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Conflitos com passageiros em voos e aeroportos no Brasil crescem 87%

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conflitos passageiros
Entidades e lideranças do setor, incluindo Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, pressionam por regras mais duras. Crédito: Suhyeon Choi/Unsplash

Os conflitos envolvendo passageiros em aeroportos e aviões quase dobraram no Brasil em 2025. De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), foram registrados 979 casos de janeiro a julho, contra 523 no mesmo período de 2024, o que representa aumento de 87%.

Os episódios incluem tumultos, agressões físicas e depredações, muitas vezes causados por um único passageiro que acaba impactando centenas de pessoas. Em Guarulhos (SP), por exemplo, um cliente bloqueou o embarque após perder o voo, enquanto em Viracopos (SP) uma passageira arremessou objetos e quebrou vasos antes de ser presa em flagrante. Houve ainda registros em aeroportos de Vitória (ES) e Pelotas (RS), ambos com prisões após depredações e agressões.

Nem todos os casos estão relacionados a atrasos. Em um episódio envolvendo a Latam, uma agente de aeroporto foi agredida por um estrangeiro. Para Mauro Matias, psicólogo e ex-comissário, situações como essa têm impacto direto nos profissionais. “Eles são treinados a não responder, a tentar acalmar e abafar aquela situação. Essa agressividade, quando não encontra um expoente externo, se volta para dentro de si”, explica.

Setor pressiona por regras mais duras

Em postagem no Linkedin, Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil, destacou a necessidade de medidas regulatórias. “Muitos profissionais são desrespeitados e até agredidos por passageiros. E esse mesmo passageiro pode voar novamente no dia seguinte, como se nada tivesse acontecido. Em vários países existem listas que impedem temporariamente o embarque até que o caso seja analisado. No Brasil, ainda não temos essa regulação e há anos estamos discutindo isto sem avanços. Esta mudança é urgente”, afirma.

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Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil. Crédito: Roberto Setton/Divulgação

A Abear também defende regras mais duras para lidar com passageiros indisciplinados. “O que a gente tem hoje é um passageiro indisciplinado, ele é retirado do voo. Ele tenta fumar a bordo, agride um comissário e no outro dia volta a viajar. É exatamente isso que queremos evitar”, declara Raul de Souza, diretor de operações de segurança de voo da entidade.

Segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac), a proposta de regulamentação sobre passageiros indisciplinados está em fase avançada e passa por ajustes internos. Hoje, a legislação brasileira proíbe objetos que representem risco a bordo, mas não impede que passageiros que causaram conflitos e confusão possam viajar novamente no dia seguinte.

Amapá apresenta planos de turismo com foco em inovação e sustentabilidade

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Amapá
Thiago Akira durante apresentação do Plano de Marketing. Crédito: Divulgação

O estado do Amapá deu um passo decisivo para fortalecer sua presença no cenário turístico nacional e internacional. Durante a 54ª Expo-Feira do Amapá, no último sábado (6), o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AP), apresentou oficialmente o Plano Estratégico Estadual de Turismo e o Plano de Marketing Turístico.

Os documentos foram elaborados com coordenação técnica da Lab Turismo Consultoria e da Thiago Akira Consultoria, utilizando a metodologia Maptur – Mapa Estratégico para Gestão no Turismo, que tem como diferencial o planejamento participativo e o alinhamento às vocações locais.

Potencial natural e cultural

Com rios grandiosos, biodiversidade única e forte identidade cultural marcada pela herança afro-indígena, o Amapá se destaca como um dos destinos mais promissores da Amazônia brasileira. O turismo é visto pelo estado como ferramenta estratégica para geração de renda, emprego e desenvolvimento sustentável — mas, para que o potencial se converta em resultados, é preciso investir em gestão estruturada e comunicação efetiva.

