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Com minicruzeiros, MSC amplia mercado brasileiro e atrai viajantes

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Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros (Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)

Miami (EUA) – A MSC Cruzeiros tem apostado de maneira assertiva nos minicruzeiros como forma de expandir seu alcance no mercado brasileiro, aproveitando a crescente demanda por experiências curtas, acessíveis e de alto padrão. Durante a temporada atual, a companhia lançou mais de 50 saídas de minicruzeiros, abrangendo roteiros que variam de 3 a 5 dias, com embarques em portos estratégicos como Santos e Rio de Janeiro. Com isso, a MSC não apenas diversificou sua oferta, mas também posicionou os minicruzeiros como a porta de entrada perfeita para quem deseja conhecer o universo dos cruzeiros marítimos.

As informações acimas foram repassadas por Adrian Ursilli e Ignacio Palacios, diretor geral e diretor de Vendas e Receitas da MSC Cruzeiros, respectivamente, na tarde desta sexta-feira (11), a bordo do MSC World America.

A aposta nos minicruzeiros faz parte de uma estratégia mais ampla da MSC Cruzeiros, que tem como objetivo atrair novos clientes e fidelizar os viajantes que, muitas vezes, ainda estão em busca da primeira experiência em alto-mar. De acordo com Ursilli, “os minicruzeiros oferecem a chance perfeita de testar a experiência de um cruzeiro, sem a necessidade de um compromisso de longa duração. E, para muitos, é o primeiro passo para se apaixonar pelo produto”, ressalta.

“O brasileiro costuma começar com minicruzeiros e, à medida que conhece o produto, passa a buscar viagens mais longas, em destinos internacionais. Nossa missão é oferecer um caminho completo e acessível para essa evolução”, destaca Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros.

Cruzeiros de curta duração são especialmente atrativos para famílias, que representam a maior parte do público da MSC no Brasil, com uma faixa etária predominantemente entre 44 e 45 anos. “Para as famílias brasileiras, os minicruzeiros são uma forma mais acessível de férias, com a garantia de uma experiência completa em termos de entretenimento e conforto”, explica o diretor geral da MSC Cruzeiros.

De acordo com a MSC, 90% dos passageiros que experimentam um cruzeiro nacional tendem a repetir a experiência e, em média, realizar um cruzeiro com destinos internacionais em sua terceira vez.

 

 

 

Catalunha intensifica promoção no Brasil e convida viajantes a irem além de Barcelona

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Rosane Pimentel, executiva de Marketing da Catalunha para a América do Sul (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)
Rosane Pimentel, executiva de Marketing da Catalunha para a América do Sul (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)

São Paulo (SP) – Embora Barcelona seja uma das marcas mais fortes da Europa, a Catalunha quer mostrar que é muito mais do que sua capital mundialmente famosa. Com paisagens que vão das montanhas nevadas dos Pirineus às praias da Costa Brava e à sofisticação da gastronomia com 72 estrelas Michelin, a região espanhola está investindo em ações de divulgação no Brasil para estimular o turista a explorar toda sua diversidade.

“Nosso trabalho é justamente reposicionar a Catalunha como um destino completo, que vai muito além de Barcelona. O território é pequeno, mas extremamente diverso — com vinícolas, estações de esqui, parques temáticos, vilarejos históricos e praias encantadoras”, explica Rosane Pimentel, executiva de Marketing para a América do Sul do Catalan Tourist Board.

A agência catalã atua como órgão oficial de promoção turística do governo, com escritório sediado em São Paulo e atuação direta em países como Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. A missão, segundo Rosane, é clara: atrair mais turistas para além da capital e descentralizar o fluxo de visitantes, distribuindo melhor as visitas ao longo do território e do calendário.

“A alta temporada, principalmente julho, concentra muito fluxo. Estamos incentivando os brasileiros a viajarem em outras épocas, como a primavera e o outono, e a conhecerem novos produtos como o Grand Tour da Catalunha, um roteiro de 13 dias que parte de Barcelona e percorre o interior, a costa e as montanhas da região.”

