BRL - Moeda brasileira
EUR
6,16
USD
5,36
Início Site Página 10

Governo entrega obras do Porto de Outeiro e do Aeroporto de Belém para a COP30

0
obras
Novo terminal portuário e aeroporto ampliado fortalecem o turismo e a bioeconomia na região Norte. Crédito: Eduardo Oliveira/MPor

Luiz Inácio, presidente da República, e Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos,  participaram neste sábado (1º) da cerimônia de entrega das obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, no Pará. Com investimentos de R$ 260 milhões, a estrutura está pronta para receber navios e movimentação de passageiros.

Coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), com patrocínio federal via Itaipu Binacional e execução da Companhia Docas do Pará (CDP), o empreendimento modernizou e reforçou toda a área de cais e a prancha de carga do porto. Finalizadas antes do prazo, as obras geraram cerca de 450 empregos, com prioridade para trabalhadores da região.

Para o presidente Lula, o porto é um símbolo da bioeconomia do Brasil. “Vamos poder mostrar para a parte do mundo que está preocupada com a manutenção do clima de que investir em bioeconomia é uma das coisas mais sagradas. E o Pará pode ser a porta de entrada desse novo modelo de desenvolvimento. Este porto significa isso. Quem imaginaria que um transatlântico, que carrega 6 mil pessoas, poderia parar aqui? E a gente está mostrando que isso é possível”, celebra.

Costa Filho fez questão de destacar a importância das obras no porto e seus benefícios. “As melhorias no terminal de Outeiro serão um grande reforço para receber os cruzeiros que virão para a COP30. Também serão instalados equipamentos, como estações de raio X, que nos permitirão ter controle de entrada e saída de quem nos visita”, explica.

“Tudo isso é mais conforto e segurança às delegações que aqui estarão. Isso dialoga com a agenda ambiental, com a sustentabilidade, com a transição energética. Assim, cada vez mais o Brasil vai se transformando num grande player internacional, e a pauta de sustentabilidade dialoga com o crescimento econômico do Brasil”, comemora.

Benefício atual e futuro

O terminal está apto a receber dois navios como hotéis flutuantes durante a COP30, adicionando 6 mil leitos à rede hoteleira de Belém e desafogando a demanda por hospedagem durante o evento. No futuro, a estrutura será incorporada às rotas regulares de turismo marítimo, beneficiando de forma contínua os setores de hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e a população da região Norte, com impactos em médio e longo prazos.

O novo terminal integra a estratégia do Governo Federal para fortalecer a matriz de exportação do estado e atrair novas rotas marítimas, consolidando o porto como alternativa competitiva no Arco Norte.

Iniciado em 17 de abril deste ano, o projeto do novo Porto de Outeiro está sendo concluído em seis meses, tempo recorde para uma obra portuária. Para isso, foram projetadas frentes de trabalho simultâneas, 24 horas por dia, em três turnos de trabalho com equipes diferentes, para que o cronograma seguisse o ritmo esperado. O projeto contou com a construção de 11 dolphins; instalação de 10 pontes metálicas; e ampliação do píer de 261 metros para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da capacidade anterior.

Mais cedo, Costa Filho e o presidente Lula visitaram e fizeram a entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), que recebeu R$ 450 milhões em investimentos da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). A ampliação elevou a capacidade do terminal de 7,7 milhões para 13 milhões de passageiros por ano e fortalece a infraestrutura da capital para eventos internacionais como a COP30.

Entre as melhorias estão a requalificação das pistas, novo pátio de aeronaves, ampliação do saguão e triplicação das áreas de embarque doméstico e internacional. O terminal também passou a contar com portões eletrônicos com tecnologia biométrica, sala multissensorial voltada ao público neurodivergente e passou a operar com 100% de energia renovável.

Na cerimônia, o chefe do MPor celebrou as melhorias. “As obras do Aeroporto de Belém estão oficialmente entregues à população do Pará e do Brasil. Mais de R$ 450 milhões investidos. Ganha a COP30, ganha o estado do Pará e ganha o Brasil”, finaliza.