O Plano Estratégico Estadual de Turismo foi construído com metas de médio e longo prazo, organizando prioridades e estratégias de governança de forma participativa. Já o Plano de Marketing Turístico busca promover o destino, construir uma identidade competitiva e posicionar o Amapá no mercado, tanto no Brasil quanto no exterior.

“Amazônia Autêntica”: conceito central

Segundo os consultores responsáveis, os dois planos se complementam: enquanto o estratégico organiza as diretrizes do setor, o de marketing traduz essas diretrizes em ações de promoção.

“Estamos inaugurando um novo ciclo para o turismo amapaense, que valoriza o que já foi realizado e, ao mesmo tempo, projeta o futuro com identidade, estratégia e planejamento sustentável”, afirmou Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria.

Para Thiago Akira, que conduziu a elaboração do Plano de Marketing, o estado passa a comunicar sua essência com mais clareza: “O Plano de Marketing Turístico do Amapá apresenta o conceito ‘Amazônia Autêntica’, destacando a força da cultura afro-indígena, o turismo de base comunitária, a relação com a natureza e uma gastronomia vibrante. Com horizonte de cinco anos, a iniciativa busca consolidar o estado como referência para viajantes em busca de autenticidade, ancestralidade e experiências transformadoras”.

Skyglass Canela recebe agentes de viagens e reforça parceria com o trade

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Grupo de agentes de viagens da Cativa no Skyglass Canela
Grupo de agentes de viagens da Cativa no Skyglass Canela. Crédito: Divulgação

O Skyglass Canela foi palco de uma ação estratégica voltada ao trade turístico no mês de agosto. Em parceria com as operadoras 4 Cantos, Cativa e Mondiale by Ancoradouro, o atrativo recebeu três grupos de agentes de viagens, totalizando 32 profissionais que vivenciaram de perto as experiências que consolidam o local como um dos principais destinos da Serra Gaúcha.

Experiência completa na Serra Gaúcha

Durante a visita, os agentes puderam explorar os diferenciais do empreendimento, que alia inovação, adrenalina e cultura. Entre os destaques, esteve o passeio “Abusado”, que suspende os visitantes em cadeiras abertas a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí, proporcionando uma vista panorâmica única da região.

Além da plataforma envidraçada, o grupo também conheceu o Memorial do Ferro de Passar, espaço que reúne um acervo com mais de 520 peças e resgata a história desse objeto milenar, hoje convertido em atração cultural.

Estrutura e acolhimento

A programação incluiu passagens pelo deck do pôr do sol, lojas de souvenirs, playground, lanchonetes e estacionamento, apresentando a estrutura completa disponível aos visitantes. O objetivo foi proporcionar aos agentes uma vivência imersiva, reforçando o potencial do atrativo para diferentes perfis de viajantes — desde famílias até grupos de aventureiros.

Foco no trade e novos famtours

Segundo Alex Bonareti, diretor-geral do Skyglass Canela, essas ações têm papel fundamental na estratégia de relacionamento com o mercado. “Essas ações de relacionamento fortalecem a nossa parceria com o trade turístico, aproximando os profissionais do setor e destacando o atrativo como um destino imperdível para viajantes nacionais e internacionais. Ao longo do segundo semestre, realizaremos muitas outras famtours, reforçando nosso compromisso em proporcionar um conhecimento aprofundado sobre os nossos produtos. O foco no agente de viagem e a abertura de vendas nos pacotes para a Serra Gaúcha são objetivos que estamos trabalhando desde a inauguração do atrativo. Somos parceiros das operadoras, damos condições para que possam trabalhar e vender o atrativo no emissivo, trazendo melhores ganhos e incentivando clientes a conhecer algo tão surpreendente”, afirmou.