Um dos destaques da campanha é o Grand Tour da Catalunha – uma viagem completa de carro que explora cinco grandes áreas: Barcelona, Costa Brava, Pirineus, Costa Dourada e interior vinícola. O roteiro pode ser feito de forma segmentada, por região, ou em um percurso completo com duração sugerida de 13 dias.

Entre os destaques estão pueblos charmosos como Cadaqués e Peralada, o Museu Dalí em Figueres, o parque temático PortAventura com o Ferrari Land, o anfiteatro romano de Tarragona, os vinhedos de Priorat e Empordà, e a estação de esqui Baqueira-Beret, preferida da família real espanhola.

“No verão, os Pirineus se transformam num paraíso natural, com trilhas, rafting e ciclismo. Já no inverno, são perfeitos para o esqui. É uma região pouco conhecida dos brasileiros, mas com enorme potencial de encantamento”, destaca Rosane.

A Catalunha foi eleita recentemente Região Mundial da Gastronomia, com 54 restaurantes estrelados e chefs renomados como os irmãos Roca e Ferran Adrià. Entre as experiências promovidas, destacam-se visitas a vinícolas históricas, aulas com ceramistas tradicionais, refeições com produtos locais em vilarejos e até hospedagens em hotéis integrados a vinhedos e igrejas medievais.

“O restaurante Desfrutar, em Barcelona, foi eleito o melhor do mundo. Já o El Bulli, de Ferran Adrià, reabriu como museu gastronômico em Roses. Temos ainda experiências com cerâmica, queijos artesanais, azeites e enoturismo de alto nível — tudo isso a poucas horas de carro entre um ponto e outro.”

Com foco em ampliar o tempo de permanência e diversificar o perfil dos visitantes, a Catalunha aposta também em experiências de luxo e turismo familiar. O PortAventura World, por exemplo, é o maior complexo de parques da Europa e conta com cinco hotéis temáticos e a maior montanha-russa do continente. Já hotéis como o Peralada Wine Spa, o Hotel Camiral com campo de golfe PGA e o hotel MiM, do jogador Messi, reforçam o posicionamento da região no segmento premium.

Embora o maior mercado emissor para a Catalunha siga sendo a França, por conta da proximidade geográfica, o Brasil desponta como um mercado de médio prazo em crescimento constante, com interesse especial pela Costa Brava, experiências culturais, gastronomia e enoturismo.

“O brasileiro geralmente conhece apenas Barcelona, mas tem buscado cada vez mais destinos autênticos e experiências diferentes. Nossa missão é mostrar que a Catalunha tem tudo isso — e muito mais — em um território que pode ser percorrido com facilidade e segurança”, conclui Rosane.

Sabores do mundo em alto-mar: confira a gastronomia do MSC World America

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msc world america gastronomia
Sorvetes artesanais estão entre as ofertas do Sweet Temptations Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)

Ocean Cay Marine Reserve – Explorar o mundo através do paladar nunca foi tão fácil – ou tão delicioso. A bordo do MSC World America, os passageiros embarcam em uma verdadeira jornada gastronômica, com uma impressionante variedade de opções para todos os gostos. São 13 restaurantes, incluindo 6 de especialidades, além de 20 bares, lounges e cafés, criando um paraíso para os amantes da boa comida. Da autêntica culinária italiana ao frescor dos sabores gregos, passando por churrascarias e buffets internacionais, o navio combina tradição e inovação para oferecer uma experiência única.

Seja para um jantar sofisticado, uma refeição rápida ou um drinque ao pôr do sol, o MSC World America promete surpreender a cada momento. Confira, abaixo, as principais opções gastronômicas disponíveis a bordo e fotos por Kamilla Alves.

Restaurantes de especialidades

Eataly no Mar – Pela primeira vez em alto-mar, o icônico restaurante italiano Eataly traz sua experiência autêntica para os passageiros. O cardápio inclui massas frescas preparadas artesanalmente, queijos e embutidos de origem italiana, além de pratos clássicos como risotos e ossobuco. Tudo isso acompanhado por uma seleção exclusiva de vinhos das melhores vinícolas da Itália.

