanhas e ativações no Brasil

A Emprotur tem intensificado suas ações promocionais no Brasil desde fevereiro, com foco em agentes de viagens, operadores e público final. Em março, foram realizados cafés de capacitação e eventos em parceria com o trade. Na semana anterior à WTM, a marca promoveu uma ativação de impacto no Shopping Eldorado, em São Paulo.

“Montamos uma bola de neve em tamanho real, com um tipo de neve artificial que parecia muito real. As pessoas podiam entrar, ativar a neve e tirar fotos. Foi uma forma lúdica e eficaz de convidar o público brasileiro a viver a experiência da neve em Bariloche”, conta.

Segundo Gelardi, as campanhas também têm buscado reforçar que Bariloche é um destino de neve ideal para quem vai pela primeira vez. “Queremos incentivar o ‘batismo de neve’. Bariloche é a cidade ideal para isso, com muito espaço, boa estrutura e opções gastronômicas cada vez mais sofisticadas. A viagem de neve da América Latina é em Bariloche”, conclui.

NCL inaugura o Norwegian Aqua e foca no Brasil, seu sexto maior mercado

0
Andre Marcanti, diretor Comercial da NCL. Crédito: Maurício Herschander/ Brasilturis
Andre Mercanti, diretor Comercial da NCL. Crédito: Maurício Herschander/ Brasilturis

A Norwegian Cruise Line (NCL) chegou à WTM Latin America 2025 com uma série de novidades, entre elas o recém-batizado Norwegian Aqua, inaugurado no último domingo (13), em Miami, e a apresentação de uma nova ferramenta digital voltada exclusivamente para os agentes de viagens. Durante a feira, Andre Mercanti, diretor Comercial da companhia no Brasil, conversou com o Brasilturis sobre os lançamentos e reforçou o compromisso da companhia com o mercado brasileiro.

“Batizamos o Norwegian Aqua no dia 13, em Miami, e ele já entra em operação com roteiros pelo Caribe, saindo de Miami, Nova York e Orlando. Para o ano que vem, já temos previsto o lançamento do Norwegian Luna, da mesma classe do Aqua, e as reservas para ambos já estão abertas”, revelou Mercanti.

O executivo destacou que o Norwegian Aqua já conta com vários grupos reservados e que o Luna, previsto para entrar em operação em 2026, já começou a receber vendas individuais. “As vendas estão acontecendo desde já. Temos muita expectativa com esses dois navios e estamos trabalhando na divulgação dos roteiros, além de materiais promocionais específicos para o trade.”

NCL Connect

Entre os destaques apresentados pela NCL na feira está a nova plataforma NCL Connect, uma ferramenta white label criada especialmente para os agentes de viagens. A novidade permite que os profissionais personalizem um site com informações da companhia, mas com sua própria identidade visual e contatos, garantindo exclusividade no relacionamento com o cliente.

“O trade é muito importante para a companhia. Essa ferramenta vem justamente para dar segurança ao agente de que o cliente dele não será redirecionado ao nosso site para uma venda direta. O NCL Connect entrega todo o conteúdo do nosso site, mas com personalização completa — nome da agência, foto, e-mail, telefone, e a gente não tem acesso a esses dados”, explicou Mercanti.

Com essa inovação, os agentes ainda conseguem mensurar a performance da página personalizada, acompanhando o número de cliques e interações. A novidade foi lançada oficialmente na semana anterior à WTM, durante um webinar para os parceiros da marca.

Mercado Brasileiro 

Mesmo sem operações no Brasil, a NCL continua apostando no mercado nacional, que atualmente ocupa a sexta posição em volume de vendas globais da companhia. “É um mercado promissor, em crescimento. As pessoas estão conhecendo cada vez mais a nossa marca, mesmo operando apenas com roteiros internacionais”, afirmou.

Apesar do interesse crescente do público brasileiro, a companhia não tem, por ora, planos concretos de realizar roteiros pelo país. “Não descartamos a possibilidade no futuro, mas ainda não há projetos em andamento nesse sentido”, concluiu Mercanti.

Com navios inovadores, ações de marketing estratégicas e um olhar atento para o relacionamento com os agentes, a NCL reforça sua presença no Brasil e mostra que segue navegando com rumo firme em direção à expansão.