Vital Card relança campanha “2×1 – O Segundo Pax é Seu”

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Segundo a Vital Card, a campanha prevê 20% de comissão sobre o primeiro passageiro e 100% sobre o segundo. Crédito: pikisuperstar/freepik
Segundo a Vital Card, a campanha prevê 20% de comissão sobre o primeiro passageiro e 100% sobre o segundo. Crédito: pikisuperstar/freepik

A Vital Card relançou a campanha “2×1 – O Segundo Pax é Seu”, válida a partir desta terça-feira (9) até 16 de setembro. A iniciativa reforça o relacionamento com agentes de viagens e corretores de seguros parceiros, oferecendo comissões diferenciadas durante o período.

Segundo a companhia, a campanha prevê 20% de comissão sobre o primeiro passageiro e 100% sobre o segundo, em emissões de seguro-viagem dentro dos planos selecionados. A condição especial é válida para permanências de até 90 dias.

Entre os planos contemplados na campanha estão:

  • Europa 60.000 em Dobro
  • EUA 60.000
  • América Latina 60.000
  • Argentina 60.000
  • Mundial 60.000
  • Brasil 80.000

Estratégia de relacionamento

A ação tem como objetivo estimular as vendas no canal B2B e, ao mesmo tempo, reconhecer o papel estratégico dos parceiros na distribuição dos produtos de seguro-viagem. Para a Vital Card, o incentivo financeiro contribui para reforçar a fidelização dos agentes e ampliar a competitividade no mercado.

 

Air Canada estreia A321XLR com rota de Montreal a Mallorca em 2026

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Air Canada
Além de Mallorca, o A321XLR vai operar em rotas para Toulouse e Edimburgo a partir de Montreal no próximo ano. Crédito: Divulgação

A Air Canada anunciou nesta terça-feira (09) a rota Montreal–Palma de Mallorca como seu primeiro novo destino a ser operado pelo Airbus A321 extra long range (XLR). A entrega da frota XLR terá início no primeiro trimestre de 2026 e, em junho do mesmo ano, a companhia inaugurará o voo ligando Montreal à ilha espanhola no Mediterrâneo ocidental com essa nova aeronave. As passagens já estão disponíveis para venda no site da companhia e nas agências de viagem.

“A espera está quase no fim, com a chegada iminente do inovador Airbus A321XLR, que marca a próxima fase da expansão internacional da Air Canada. Este revolucionário jato de fuselagem estreita abre novas e empolgantes oportunidades globais, graças ao seu alcance de aeronaves de fuselagem larga e à experiência aprimorada a bordo”, declara ”, afirmou Mark Galardo, vice-presidente executivo e CCO, além de presidente da divisão de Cargas da Air Canada.

“Hoje iniciamos essa jornada de crescimento com o anúncio de Palma de Mallorca como o primeiro novo destino viabilizado por esta frota”, continua Galardo. “Ao aproveitar as capacidades únicas do A321XLR, a Air Canada se torna a primeira companhia aérea canadense a oferecer voos para esta ilha espanhola, conhecida por suas praias deslumbrantes, história e cultura. Estamos ansiosos para receber nossos clientes a bordo desta nova e incrível aeronave, que integrará nossa frota nos próximos meses”, completa o executivo.

O A321XLR será o primeiro jato de fuselagem estreita da frota da Air Canada a contar com assentos que se transformam em cama na Classe Executiva, oferecendo uma experiência de aeronave de fuselagem larga em um narrow-body. A configuração da cabine terá capacidade para 182 passageiros, sendo 14 assentos Signature Class e 168 na Classe Econômica. O modelo também marcará o início de uma nova era no design interno da frota da Air Canada, com a introdução de um novo padrão de experiência a bordo.

Além da nova rota para Mallorca, a Air Canada também passará a operar com o A321XLR em rotas já existentes, incluindo os voos durante todo o ano entre Montreal e Toulouse, conectando duas cidades francófonas vibrantes, e os voos sazonais entre Montreal e Edimburgo, que serão retomados em 2026 com um produto a bordo aprimorado. À medida que novas aeronaves A321XLR forem entregues, a companhia planeja anunciar outras rotas a partir de Toronto, Ottawa, Halifax e diversas outras cidades.