Paxos Greek Restaurant – Inspirado na rica tradição culinária grega, o Paxos oferece uma experiência completa, desde pães pita assados na hora até pratos frescos à base de frutos do mar, como polvo grelhado e peixe inteiro assado. O ambiente foi projetado para transportar os visitantes a uma típica ilha grega, com quatro áreas distintas, incluindo um lounge para coquetéis, um terraço ao ar livre e um balcão onde os passageiros podem escolher seus próprios frutos do mar.

Butcher’s Cut – Para os amantes de carne, a churrascaria americana Butcher’s Cut promete cortes premium de Black Angus Linz, preparados com perfeição. O menu inclui desde suculentos filés e costelas até hambúrgueres gourmet, acompanhados de vinhos encorpados e coquetéis clássicos. O ambiente sofisticado e a vista panorâmica do oceano tornam a experiência ainda mais especial.

Kaito Sushi & Teppanyaki – Neste espaço dedicado à culinária japonesa, os hóspedes podem optar pelo Kaito Sushi Bar, que oferece sushis, sashimis e rolls preparados na hora, ou pelo Teppanyaki, onde chefs habilidosos preparam pratos na grelha diante dos passageiros, misturando técnica e entretenimento em um verdadeiro show gastronômico.

Hola! Tacos & Cantina – Uma opção vibrante e descontraída para quem ama os sabores latinos. O Hola! Tacos & Cantina traz pratos mexicanos e latino-americanos autênticos, como tacos de milho azul, nachos crocantes, tamales e sopa de tortilla. Para completar, o restaurante oferece uma seleção exclusiva de tequilas e mezcais, perfeitos para acompanhar os pratos e brindar à viagem.

Les Dunes – Um restaurante elegante que oferece uma experiência refinada da culinária mediterrânea e internacional. O menu muda diariamente, garantindo sempre pratos frescos e sofisticados, desde frutos do mar a carnes grelhadas e sobremesas requintadas.

Além dos restaurantes de especialidades, o MSC World America conta com outros restaurantes e praças de alimentação, como o Il Mercato Buffet – um espaço casual e confortável, com estações culinárias interativas e uma vista espetacular para o mar.

Há, ainda o Paxos on the Go, que oferece Souvlaki e fritto misto para uma refeição grega rápida; o Promenade Bites, que oferta cachorros-quentes, chili dogs e algodão doce para um lanche descomplicado; Harbour Bar & Bites para empanadas e burritos prontos para levar; La Boca Grill, onde são servidas pizzas e opções grelhadas no Aqua Deck, e o Luna Park Pizza & Burger, com clássicos americanos servidos o dia todo e à noite.

Bares, cafés e lounges

O MSC World America abriga uma grande variedade de 20 bares, lounges e cafés para combinar com qualquer clima, como o Pub Masters of the Sea, que se divide em dois decks. Outros conceitos incluem o Elixir – Mixology Bar com elaborados coquetéis exclusivos, o autêntico café Emporium com seleções de todo o mundo, o amplo The Gin Project inspirado em uma destilaria real, um bar de sucos feitos com ingredientes frescos para quem busca uma opção saudável e uma gelateria com sorvetes artesanais para adoçar a viagem.

Confira, abaixo, fotos dos restaurantes e bares que podem ser encontrados a bordo do MSC World America. Os registros são de Kamilla Alves.

O Brasilturis Jornal viaja a convite da MSC Cruzeiros e conta com proteção Affinity Seguro Viagem. 

Washington D.C. intensifica ações no Brasil com foco em lazer e diversidade

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Flavia Perin, gerente de marketing e relações públicas da Imaginadora, representante oficial de Washington DC no Brasil (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)
Flavia Perin, gerente de marketing e relações públicas da Imaginadora, representante oficial de Washington DC no Brasil (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)

São Paulo (SP) – Com um posicionamento renovado, Washington D.C. quer reforçar sua imagem no mercado brasileiro como muito mais do que a capital política dos Estados Unidos. Apostando em sua diversidade cultural, gastronomia estrelada e atrativos gratuitos, a cidade está ampliando investimentos no Brasil por meio de ações estruturadas junto ao trade, mídia e consumidor final.