Azul patrocina Festival de Parintins com alta de 30% em decolagens

0
Representantes da Azul, Azul Viagens, Embratur e Parintins firmam acordo na WTM 2025. Crédito: Maurício Herschander/ Brasilturis
Representantes da Azul, Azul Viagens, Embratur e Parintins firmam acordo na WTM 2025. Crédito: Maurício Herschander/ Brasilturis

Nesta segunda-feira (14), durante o primeiro dia da WTM Latin America 2025, a Azul protagonizou um anúncio em seu estande. Novamente, a companhia patrocinará o tradicional Festival de Parintins. A empresa promoveu uma alta de 30% em relação às operações do ano passado para o evento e são esperados 13 mil passageiros.

César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul, destacou a importância do Festival na identidade e nas estratégias de marca da companhia. “Patrocinar o Verdo Vento, do 58º evento em Parintins, para a gente é muito azul. Patrocinar um evento como o Festival Folclórico de Parintins é muito azul, tem tudo a ver conosco”, afirmou Grandolfo.

Segundo ele, o patrocínio não é apenas um investimento de marketing, mas sim uma expressão do orgulho em fazer parte de uma celebração que simboliza a cultura brasileira. Ele ressaltou que, ao longo dos anos, a Azul foi “super bem recebida”, tornando a parceria uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.

Em seu depoimento, Grandolfo também trouxe à tona os avanços operacionais que acompanham o patrocínio deste ano. “Sobre a operação, nós teremos uma operação recorde – cerca de 30% maior em número de decolagens que tivemos no ano passado. Serão quase 200 voos, no intervalo de cinco dias, com aproximadamente 13 mil passageiros.”

Segundo ele, esses números não apenas atestam o crescimento do evento, mas também refletem a confiança depositada pela população e pelos parceiros, incluindo autoridades locais e o Ministério do Turismo. “Eu tenho muito a agradecer aos diversos players que estiveram conosco”, declarou, enfatizando a importância da cooperação entre o setor aéreo, o governo e os organizadores do festival para tornar a operação um sucesso.

No ambiente do estande, Tariana Cruz, gerente de Marketing da Azul, não ficou atrás ao compartilhar o entusiasmo da empresa com a renovação da parceria. “Eu quero agradecer a presença de todos aqui, não só no evento, mas no nosso estande, para ouvir um pouquinho dos nossos planos para esse anúncio tão especial para a gente”, afirmou Tariana.

A executiva ainda ressaltou que o Festival Folclórico de Parintins representa uma das raízes culturais mais valiosas do país, permitindo que a Azul se conecte com as tradições que definem a identidade brasileira. “Eu gosto muito. Como marketing, de poder dizer que nesse momento a Azul é azul e vermelha”, enfatizou, fazendo uma referência simbólica às cores que agora marcam a nova campanha publicitária da companhia, que saiu com o lema “o céu do Brasil é azul.”

Para Tariana Cruz, esse anúncio vai além do apoio financeiro ou operacional – é uma celebração da cultura e da diversidade que impulsionam o Brasil. Ela destacou ainda o orgulho de representar a riqueza cultural brasileira, permitindo que o festival, tradicional há décadas, continue encantando não só os habitantes da região, mas também visitantes de todas as partes do país e até internacionais. “O Azul tá presente agora pelo segundo ano, segundo de muitos, pra que a gente possa continuar pintando esse céu do Brasil de azul e de vermelho também”, finalizou, reforçando a visão da companhia de ampliar sua presença e aproximar o Brasil, conectando suas raízes e seu potencial inovador.

Fernando de Noronha lança marca de destino na WTM Latin America

0
Empetur Fernando de Noronha
Equipe da Empetur e trade turístico de Fernando de Noronha. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

São Paulo (SP) – Fernando de Noronha (PE) deu um passo importante rumo ao fortalecimento de sua presença no mercado turístico nacional e internacional com o lançamento de sua nova marca de destino. A apresentação oficial aconteceu nesta segunda-feira (14), no estande de Pernambuco, durante o primeiro dia da WTM Latin America 2025, feira de turismo que acontece nos das 14, 15 e 16 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Desenvolvida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a nova identidade visual foi recebida com entusiasmo pelo trade turístico da ilha, que acompanhou o lançamento ao lado de autoridades como Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur; Lucia Smith, da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha; Ailton Flor, presidente da Associação de Hotelaria de Fernando de Noronha; e Hayrton Almeida, presidente do Convention Bureau de Fernando de Noronha e do Contur.