As obras foram concluídas com quase um ano de antecedência e geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.

Viação Águia Branca inaugura novo ponto de embarque no Shopping Metrô Itaquera

0
Águia branca itaquera
Novo ponto de embarque da Viação Água Branca no Shopping Metrô Itaquera. Foto: divulgação

A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, anunciou a inauguração de um novo ponto de embarque e desembarque em São Paulo, localizado no Shopping Metrô Itaquera, na Zona Leste da capital. A partir desta quinta-feira (31), o local passa a atender as linhas São Paulo/Itaquera – Rio de Janeiro/Barra da Tijuca e São Paulo/Itaquera – Rio de Janeiro, oferecendo mais praticidade, conforto e segurança aos passageiros que viajam a trabalho ou lazer.

O novo ponto está situado na entrada 3 do shopping, próximo ao acesso do metrô, facilitando o deslocamento e a integração com outros meios de transporte. A iniciativa reforça o compromisso da Viação Águia Branca em melhorar a conectividade em grandes centros urbanos e ampliar sua presença em regiões estratégicas.

O novo ponto de parada busca atender à crescente demanda de passageiros que optam pelo transporte rodoviário entre as duas principais capitais do Sudeste.

Veja os destinos internacionais mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre

0
Decolar aponta os destinos internacionais mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre
Decolar aponta os destinos internacionais mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre. Crédito: Divulgação

A Decolar divulgou um levantamento que revela um crescimento expressivo na procura por viagens internacionais realizadas por brasileiros no segundo semestre de 2025. De julho a dezembro, as buscas por voos ao exterior aumentaram 26% em comparação ao mesmo período de 2024, sinalizando uma retomada vigorosa da demanda por viagens fora do país.

Segundo a companhia, o movimento é acompanhado por uma tendência igualmente positiva no sentido inverso: a busca de estrangeiros pelo Brasil cresceu quase 20%, reforçando o equilíbrio entre emissivos e receptivos. “Na Decolar, temos observado um crescimento consistente na demanda por viagens, tanto de brasileiros em busca de experiências no exterior quanto de estrangeiros interessados em visitar o Brasil. Esse movimento ocorre de forma bastante equilibrada entre os dois fluxos”, afirma Juliane Castiglione, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.

Destinos internacionais mais procurados

A análise das plataformas da empresa mostra que os destinos latino-americanos seguem em alta entre os viajantes brasileiros. Buenos Aires ocupa o primeiro lugar entre as cidades mais buscadas, seguida por Santiago, Punta Cana, Orlando e Cancún. O top 10 ainda inclui San Andrés, Cartagena, Lima, Montevidéu e Bariloche, consolidando a preferência por locais que oferecem uma combinação entre boa conectividade aérea, diversidade cultural e experiências de lazer.

Os principais mercados emissores brasileiros continuam concentrados nas grandes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, que seguem como os maiores polos de partida para viagens internacionais. A forte presença dessas cidades também reflete o papel dos hubs aéreos nacionais na ampliação da conectividade com o restante do continente e com os Estados Unidos.

Estrangeiros também escolhem o Brasil

A pesquisa da Decolar destaca que o Brasil também vive um bom momento como destino turístico. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista dos locais mais buscados por visitantes estrangeiros, seguidas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília. Capitais do Nordeste, como Salvador e Recife, também figuram entre os dez principais destinos, ao lado de Goiânia e Vitória, indicando uma diversificação crescente do turismo receptivo no país.

Viagens completas e personalizadas

Juliane Castiglione enfatiza que o aumento da procura reforça a importância do planejamento e da personalização da viagem. “Nosso portfólio contempla opções para todos os perfis de clientes. Por isso, sempre reiteramos a importância de adquirir pacotes de viagem, que podem gerar até 35% de economia em comparação à compra separada de passagens aéreas, hospedagem e outros serviços. Além da economia, o pacote oferece mais conveniência, praticidade e segurança, garantindo uma jornada completa e sob medida para cada viajante”, conclui.