“Nós fortalecemos muito nossa presença no último ano. Aumentamos a atuação com imprensa, treinamentos presenciais e online, e também ampliamos nossa parceria com operadoras e companhias aéreas. O objetivo é manter o Brasil entre os mercados estratégicos de Washington”, afirma Flavia Perin, gerente de marketing e relações públicas da Imaginadora, representante oficial do Destination DC no Brasil.

Entre outubro de 2024 e março de 2025, a Imaginadora já capacitou mais de 2.080 agentes de viagens, e a expectativa é ultrapassar os 5 mil agentes treinados no total até o fim do ano fiscal. O trabalho inclui participação em feiras como WTM Latin America e Brand USA Missions, além de ações com operadoras e famtours estratégicos para familiarizar o mercado com as possibilidades do destino.

“Esse número mostra o quanto estamos comprometidos com o trade brasileiro. É um esforço contínuo para manter os profissionais atualizados sobre o que Washington tem a oferecer”, reforça Flavia.

A percepção sobre Washington também está mudando. “O viajante brasileiro começa a entender que a cidade vai muito além dos órgãos públicos e monumentos. São mais de cem museus gratuitos, muitos deles únicos, como a National Gallery of Art, com acesso totalmente livre e acervos de nível mundial”, destaca Flavia.

Outro diferencial está na gastronomia: Washington é hoje a cidade com maior concentração de estrelas Michelin dos Estados Unidos, reflexo da diversidade cultural gerada pela presença de mais de 180 embaixadas. “Essa variedade se traduz também na culinária, com cozinhas do mundo inteiro representadas nos bairros da cidade”, complementa.

A capital americana ainda será palco da World Pride 2025, consolidando sua imagem de destino inclusivo e progressista. Atualmente, 14% da população da cidade se declara LGBTQIA+, o maior percentual entre as grandes cidades dos EUA. “É uma cidade aberta, diversa, segura e que respira cultura”, enfatiza Flavia.

Com 99% da população vivendo a menos de 10 minutos a pé de um espaço verde, Washington também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. “Há incentivos para que hotéis, restaurantes e atrativos turísticos adotem práticas sustentáveis. É uma cidade onde qualidade de vida e turismo caminham juntos”, afirma.

A cidade é servida por voos diretos da United Airlines e conexões eficientes com a Copa Airlines via Panamá, além de estar estrategicamente localizada a poucas horas de trem de Nova York, o que permite roteiros combinados com outras grandes metrópoles da costa leste.

“Quem visita Washington D.C. costuma se surpreender positivamente. É um destino que encanta pelo inesperado e oferece experiências enriquecedoras, que vão da arte ao teatro, passando pela história americana, pela culinária e pelo contato com a natureza. É ideal para quem já conhece os destinos mais tradicionais e busca algo novo”, conclui Flavia.

Sul dos EUA atrai brasileiros com gastronomia premiada, motorhome e música ao vivo

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Kim Moura, representante do Travel South USA no Brasil, destaca o potencial do Sul dos Estados Unidos (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)
Kim Moura, representante do Travel South USA no Brasil, destaca o potencial do Sul dos Estados Unidos (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)

São Paulo (SP) – O sul dos EUA quer mais espaço no roteiro dos viajantes brasileiros — e está investindo pesado para isso. A região ganhou destaque ao anunciar sua primeira participação no Guia Michelin, por meio de um acordo com o consórcio Travel South USA, que inclui destinos como Alabama, Mississippi e Louisiana. A novidade coloca cidades sulistas no radar da alta gastronomia global, reforçando a imagem da região como berço da culinária e da música norte-americana.

“Sabemos que temos o melhor da gastronomia dos Estados Unidos. Agora, com a entrada de cidades da nossa região no Guia Michelin, estamos oficializando essa excelência”, conta Kim Moura, representante de Travel South USA no Brasil. “A iniciativa ajuda a posicionar o sul como uma região com experiências únicas e acessíveis, mas também sofisticadas”, complementa.