A marca, que traz uma representação estilizada do Morro Dois Irmãos, foi concebida com o objetivo de traduzir a essência da ilha, unindo elementos de paisagem, turismo e preservação ambiental em um design contemporâneo e versátil. “A nova marca de Fernando de Noronha traz uma representação moderna, que traduz a essência do destino. Ela une elementos de paisagem, turismo e preservação ambiental em um design que marca uma nova fase na comunicação visual do arquipélago”, destaca Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

Beltrão reforçou a importância da iniciativa como uma resposta a uma demanda antiga dos empresários locais. “A marca de destino de Fernando de Noronha era uma demanda antiga do trade turístico da ilha. Como ferramenta de promoção, é fundamental ter uma marca consolidada, que represente bem a personalidade do destino”, afirma.

Segundo ele, o desenvolvimento da identidade visual foi feito a várias mãos e já nasceu com o apoio expressivo do trade. “Estamos muito feliz que essa marca vai poder embalar a promoção do turismo da ilha de Fernando de Noronha com solidez. Ela vai harmonizar toda a comunicação visual da ilha, mesmo após governos, porque já foi abraçada pelos empresários locais”, destaca Beltrão.

O novo logotipo é composto por traços fluidos e contornos geométricos que reinterpretam o Morro Dois Irmãos de forma abstrata, permitindo flexibilidade de aplicação em diversos suportes sem perder a identidade. As curvas internas representam o movimento natural do vento, das marés e da topografia da ilha, alinhando-se à proposta sustentável e à imagem que Noronha busca projetar ao mundo.

Empetur Fernando de Noronha
Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur.
Crédito: Matheus Alves/Brasilturis

Promoção contínua e calendário de ações

A nova marca será utilizada em todas as ações promocionais da entidade a partir deste ano. “Vamos estar em todos os estandes do Governo de Pernambuco com destaque para a marca de Fernando de Noronha. Além disso, temos várias ações na própria ilha em que essa identidade será usada para embalar toda a comunicação”, explica Beltrão.

Entre as ações previstas estão eventos culturais e gastronômicos que terão a nova identidade como elemento unificador, como festivais de música, gastronomia e literatura programados ao longo de 2025.

Mais conectividade com São Paulo

O lançamento da marca coincide com um novo momento para a conectividade aérea da ilha. Desde 1º de abril, a Gol Linhas Aéreas opera voos diretos entre São Paulo e Fernando de Noronha. A partir de 1º de maio de 2025, a Latam também iniciará sua operação na rota, conectando diretamente o principal polo emissor de turistas do país ao arquipélago pernambucano.

A ampliação das rotas aéreas reforça a expectativa de aumento no fluxo de visitantes, impulsionado agora por uma identidade visual fortalecida e alinhada com os valores e a proposta do destino. “Fernando de Noronha é um destino único no Brasil. Ter uma marca consolidada ajuda a reforçar esse posicionamento de exclusividade e reconhecimento internacional”, conclui Beltrão.

Brasileiros representam quase 50% dos estrangeiros em Salta

0
Martin Yaguado, representante do Inprotur

São Paulo (SP) – Salta, no norte da Argentina, encerrou 2024 com resultados expressivos no receptivo internacional, especialmente com a chegada de turistas brasileiros. A expectativa para 2025 é de manter o ritmo de crescimento, impulsionado pela conectividade aérea direta com São Paulo e uma oferta turística diferenciada, que mistura paisagens andinas, cultura ancestral e experiências enogastronômicas únicas.

“Viemos de um 2024 muito positivo com a presença do mercado brasileiro, ao qual não estávamos acostumados. Tradicionalmente, recebemos turistas europeus, mas o cenário mudou. Agora, os brasileiros já representam quase 50% do público estrangeiro em Salta”, revela Martin Yaguado, representante do Inprotur e da Trenes Argentinos em Salta.

O destino tem investido na adaptação da oferta para atender o perfil do turista brasileiro, que busca experiências culturais, gastronômicas e de contato com a natureza. Yaguado destaca a receptividade da região, marcada por uma população mais aberta socialmente e com forte herança indígena.

“Os argentinos do norte têm uma visão social muito mais aberta, o que se reflete na proposta turística”, pontua.

Entre os atrativos mais emblemáticos, está o Trem das Nuvens (Tren a las Nubes), um dos mais altos do mundo, que chega a 4.200 metros de altitude. “É uma excursão única que parte de Salta e percorre a Cordilheira dos Andes, atravessando paisagens espetaculares e imersas em uma forte cultura andina”, explica Yaguado.