Com o crescimento simultâneo da demanda por viagens internacionais e pelo Brasil, a Decolar prevê um fim de ano aquecido para o setor de turismo, impulsionado pela retomada econômica, pela valorização de experiências autênticas e pela busca dos brasileiros por destinos que combinam lazer, cultura e conectividade.

Rubens Regis é eleito presidente do Destino Floripa & Região

0
Destino Floripa
Rubens Regis, Marlei Magro e Mário Costa Júnior. Crédito: Divulgação/ Destino Floripa

O consultor Rubens Augusto Regis foi eleito presidente do Destino Floripa & Região, entidade responsável pela promoção turística da Grande Florianópolis (SC) em mercados nacionais e internacionais. O mandato tem duração de dois anos e começa em janeiro de 2026. Regis sucede Mário Costa Júnior, enquanto a empresária Marlei Magro permanece como vice-presidente.

Administrador e pós-graduado em marketing, Regis tem passagem por redes como Bourbon, Othon, Transamerica e Novotel, além de ter atuado na reformulação das estratégias de marketing e vendas do Costão do Santinho Resort. Ele foi indicado 14 vezes ao Prêmio Caio como Destaque Hoteleiro do Ano, vencendo o Grand Prix da categoria em 2012 e 2020. Fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), atualmente integra o Conselho de Administração do Grupo Termas da Jurema e atua em consultoria com foco em governança, planejamento estratégico e programas ESG.

O Destino Floripa & Região, que há 22 anos promove o turismo de lazer, eventos e negócios na capital catarinense e arredores, mantém o projeto Florianópolis Day como principal ação de divulgação. Em 2024, a iniciativa passou por 21 destinos nacionais e internacionais, com capacitação de profissionais do setor em sete países.

Para 2026, o planejamento inclui 25 ações em mercados nacionais e internacionais, entre elas duas no Chile, duas na Argentina e outras no Uruguai, Paraguai e Peru — este último aproveitando o novo voo direto entre Florianópolis e Lima, que começa a operar em dezembro pela Latam. O projeto também contemplará ações em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, além da participação em 13 feiras de turismo no Brasil e no exterior, em países como Portugal, Chile, Costa Rica e Argentina.

Confira a seguir a diretoria eleita para a gestão 2026/2027

Diretoria Executiva:

  • Presidente – Rubens Augusto Régis (L.A.J. Assessoria Empresarial Ltda.)
  • Vice-presidente – Marlei Salete Magro (MDois Eventos)
  • Diretor Comercial – Fabio de Carvalho Ferreira (Firenze Business Hotel)
  • Diretor de Marketing – Miler de Souza Bairros (LK Design Hotel)
  • Diretor de Captação de Eventos – Marcel Bicca (JIAH)
  • Diretora de Visitors – Kassyana Martins (Hotel Porto Sol)
  • Diretor de Relacionamento – Emerson da Rosa (Castelmar Hotel)
  • Diretor de Novos Mercados – Tiago Fattori (Diferencial Live Marketing)
  • Diretora de Eventos – Isabela Tolotti (Jo Cintra Tailor Made Tours)
  • 1º Secretário – Danilay Rodrigo Fuck (Leone’s Forneria)
  • 2ª Secretária – Maura Regina Pedromonico (Giga Soluções Audiovisuais)
  • 3ª Secretária – Claudia Laurent (Apuama Rafting)
  • 1ª Suplente – Michelle de Bona (Los Troncos)
  • 2º Suplente – Ronaldo Gomes (Grupo Pleno)
  • 3ª Suplente – Regina Céli Sabbi Essenburg (Essen Vinhos)
  • 4ª Suplente – Cristiane Del Corona (Wow Live)
  • 5° Suplente – Alexander Dürrewald (Le Sept)

Conselho Fiscal:

  • Anne Lise Barreto Perfeito (Soulvenir)
  • Cristiano Medeiros (Transfertour)
  • Dagmar Zandonadi (Santa & Bella)
  • Jonatham Figueroa (Belatur)
  • Maria de Fátima da Silva Duarte (EcoFloripa)
  • Sônia Santana (Scuna Sul)

Blue Tree Thermas de Lins recebe espetáculo “Starlight Concert – Clássicos do Rock” em novembro

0
Starlight Concert no Blue Tree Thermas de Lins promete noite de rock e música clássica à luz de velas. Crédito: Divulgação/Blue Tree Thermas de Lins
Starlight Concert no Blue Tree Thermas de Lins promete noite de rock e música clássica à luz de velas. Crédito: Divulgação/Blue Tree Thermas de Lins

O Blue Tree Thermas de Lins será o cenário do “Starlight Concert – Clássicos do Rock”, no dia 22 de novembro, às 20h, na Arena de Eventos do resort. O espetáculo promete uma noite inesquecível ao unir a energia do rock à elegância da música clássica, com um ambiente iluminado por velas e uma proposta que privilegia emoção e atmosfera.

O concerto apresentará versões instrumentais de grandes ícones do rock mundial, interpretadas por músicos em arranjos para violino, violoncelo e piano, criando uma fusão envolvente entre intensidade e delicadeza. O evento é aberto ao público e os ingressos podem ser adquiridos individualmente, sem a necessidade de hospedagem.

Parte da programação cultural do resort para novembro, o espetáculo reforça a proposta da rede Blue Tree Hotels de oferecer experiências de encantamento, cultura e convivência, integrando hóspedes, moradores e visitantes da região.

“O Starlight Concert traduz o espírito do Blue Tree: experiências que tocam o coração, despertam emoção e criam memórias. É uma alegria poder abrir as portas do resort para um evento tão inspirador para todas as idades”, afirma Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

Durante o feriado da Consciência Negra, entre 20 e 23 de novembro, o resort também preparou pacotes temáticos com gastronomia e lazer. A programação inclui churrasco à beira da piscina na sexta-feira (21), costelada no sábado (22), ambas com música ao vivo, além de atividades para todas as idades em meio à natureza.

Enjoy Punta del Este destaca papel do entretenimento no turismo MICE durante a Festuris

0
Javier Azcurra, Diretor de Relaçíµes Institucionais e Vendas do Enjoy Punta del Este Casino & Resort. Foto: Divulgação
Javier Azcurra, Diretor de Relaçíµes Institucionais e Vendas do Enjoy Punta del Este Casino & Resort. Foto: Divulgação

O Enjoy Punta del Este, ícone da hotelaria e do entretenimento na América do Sul, participará da Festuris 2025, entre os dias 7 e 9 de novembro, em Gramado (RS). O resort uruguaio marcará presença na área Luxury do evento, consolidando seu posicionamento como destino que une luxo, hospitalidade e experiências memoráveis. A participação também reforça a importância do público brasileiro para o turismo uruguaio, em um momento de crescimento expressivo do setor.

O destaque da agenda será a palestra de Javier Azcurra, diretor de Relações Institucionais e Vendas do Enjoy Punta del Este, que sobe ao Palco Business & Innovation no sábado (8) para apresentar o tema “O poder do entretenimento no turismo MICE”. Em sua fala, o executivo refletirá sobre o papel central do entretenimento como ferramenta estratégica para transformar convenções e eventos corporativos em experiências envolventes.

“Hoje, um evento precisa inspirar e conectar pessoas de forma autêntica. No Enjoy, aprendemos que o entretenimento é a ponte entre a experiência e a lembrança. Ele transforma um simples encontro em algo memorável”, afirma Javier Azcurra.