Horários dos voos

VooOrigemDestinoPartidaChegadaDias de operaçãoTemporada
AC 924Montréal (YUL)Palma de Mallorca (PMI)18h4508h25 (+1 dia)Seg., Qua., Sex., Sáb.17 de junho de 2026 – 23 de outubro de 2026
AC 925Palma de Mallorca (PMI)Montréal (YUL)12h1515h10Ter., Qui., Sáb., Dom.18 de junho de 2026 – 24 de outubro de 2026

 

Azul anuncia 58 vagas de emprego em diversas regiões do Brasil

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Azul abre 58 vagas de emprego para várias regiões, com 46 em São Paulo
Azul abre 58 vagas de emprego para várias regiões, com 46 em São Paulo. Crédito: Divulgação

A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, divulgou nesta terça-feira (9) a abertura de 58 vagas de emprego para contratação efetiva e composição de banco de talentos em diferentes áreas. As oportunidades estão distribuídas por sete estados e no Distrito Federal, com maior concentração em São Paulo, que reúne 46 vagas em Campinas, Guarulhos e Barueri.

Destaque para Barueri e Alphaville

O município de Barueri, que figura entre os maiores PIBs do país, concentra a maior parte das vagas paulistas, especialmente para o escritório da Azul em Alphaville. Entre os cargos disponíveis estão analista de Telecom (Pleno e Sênior), analista de Parcerias e analista de Produtos. Algumas funções oferecem modelo híbrido, enquanto outras exigem trabalho presencial.

Vagas em Campinas e outras bases

Em Campinas, onde está localizado o hub de Viracopos e o Hangar de Manutenção da Azul — um dos maiores do país —, há oportunidades para engenheiro de Segurança do Trabalho, agente de Aeroporto, além de analista de Planejamento e Controle de Manutenção.

A seleção também contempla vagas afirmativas, com posições destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Entre elas, estão oportunidades para agente de Aeroporto nas bases de João Pessoa (PB), Recife (PE) e Campinas, além da função de agente de Excelência ao Cliente no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).

Além das posições operacionais, a companhia busca profissionais para setores estratégicos. Há vagas para analista de Dados e Analytics, executivo de Vendas, coordenador de Vendas de Cargas Internacionais, especialistas em Compras e Contratos, entre outras funções.

Benefícios e compromisso com inclusão

A Azul destaca que seus tripulantes e familiares contam com um pacote de benefícios competitivo, que inclui Programa de Concessão de Passagens Aéreas, assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale transporte, auxílio creche e plano de desenvolvimento de carreira.

A companhia também reforça seu compromisso com processos seletivos inclusivos, conduzidos sem distinção de raça, cor, gênero, orientação sexual, nacionalidade, deficiência, idade, classe social, religião ou qualquer outra característica pessoal.

Os interessados podem conferir a lista completa de oportunidades e se candidatar diretamente no site oficial da companhia: Vagas Azul.

Azul lança operação inédita de lazer em Congonhas no verão

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Azul
Companhia vai converter parte dos voos corporativos em rotas sazonais para o Nordeste, somando 950 operações extras no período. Crédito: Divulgação

A Azul terá uma operação inédita no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), para o verão 2025/2026. Pela primeira vez, a companhia converterá 45% de seus voos programados para o aeródromo, originalmente voltados ao público corporativo, em operações sazonais de lazer, para atender a demanda de alta temporada, principalmente, para o Nordeste. Com isso, a Azul oferecerá cerca de 950 voos extras e de 130 mil assentos de/para Congonhas entre 13 de dezembro e 2 de fevereiro do ano que vem.

“Essa será uma operação inédita em Congonhas e estamos encarando esse novo planejamento como se fosse um projeto-piloto que poderá se repetir anualmente nesse período de alta temporada. Nossa expectativa é oferecer mais conveniência para os clientes que querem aproveitar as férias em destinos do Nordeste. Para isso, vamos converter voos destinados ao público de negócios, como de Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para o público que busca lazer e viagens com a família”, explicou Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.