Muito além da comida, a região sul dos EUA é reconhecida por seu legado musical. Cidades como Nashville, Memphis e New Orleans formam um dos circuitos mais emblemáticos para quem deseja vivenciar a essência da música americana, com centenas de bares com shows ao vivo e talentos locais que garantem performances inesquecíveis.

“Na Broadway, em Nashville, são mais de 280 bares com música ao vivo. É uma experiência cultural autêntica, onde todos cantam bem e o talento pulsa nas esquinas. É impossível não se emocionar”, destaca Moura.

O sul também carrega consigo fortes tradições ligadas ao bourbon — com o Kentucky como referência máxima — e ao famoso frango frito sulista, elementos que, juntos, constroem a narrativa de um destino saboroso, musical e profundamente ligado às raízes americanas.

Outra aposta da região para atrair brasileiros é o incentivo ao turismo rodoviário com motorhomes, tendência crescente entre viajantes em busca de liberdade e contato com a natureza. “O brasileiro adora a ideia de viajar de motorhome, mas ainda sente insegurança para fazer isso no Brasil. Nos Estados Unidos, ele encontra segurança, estrutura e estradas impecáveis”, pontua Kim.

O sul americano se destaca nesse aspecto, com ausência de pedágios em diversas rotas, o que barateia os custos e amplia a viabilidade da experiência. Além disso, a região conta com estradas cenográficas como a famosa Tail of the Dragon, localizada entre a Carolina do Norte e o Tennessee, considerada uma das rotas mais bonitas do país.

“O sul dos EUA foi feito para ser explorado de carro. E com o motorhome, a experiência se torna ainda mais imersiva. Além disso, a estrutura é pensada para esse tipo de turismo, com campings, serviços e atrações acessíveis pelo caminho”, diz Kim.

O calendário de eventos também promete dar visibilidade à região. Cidades como Atlanta (Geórgia) e Kansas City (Missouri) estão confirmadas como sedes da Copa do Mundo FIFA de 2026, ampliando o fluxo turístico e colocando o sul ainda mais em evidência.

“Estamos aproveitando essa movimentação para incentivar os viajantes a explorarem cidades vizinhas, como Baton Rouge, que tem investido em infraestrutura para atrair quem cruza os estados com motorhome”, explica.

Suíça celebra crescimento recorde de brasileiros e aposta no turismo de qualidade

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Natália Leal, gerente de Marketing do Turismo da Suíça no Brasil (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)
Natália Leal, gerente de Marketing do Turismo da Suíça no Brasil (Foto: Felipe Lima/Brasilturis)

São Paulo (SP) – O turismo suíço vive um de seus melhores momentos no mercado brasileiro. Segundo Natália Leal, gerente de Marketing do Switzerland Tourism no Brasil, o país registrou em 2024 o maior crescimento já observado desde que o escritório foi inaugurado por aqui: um aumento de 21% no número de pernoites de brasileiros, totalizando mais de 330 mil noites em hotéis suíços ao longo do ano. O número representa uma alta de 40% em relação ao período pré-pandêmico de 2019, consolidando o Brasil como um mercado ativo e em expansão.

“Foi um crescimento histórico. E, embora não sejamos ainda um mercado prioritário como Estados Unidos ou China, o Brasil está muito bem posicionado aos olhos da Suíça. O turista brasileiro é valorizado pela qualidade da experiência que busca e pelo ticket médio elevado”, comenta Natália.

Para 2025, a meta da Suíça não é ampliar massivamente o volume de turistas, mas qualificar o perfil do visitante. A nova diretriz de comunicação segue o conceito Travel Better, que visa promover um turismo mais inteligente, sustentável e personalizado. A ideia é utilizar ferramentas de marketing e inteligência digital para conectar o turista certo ao destino e experiência ideais — respeitando o tempo de permanência, interesses e poder de compra.