O momento não poderia ser mais oportuno. Segundo dados do Grand View Research, o mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) movimentou US$ 38 bilhões na América Latina em 2024 e deve crescer a uma taxa anual de 7,3% até 2030. Esse desempenho reflete o avanço do turismo corporativo e o papel cada vez mais relevante de destinos preparados para oferecer infraestrutura completa e vivências diferenciadas.

O Uruguai segue a mesma tendência positiva: o turismo no país cresceu 22% em 2024, consolidando-se como um dos principais vetores da economia nacional. Nesse contexto, o Enjoy Punta del Este reforça seu protagonismo com 294 apartamentos, 11 restaurantes e bares, um cassino internacional, spa e uma programação permanente de shows, eventos e experiências gastronômicas — uma combinação que o coloca entre os resorts mais completos da região.

A presença do Enjoy na Festuris também tem um forte componente estratégico. O Brasil é o principal emissor de turistas internacionais para Punta del Este, impulsionado pelas conexões aéreas curtas e pelo crescente interesse dos brasileiros por viagens de experiência e luxo. Um estudo recente do IMARC Group projeta que o turismo de luxo na América Latina deve ultrapassar US$ 208 bilhões até 2033, impulsionado pela busca por exclusividade, bem-estar e autenticidade — valores que estão no centro da proposta do resort.

“O público brasileiro entende o que é viver bem e busca destinos que traduzam esse estilo de vida. Estar na Festuris é uma forma de reafirmar essa relação de proximidade e mostrar que, a poucas horas de distância, existe um resort que entrega hospitalidade, cultura e emoção em cada detalhe”, acrescenta Azcurra.

Monã Hotel une arte e hospitalidade em Teresina

0
Monã Hotel
Empreendimento abriga acervo permanente com obras de artistas piauienses e destaque para painel de Gualberto Jr. Crédito: Divulgação/Monã Hotel

O Monã Hotel, localizado na zona leste de Teresina (PI), integra arte e hospitalidade em sua proposta, reunindo obras de artistas locais em um acervo permanente que valoriza a produção cultural piauiense. As peças, que incluem pinturas, esculturas, cerâmicas e painéis, compõem um percurso visual que conecta hóspedes e visitantes à identidade artística da região.

Um dos destaques do hotel é o painel desenvolvido pelo arquiteto e artista visual Gualberto Jr. para o restaurante Ayty, cujo nome significa “ninho” em tupi-guarani. A obra representa paisagens do estado, do sertão ao delta do Parnaíba, e combina referências à cerâmica, à geometria indígena e à cestaria tradicional.

Inspirado na palavra “Monã”, que na língua tupi-guarani designa o criador de todas as formas da natureza, o empreendimento reflete em sua arquitetura e decoração elementos das raízes locais. Com 64 acomodações, piscina aquecida no rooftop, academia e sauna, o Monã Hotel também atua como espaço de valorização da cultura regional, estimulando o turismo cultural e a economia criativa de Teresina.

Peru Week 2025 celebra 12 anos e espera superar US$ 4,6 milhões em vendas

0
Peru Week 2025
Silvia Seperack e Milagros Ochoa, da Promperú. Crédito: Maurício Herschander/ Brasilturis

A Promperú realizou, nesta sexta-feira (31), no restaurante Mares de La Peruana, da chef Marisabel Woodman, o lançamento oficial da Peru Week 2025, campanha que completa 12 anos promovendo o turismo e a gastronomia do país no mercado brasileiro. O evento contou com a presença de Silvia Seperack, conselheira econômica e comercial da Promperú no Brasil, que apresentou os números mais recentes do setor e reforçou o papel estratégico do Brasil entre os principais emissores de turistas para o Peru.

Segundo a executiva, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar entre os mercados latino-americanos e o 5º no ranking mundial de visitantes ao país. “Em 2024, o Peru recebeu 184.725 turistas brasileiros, e até outubro deste ano já são 138 mil visitantes, consolidando o Brasil como um parceiro essencial para o turismo peruano”, destacou Silvia. Ela também reforçou que o país conta hoje com 248 voos mensais e 56 frequências semanais partindo de cinco cidades brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba — e que, a partir de 2 de dezembro, Florianópolis também ganhará conexão direta com Lima.