A partir do aeródromo, a Azul terá rotas para destinos como João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA). Para o aeroporto da capital da Paraíba, a companhia fará um aumento de 600% nos voos, seguido pelo crescimento de 469% na oferta de assentos.

Porto Seguro terá o mesmo percentual de aumento em decolagens e assentos. Já as decolagens para a capital de Alagoas terão um aumento de 250%, além de 219% na oferta de assentos.

A Azul também programou voos diários de Congonhas para Natal (RN) e Fortaleza (CE), além do início de novos destinos para os Clientes que quiserem aproveitar o verão em Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Ilhéus (BA) e Salvador (BA). Além disso, a companhia terá 32 toneladas a mais por dia de capacidade de embarque de cargas com a mudança de malha no aeroporto.

COP30: Aeroporto de Belém ganha rede exclusiva de energia

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O Aeroporto Internacional de Belém conta agora com uma rede exclusiva de energia; medida reduz riscos de falhas e amplia a disponibilidade de energia no local Crédito: Patricia Lanini/ Divulgação NOA Airports

O Aeroporto Internacional de Belém passa a contar com um circuito exclusivo de energia elétrica, medida estratégica para garantir maior estabilidade durante a COP 30, que será realizada em novembro de 2025 na capital paraense. A obra foi entregue pela Equatorial Pará e tem como objetivo reduzir riscos de falhas e ampliar a disponibilidade de energia no principal hub aéreo do estado.

A iniciativa faz parte de um pacote de modernização da rede elétrica de Belém e inclui também a renovação de 3,5 km da rede na avenida Arthur Bernardes, no trecho entre a passagem Mirandinha e a Júlio César. O investimento total das duas obras chega a R$ 1,5 milhão.

Na linha expressa do aeroporto, foram construídos 2,1 km de rede elétrica desde a subestação Grão-Pará, na avenida Desembargador Paulo Frota, até a Júlio César. O projeto incluiu a instalação de cabos de última geração e equipamentos automatizados, que permitem atendimento remoto 24 horas por dia.

Benefícios para moradores e turistas

Além de reforçar o sistema para o aeroporto para o COP30, as melhorias também trazem impacto positivo para comerciantes e moradores da região, que já percebem mais qualidade no fornecimento. A renovação da infraestrutura elétrica amplia a confiabilidade da rede e cria condições para acompanhar o crescimento de demanda nos próximos anos.

De acordo com Éder Ferreira, superintendente da Equatorial Pará, os investimentos vão além do evento internacional. “Nosso compromisso é garantir um fornecimento de energia seguro, contínuo e de qualidade durante a COP30. Mas, acima de tudo, queremos deixar um legado que ficará para a população, com uma rede mais moderna, confiável e preparada para o crescimento de Belém nos próximos anos”, destacou.

Outras regiões da cidade também receberão reforço no fornecimento até a realização da conferência climática, que reunirá líderes globais e milhares de visitantes em Belém.

MSC Cruzeiros leva menu exclusivo ao GP da Itália com a Alpine

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Companhia serviu pratos de seus restaurantes de especialidades a pilotos, engenheiros e convidados no Autódromo de Monza. Crédito: Divulgação

A MSC Cruzeiros levou parte de sua oferta gastronômica para a equipe BWT Alpine Formula One Team durante o Grande Prêmio (GP) da Itália, realizado no Autódromo Nazionale Monza. A ação marca a primeira vez em que uma companhia de cruzeiros transfere sua proposta culinária para um autódromo.

Como Parceira Premium da equipe, a MSC Cruzeiros ofereceu um menu exclusivo ao longo do fim de semana de corrida, servido a pilotos, engenheiros, equipe de box e convidados. Os pratos tiveram como base restaurantes de especialidades da companhia, como Eataly, Kaito Sushi & Teppanyaki, Chef’s Garden Kitchen e Hola! Tacos & Cantina.