Segundo Natália, o brasileiro ainda vê a Suíça, muitas vezes, como um país de passagem em roteiros pela Europa. A média atual de estadia é de três noites, com um gasto médio diário estimado em 240 francos suíços, um dos mais altos entre os mercados emissores internacionais.

“Queremos transformar a Suíça de um ponto de apoio para uma experiência de imersão completa. O país tem oferta para muito mais do que três noites, especialmente fora da alta temporada”, reforça.

Um dos pilares da nova estratégia suíça é a valorização do outono europeu, considerado uma estação subaproveitada em comparação ao verão. Embora o outono tenha três meses de duração, o fluxo turístico é semelhante ao do verão, que se restringe a dois meses. “É uma estação mais longa, com paisagens incríveis, clima ameno e menor fluxo de visitantes. Vemos aí um enorme potencial de crescimento”, explica Natália.

Para impulsionar a estação, o Switzerland Tourism lançou a campanha Grapescape, que convida os turistas brasileiros a descobrirem as vinícolas locais e mergulharem no enoturismo suíço — uma experiência quase exclusiva, já que 99% da produção de vinhos do país é consumida internamente. Entre os destaques, estão uvas como a Chasselas, da região de Lavaux, e o Merlot do cantão do Ticino, que oferecem rótulos que raramente cruzam fronteiras.

O Switzerland Tourism também tem apostado fortemente em tecnologias de marketing e segmentação de personas para refinar sua atuação com o público brasileiro. A proposta é mapear diferentes perfis de viajantes — como os que buscam experiências gastronômicas, trilhas e natureza, cultura ou bem-estar — e oferecer sugestões mais assertivas de roteiros, destinos e temporadas ideais.

Além da atuação direta com o cliente final, o órgão mantém sua presença ativa junto ao trade e à imprensa especializada, com ações de relacionamento, press trips e campanhas de mídia voltadas à valorização da imagem do destino no Brasil.

Pesquisa aponta desafios e soluções para viajantes neurodivergentes

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A pesquisa destaca soluções que os viajantes neurodivergentes do Brasil procuram para tornar suas viagens mais acessíveis, confortáveis e com menos estresse (Foto: Freepik)

A Booking.com divulgou um estudo que lança luz sobre as experiências e necessidades de viajantes neurodivergentes, segmento que representa entre 15% e 20% da população mundial, segundo dados da Neurodiversity Celebration Week. A pesquisa, conduzida com mais de 27 mil participantes em 33 países, revela que 46% dos brasileiros neurodivergentes já enfrentaram dificuldades durante viagens — número que reforça a urgência de medidas mais inclusivas no setor de turismo.

Apesar de avanços em acessibilidade, apenas 54% desses viajantes consideram que o suporte atual atende adequadamente suas necessidades. Entre as principais soluções desejadas estão as simulações prévias de viagem, espaços sensoriais e uso estratégico da tecnologia.

Três em cada quatro entrevistados manifestaram interesse por simulações que reproduzam etapas da viagem, como check-in, embarque ou a ambientação nos voos. A ideia é familiarizar o viajante com os processos e ambientes antes da experiência real, reduzindo o estresse e tornando o trajeto mais previsível. O recurso também pode ser útil para parques, museus e atrações turísticas, que poderiam informar previamente sobre estímulos sensoriais intensos.

A criação de espaços sensoriais também foi destacada: 82% dos brasileiros neurodivergentes desejam mais áreas silenciosas nos deslocamentos e hospedagens. Já 75% gostariam de salas sensoriais para descanso e regulação emocional. Além disso, 79% apontam a necessidade de recursos como canceladores de ruído ou máquinas de som branco em hotéis e aviões.

O design também foi citado como ponto crítico. Para 80% dos entrevistados, o conforto físico e o espaço pessoal nas aeronaves são insuficientes. Já 79% mencionam a importância de acomodações mais intuitivas, com recursos como mapas dos quartos enviados com antecedência e check-in sem contato físico.