A Peru Week 2025, organizada pela Promperú em colaboração com operadores, consolidadoras, companhias aéreas e restaurantes peruanos, reúne este ano 154 empresas participantes, sendo 95 operadoras de turismo e 54 restaurantes espalhados por 20 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Maceió, Salvador e Fortaleza. “A campanha é uma grande aliança colaborativa. São 12 anos de muito trabalho e parceria para que cada vez mais brasileiros descubram o Peru”, ressaltou Silvia.

A expectativa da Promperú é superar os US$ 4,6 milhões em vendas alcançados na edição anterior, impulsionados por 190 ofertas turísticas exclusivas. Os pacotes incluem destinos icônicos como Lima, Cusco, Ica, Puno e Arequipa, além de regiões emergentes como Ancash, no norte do país, que se destaca por suas paisagens montanhosas e trilhas de trekking entre as cordilheiras Branca e Negra — consideradas entre as dez melhores rotas de caminhada do mundo.

Silvia também ressaltou o potencial do turismo de natureza e luxo na floresta peruana, que cobre cerca de 60% do território nacional e vem atraindo viajantes interessados em experiências sustentáveis e exclusivas. “Hoje temos cruzeiros de luxo que levam apenas 20 ou 30 pessoas pela Amazônia peruana, combinando conforto, gastronomia e conexão com a natureza”, explicou.

Além do turismo, a gastronomia continua sendo um dos principais motores de atração do país. O Peru é reconhecido internacionalmente como melhor destino culinário da América Latina e um dos principais do mundo, com dois restaurantes entre os melhores do planeta. Para reforçar essa vocação, Silvia anunciou um mega festival gastronômico que será realizado em Lima de 5 a 7 de dezembro, com o objetivo de ampliar ainda mais a visibilidade da cozinha peruana.

“A gastronomia é um grande motivador de viagens, e queremos continuar fortalecendo essa imagem de excelência que o Peru tem no mundo. Estamos muito felizes em compartilhar essa celebração de 12 anos com nossos parceiros e com o público brasileiro”, concluiu Silvia Seperack.

Copacabana Palace é eleito o 11º melhor hotel do mundo no The World’s 50 Best Hotels 2025

0
Copacabana melhor hotel
Copacana Palace foi eleito o 11º melhor hotel do mundo. Foto: divulgação/Copacabana Palace

O Copacabana Palace, a Belmond Hotel, foi eleito o 11º melhor hotel do mundo no ranking The World’s 50 Best Hotels 2025, cuja cerimônia de anúncio aconteceu na última quinta-feira (30), em Londres. O evento, realizado no histórico Old Billingsgate, às margens do rio Tâmisa, marcou a terceira edição da premiação organizada pelo grupo William Reed, que também é responsável pelos reconhecidos The World’s 50 Best Restaurants e The World’s 50 Best Bars. O Rosewood São Paulo também foi destaque na lista, figurando pelo segundo ano consecutivo entre os 25 melhores hotéis do mundo.

A premiação reuniu nomes importantes do turismo e da hotelaria global para celebrar as melhores experiências hoteleiras dos seis continentes. “Estamos muito felizes em retornar a Londres para a terceira edição do The World’s 50 Best Hotels. É uma honra reunir tantas vozes líderes em viagens, hospitalidade e hotéis – e celebrar o que há de melhor. Nossos mais calorosos parabéns vão para todos os hotéis da lista deste ano, cada um deles certamente deixou uma ótima impressão em nossa recém-expandida Academia de especialistas em viagens. Esperamos que a lista de 2025 inspire os viajantes a planejarem sua próxima viagem”, declarou Emma Sleight, Head of Content do The World’s 50 Best Hotels.