O cardápio da GP foi desenvolvido por três chefs da MSC Cruzeiros: Luca Cesarini, especialista em culinária italiana; Xiao Wang, referência em cozinha asiática; e Pasquale Puziello, com experiência Michelin. Entre os pratos servidos estavam sashimi de Hamachi e salmão, tagliatelle com trufa dos Apeninos, costela bovina glaceada e sobremesas como tiramisù e flan mexicano.

“Esta foi uma oportunidade nova e única de mostrar a criatividade e talento de nossos chefs, levando a mesma experiência gastronômica autêntica que nossos hóspedes desfrutam a bordo, para a BWT Alpine Formula One Team e seus convidados no autódromo”, afirma Stéphane Franchini, diretor sênior de Alimentos e Bebidas da MSC Cruzeiros.

“Por ter crescido assistindo à Fórmula 1, foi um privilégio estar no meio da ação e servir um menu que ajudasse a energizar os pilotos da BWT Alpine Formula One antes de sua corrida”, conta chef Luca Cesarini.

Guy Martin, diretor de Marketing Global da BWT Alpine Formula One Team, também destacou a iniciativa. “Levando a essência dos mares para a velocidade das pistas, os talentosos chefs da MSC Cruzeiros criaram uma experiência gastronômica no GP da Itália”, comenta.

A parceria entre MSC Cruzeiros e BWT Alpine foi anunciada no início de 2025. A companhia é Patrocinadora Global da Fórmula 1 desde 2022 e renovaram parceria global até 2030.

BestBuy Travel realiza BestFam na Riviera Maya

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BestBuy Travel promove BestFam junto à rede Lomas Hospitality na Riviera Maya. Crédito: Divulgação
BestBuy Travel promove BestFam junto à rede Lomas Hospitality na Riviera Maya. Crédito: Divulgação

De 1º a 5 de setembro, a BestBuy Travel promoveu o BestFam, um famtour exclusivo realizado em parceria com a rede Lomas Hospitality, reunindo agentes de viagens selecionados para uma imersão na Riviera Maya, que incluiu visitas a Cancún e Playa del Carmen. O encontro teve como propósito estreitar laços com o trade, ampliar o conhecimento sobre os empreendimentos da rede e destacar a diversidade de experiências disponíveis na região.

Experiências exclusivas no Caribe

O roteiro contemplou visitas técnicas que permitiram aos participantes conhecer de perto a hospitalidade e os diferenciais da Lomas Hospitality. Entre os destaques esteve o Palafitos Overwater Bungalows, primeiro conjunto de bangalôs sobre a água no Caribe mexicano, que integra o portfólio da rede.

Dentro do conceito More Inclusive, a programação do famtour ofereceu atividades como mergulho no cenote Aktun Chen, experiências em parque aquático, momentos de lazer em praias como Playa Maroma e um passeio de catamarã. Todas essas vivências fazem parte da oferta dos hotéis El Dorado Resorts, Generations Riviera Maya e Palafitos, sem custo adicional para os hóspedes.

Integração com a cultura e a gastronomia

Além das atividades nos resorts e atrativos naturais, os agentes tiveram contato direto com a cultura local. Gastronomia típica, paisagens naturais e interações com a comunidade caribenha reforçaram a percepção de que a Riviera Maya segue entre os destinos mais procurados do mundo, unindo sofisticação e autenticidade.

Fortalecimento do relacionamento com o trade

Para Fernando Gimenez, Head de Vendas da BestBuy Travel, a iniciativa reforça a importância de aproximar o produto da vivência prática dos agentes. “Vivenciar a experiência junto aos agentes, conhecer de perto cada detalhe da rede Lomas Hospitality e compartilhar momentos de lazer e integração fortalece ainda mais nossa relação com os clientes. Essa troca é essencial para que todos regressem inspirados e preparados para oferecer o melhor aos viajantes”, destaca.