Outro destaque da região são os vinhos de altitude. Diferentemente de Mendoza, responsável por 80% da produção nacional, Salta se destaca por vinhedos que crescem entre 2.000 e 3.000 metros de altitude, oferecendo rótulos diferenciados e de alta qualidade. “É uma proposta que os brasileiros adoram. A cultura do vinho, aliada à gastronomia e às paisagens do deserto andino, cria uma experiência completa”, acrescenta.

Para 2025, as perspectivas são otimistas. A partir da Semana Santa, período que marca o início da alta temporada na região, as reservas já mostram sinais positivos. “Esperamos que 2025 seja tão bom quanto 2024. Estamos preparados para receber ainda mais brasileiros com uma oferta turística autêntica e diferenciada”, finaliza.

GTA lança cobertura de até R$ 5 milhões para acidentes aéreos

0
seguro GTA
Celso Guelfi, presidente do GTA Crédito: Rafael Destro/Brasilturis
São Paulo (SP) – A Global Travel Assistance (GTA) apresentou durante a WTM Latin America 2025 uma nova modalidade de seguro para viajantes: o Seguro de Acidentes Pessoais em Transporte Aéreo, com cobertura especial de até R$ 5 milhões em caso de morte acidental durante voos comerciais regulares. A novidade amplia o portfólio da empresa, oferecendo mais segurança para os passageiros desde o embarque até a chegada ao destino final, inclusive em voos com conexões.
De acordo com Celso Guelfi, presidente da GTA, a iniciativa surge a partir da escuta ativa dos agentes de viagens, que sinalizaram a necessidade de produtos mais completos e acessíveis, especialmente diante das preocupações com a segurança em trajetos aéreos.
Além do alto valor da indenização, o seguro se destaca pela facilidade de contratação, custo acessível e amparo à família em momentos delicados. O produto funciona como uma apólice complementar ao seguro principal contratado pelo viajante, e pode ser adquirido de forma avulsa diretamente nas agências parceiras ou pelo site da operadora.
Entre os principais pontos de cobertura, estão:
•Indenizações de R$ 500 mil, R$ 1 milhão ou R$ 5 milhões em caso de morte acidental durante o voo
•Cobertura válida para voos nacionais e internacionais
•Inclusão de conexões no trajeto

Panamá reforça presença no Brasil e projeta recuperação dos números de 2019

0
Gloria de León Zubieta, ministra do Turismo do Panamá Crédito: Felipe Lima/Brasilturis
Gloria de León Zubieta, ministra do Turismo do Panamá Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

São Paulo (SP) – O Panamá intensificou sua atuação no mercado brasileiro com o objetivo de recuperar os índices pré-pandemia e ultrapassar a marca de 84 mil turistas brasileiros, número registrado em 2019. Gloria Zubieta, ministra do Turismo do Panamá, destacou, durante participação na WTM Latin America, que o Brasil figura atualmente entre os sete principais mercados emissores para o país.

Mesmo sem estímulos específicos, o número de visitantes brasileiros cresceu 34% entre 2022 e 2024, segundo a ministra. “Isso mostra o interesse genuíno dos brasileiros pelo nosso destino e o impacto direto da conectividade aérea com a Copa Airlines, que opera voos partindo de nove cidades brasileiras com mais de 25 frequências semanais, além da Avianca”, afirmou.

Além do turismo tradicional de sol e praia, Zubieta ressalta os diferenciais que atraem o público brasileiro, como a gastronomia premiada, reconhecida pela Unesco com o selo de cidade criativa, e experiências culturais próximas à capital, como a produção do café Geisha, considerado um dos melhores do mundo.

Uma das principais apostas do país em 2025 está no segmento Mice (meetings, incentives, conferences and exhibitions). Para estimular a realização de eventos, o governo panamenho lançou um programa de incentivo que isenta o custo de aluguel do espaço para congressos e convenções com pelo menos 2 mil room nights — o equivalente, por exemplo, a um evento de 500 participantes durante quatro dias.

“Nós sabemos que para um destino em crescimento é necessário estimular mercados de forma estratégica. Por isso estamos desenvolvendo ações personalizadas com operadores brasileiros, entendendo as preferências dos seus clientes, seja pelo Caribe, Pacífico ou interior montanhoso”, explicou a ministra.