Localizado na Avenida Atlântica, de frente para a praia de Copacabana, o Copacabana Palace é um dos ícones da hotelaria brasileira e mundial. Inaugurado em 1923, o hotel foi palco de eventos marcantes no cenário social do Rio de Janeiro e recebeu personalidades de diferentes gerações. Em 1986, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional e, três anos depois, adquirido pela Belmond.

“É uma honra ver o Copacabana Palace mais uma vez reconhecido globalmente. Nossa posição na lista dos 50 melhores hotéis do mundo é um reflexo direto de nossa dedicação em oferecer uma experiência inesquecível aos nossos hóspedes e clientes, sempre honrando os mais de 100 anos de história, mas também inspirando o futuro”, afirmou Ulisses Marreiros, Belmond Area Managing Director Brazil.

O ranking The World’s 50 Best Hotels 2025 foi divulgado em contagem regressiva, do 50º ao 1º lugar, e contou com a votação de 800 especialistas anônimos da 50 Best Hotels Academy, formada por hoteleiros, jornalistas de viagens, educadores e viajantes de luxo experientes.

Turismo de Gramado cresce 26% e Natal Luz deve atrair 2,8 milhões de visitantes

0
Gramado prevê 2,8 milhões de visitantes para o Natal Luz e consolida crescimento sustentável do turismo. Crédito: Divulgação
Gramado prevê 2,8 milhões de visitantes para o Natal Luz e consolida crescimento sustentável do turismo. Crédito: Divulgação

O Turismo, responsável por cerca de 90% da economia de Gramado, vive um momento de forte recuperação e crescimento. De acordo com o boletim divulgado pelo Observatório de Turismo de Gramado, órgão vinculado à Secretaria de Turismo, o fluxo de visitantes entre janeiro e agosto de 2025 aumentou 26,53% em relação ao mesmo período do ano anterior, marcando um avanço consistente após o impacto das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.

Os dados, que combinam medições por celulares conectados à rede local e fluxo de veículos nos pedágios de acesso à cidade, apontam também um crescimento de 16,6% nas visitas em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. A expectativa para o último trimestre é otimista: o Natal Luz, principal evento do destino, deve atrair 2,8 milhões de visitantes até 18 de janeiro de 2026.

Segundo Cláudio Duarte, presidente do Sindicato de Turismo da Região das Hortênsias, a taxa média de ocupação hoteleira em novembro já está próxima de 80%. “Esperamos chegar perto dos 100% até dezembro. Este ano pode ser histórico para o turismo de Gramado”, afirmou.

O relatório mostra que o número de turistas vindos de outros estados brasileiros mais do que dobrou, com aumento de 102,7% em relação a 2024. Santa Catarina segue como o maior emissor de visitantes no acumulado do ano, enquanto São Paulo liderou nos meses de junho, julho e agosto, com mais de 133 mil turistas.

No cenário internacional, o crescimento também é expressivo: o volume de estrangeiros aumentou 41,9% em um ano. Argentina e Uruguai permanecem entre os principais mercados emissores, agora acompanhados por Paraguai e Estados Unidos, que completam o Top 4 de origens internacionais e somam 64,5% dos visitantes estrangeiros em agosto.

A movimentação rodoviária reforça a tendência de alta. O pedágio da RS-235, na ligação com Nova Petrópolis, registrou aumento de 16,6%, enquanto o da RS-115, em Três Coroas, cresceu 3,9% no mesmo período.

Outro dado relevante é o aumento da média de pernoites, que passou de três em 2023 para 4,5 em 2025. Em agosto, foram contabilizados mais de 730 mil pernoites, alta de 32,1% em comparação ao ano anterior, considerando hospedagens em hotéis, pousadas e imóveis de aluguel por temporada.

Para Ricardo Bertolucci, secretário municipal de Turismo, os resultados refletem um amadurecimento do destino. “A cidade está cheia, mas não sobrecarregada. Estamos alcançando um modelo mais sustentável de turismo, que gera valor econômico sem comprometer a infraestrutura e o bem-estar de moradores e visitantes”, destacou.