A capacitação de equipes aparece como outra prioridade. Um total de 81% defende treinamentos específicos para os profissionais do setor, a fim de ampliar a empatia e o atendimento adequado. O cordão de girassol, sinal internacional para deficiências não visíveis, foi lembrado como exemplo de solução já adotada por aeroportos e companhias aéreas em diversos países.

A inteligência artificial, por sua vez, surge como uma aliada promissora. Entre os entrevistados, 80% demonstram interesse por ferramentas de IA que ofereçam atualizações em tempo real e reduzam a ansiedade em situações de imprevistos. Outros 78% destacam a utilidade da tecnologia para localizar espaços tranquilos em locais movimentados como aeroportos e hotéis.

“Cada pessoa experimenta o mundo de forma diferente, e esses dados mostram quantas oportunidades temos para compreender melhor as barreiras enfrentadas por viajantes neurodivergentes. Ao dar visibilidade às experiências reais por trás das estatísticas, esperamos inspirar mais colaboração, criatividade e inovação sobre esse tema em todo o setor”, afirma Matthias Schmid, Vice-Presidente Sênior de Acomodações e patrocinador executivo do B.able, grupo da Booking.com que representa colaboradores com necessidades físicas e neurológicas diversas e seus aliados.

Com a demanda por um turismo mais acolhedor ganhando força, os dados da Booking.com apontam caminhos possíveis para que a inclusão deixe de ser exceção e passe a integrar o planejamento de empresas em toda a cadeia do setor.

Flytour Consolidadora lança Fly Guru e novo posicionamento na Abav Travel SP

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Cris Ribeiro Galvão, Product manager do Fly Guru. - Foto: Divulgação

Referência no segmento de consolidação de bilhetes aéreos, a Flytour Consolidadora marcou presença na Abav Travel SP 2025, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). A marca integra o ecossistema BeFly e eseve presente no maior stand da feira, ao lado de outras empresas da holding, reforçando sua atuação estratégica junto aos agentes de viagem.

Neste ano, a Flytour Consolidadora apresentou ao mercado seu novo posicionamento institucional: “A Flytour Vai Junto”, que simboliza a proximidade e o compromisso da marca com os agentes de viagem e empresas parceiras. A proposta visa reforçar a ideia de que a Flytour está disponível para acompanhar seus clientes em suas viagens, eventos e necessidade.

Além disso, um dos principais destaques da participação será a Fly Guru, a mais nova plataforma de cotações, reservas e emissões de bilhetes aéreos da Flytour Consolidadora. A novidade chega trazendo um sistema de distribuição mais moderno com técnicas de UX (experiência do usuário) e desenvolvimento mobile-first (que já nasce pronto para o mobile), entregando uma experiência personalizada para os agentes de viagens.

“Com a Fly Guru, conseguimos entregar eficiência e praticidade em um processo fundamental para o agente: a emissão de bilhetes. Nosso objetivo é oferecer um sistema que facilite o dia a dia do agente, de um jeito muito intuitivo e que dê autonomia em suas emissões, mas com o suporte de uma empresa que entende suas necessidades. É isso que queremos dizer com ‘A Flytour Vai Junto”, destaca Flavio Marques, Diretor Geral da Flytour Consolidadora.

A presença da Flytour Consolidadora na Abav Travel SP reforça seu papel estratégico dentro do ecossistema BeFly, que visa oferecer soluções que simplificam processos e ampliam as possibilidades comerciais dos agentes. Durante os dois dias de evento, a marca promoveu ativações no stand, demonstrações da plataforma Fly Guru e atendimento especializado para parceiros e visitantes.

Resorts Brasil leva 44 resorts à WTM com estande carbono neutro

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Resorts Brasil
Estande da Resorts Brasil na WTM (Foto: Divulgação)

A Resorts Brasil retorna à WTM Latin America, em São Paulo, com um estande cooperado que reflete a força coletiva da hotelaria de lazer nacional. De 14 a 16 de abril, a associação reúne 29 marcas, representando 44 resorts de diferentes regiões do país, no espaço G68, projetado para fortalecer conexões, fomentar negócios e destacar práticas sustentáveis no setor turístico.