Outro diferencial competitivo do Panamá é o programa de stopover com a Copa Airlines, que permite ao passageiro em conexão internacional permanecer até sete dias no país sem custo adicional. Segundo Zubieta, a iniciativa tem gerado resultados expressivos, com apoio do trade panamenho, que oferece descontos em hotéis, restaurantes e atrações para quem aproveita a parada.

A expectativa da Autoridade de Turismo é que 2025 seja o ano da recuperação total. “Queremos pelo menos igualar os números de 2019 e temos capacidade aérea para isso. Em janeiro deste ano, já observamos crescimento de 30% nas chegadas, o que sinaliza um ano promissor”, destacou.

A ministra também reforçou o papel da presença em feiras como a WTM Latin America, da aproximação com operadores e da valorização do branding digital, com produção de conteúdo, entrevistas e ações de visibilidade de marca. “Nosso objetivo é estimular o mercado e garantir que o Brasil seja, em breve, um dos principais emissores da América do Sul para o Panamá.”

Abertura da WTM 2025 destaca 11% de crescimento e prevê alta de 8% no público

0
Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, corta a fita e dá início às 12ª edição da WTM Latin America. Crédito: Matheus Alves/ Brasilturis
Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, corta a fita e dá início à 12ª edição da WTM Latin America. Crédito: Matheus Alves/ Brasilturis

A 12ª edição da WTM Latin America enfim começou. Na manhã desta segunda-feira (14) foi realizada a cerimônia de abertura do evento, que será realizado entre os dias 14, 15 e 16 de abril de 2025 no Expo Center Norte, em São Paulo. O mote da feira em 2025 é Where Tech Meets Touch (“Onde a tecnologia encontra o toque”, em tradução livre), ressaltando os avanços tecnológicos ligados à indústria do Turismo.

“Nestes três dias queremos mostrar a união da tecnologia com a experiência humana, que atravessa nossa indústria e o tempo. No Turismo, isso é muito claro, podemos falar de Inteligência Artificial, tecnologia e novas ferramentas que acontecem em poucos cliques, mas no centro disso, permanecem as pessoas e o senso humano”, explicou Bianca Pizolitto, head da WTM Latin America, durante seu discurso de abertura.

As expectativas para a nova edição da feira estão elevadas após o bom desempenho de 2024, quando mais de 29 mil visitantes, de 41 países diferentes, compareceram ao evento. Além disso, a WTM 2024 registrou 797 marcas expositoras. Em 2025, o espaço onde o evento está sendo realizado está 11% maior, e a expectativa da organização é que haja um crescimento de, pelo menos, 8% no público total.

“A nossa essência permanece, criar encontros, experiencias, celebrar a diversidade e a inclusão. Nossas mais tecnológicas ferramentas são nosso cérebro e a intuição. A cada ano implementamos novas ferramentas para abrir espaço e facilitar novos negócios”, continuou Bianca, que exaltou o Turismo como uma indústria que se mantém em renovação e avanço, sem deixar de lado suas raízes. “Queremos celebrar o símbolo de uma indústria que olha para o futuro, mas sem se esquecer de suas raízes. Um grande território de encontros entre pessoas, culturas, tecnologias, entre o passado e o futuro”, finalizou Bianca.

Jonathan Heastie, diretor Global da WTM também marcou presença na cerimônia de abertura e abordou as mudanças constantes no mundo do Turismo e as novas tendências nas viagens por todo o globo. O executivo destacou a alta no interesse por viagens ligadas à música, gastronomia, esportes, natureza e bem-estar, além da crescente preocupação com a sustentabilidade, pensamento bastante presente na WTM.

Jonathan Heastie, diretor Global da WTM. Crédito: Matheus Alves/ Brasilturis

“Há também um interesse crescente no slow travel, com viajantes menos apressados, dedicando mais tempo e se engajando de maneira mais significativa com as comunidades locais — geralmente com um impacto ambiental menor. É bom ver, tanto globalmente quanto aqui neste evento, que os viajantes estão cada vez mais conscientes do impacto de suas viagens sob uma perspectiva de sustentabilidade e, obviamente, do papel da diversidade e inclusão na indústria também. Este evento é, certamente, um exemplo de como abordar esses temas de maneira muito eficiente”, disse Heastie.

A abertura da WTM Latin America contou ainda com autoridades de diversos estados brasileiros, além de países latino-americanos, como Argentina, Uruguai e Equador. Após discursos de abertura, o momento foi conduzido pelo carnavalesco Milton Cunha, que promoveu um momento rico em brasilidade ao lado de outros nomes do samba e carnaval brasileiros.