O estande, que já se tornou referência na feira, será um ambiente dinâmico, com ativações especiais, um coquetel exclusivo e oportunidades de networking qualificado. Neste ano, a estrutura traz um diferencial relevante: foi verificada de forma independente quanto às práticas ESG e é 100% carbono neutro, em parceria com a ESG Pulse. A análise segue normas reconhecidas como ABNT ISO, GRI e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e envolve toda a cadeia de fornecedores.

Com curadoria especializada para compensação das emissões, os investimentos são direcionados a projetos certificados e de impacto comprovado. Isso garante à Resorts Brasil o monitoramento e a evidência de suas ações sustentáveis de forma estruturada, rastreável e baseada em dados.

“Estamos muito orgulhosos em reunir tantos empreendimentos de excelência em um único espaço e, ao mesmo tempo, reafirmar nosso comprometimento com a sustentabilidade”, destaca Rodrigo Vaz, Vice-Presidente Comercial da Resorts Brasil. “O estande carbono neutro simboliza nossa jornada contínua na promoção de um turismo mais responsável e colaborativo”, continua.

A presença robusta da associação reforça a diversidade, o profissionalismo e a inovação dos resorts brasileiros, e busca valorizar o turismo regenerativo, consciente e alinhado às exigências contemporâneas do consumidor e do planeta.

Estão confirmados no estande os seguintes coexpositores: Armação Porto de Galinhas, Aviva Resorts, Beach Park Resorts, Blue Tree Thermas de Lins, Cana Brava All Inclusive Resort, Casa Grande Hotel Resort & Spa, Catussaba Resort Hotel, Clara Resorts, Costao do Santinho Resort, Cyan Resort by Atlantica, Enotel Porto de Galinhas Resort, Fazzenda Park Resort, Hot Beach Parques & Resort, Japy Golf Resort Hotel, Jurema Águas Quentes, Le Canton, Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa, Mavsa Resort Convention & Spa, MME Hotéis, Nannai, Novotel Itu Golf & Resort, Pratagy Beach All Inclusive Resort, Resort Arcobaleno, Royal Palm Plaza Resort Campinas, Summerville All Inclusive Resort, Tauá Resorts, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Transamérica Resort Comandatuba e Wish Resorts.

A associação convida os visitantes da WTM a conhecerem de perto o que torna os resorts brasileiros tão únicos e preparados para o futuro. O estande Resorts Brasil está localizado no espaço G68.

Living Tours reforça presença no Brasil com foco em roteiros personalizados

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Living Tour estará presente na WTM Latin America. Foto: divulgação

A operadora portuguesa Living Tours, empresa de receptivo turístico em Portugal e Espanha, está de volta ao Brasil para uma série de ações estratégicas voltadas à promoção de experiências exclusivas na Península Ibérica. Com foco no fortalecimento do relacionamento com o trade nacional, a empresa marca presença em dois eventos importantes neste mês de abril: o roadshow Portugal Trade Meeting, com edições no Norte e Nordeste do Brasil, e a WTM Latin America 2025, que acontece de 14 a 16 de abril, em São Paulo.

A presença da operadora no Brasil vem em um momento de crescente interesse dos brasileiros por viagens à Europa, especialmente a Portugal, que passou de 10 para 27 milhões de visitantes anuais na última década, segundo dados do Turismo de Portugal. Para a Living Tours, o Brasil já é considerado seu principal mercado emissor fora da Europa, graças às conexões culturais, linguísticas e afetivas entre os países.

“O mercado brasileiro é extremamente estratégico para o grupo Living Tours, especialmente, para a área de negócio Living DMC. As viagens dos turistas brasileiros são tendencionalmente mais prolongadas, pelo que a procura recai por roteiros completos e personalizados. Perante este mercado, a nossa missão vai ainda mais além – pretendemos mostrar o potencial de Portugal não apenas como uma porta de entrada para o resto da Europa, mas como um destino em si mesmo”, afirma Rui Terroso, CEO e fundador do grupo Living Tours.

Durante sua agenda no Brasil, a operadora apresenta novidades em roteiros premium para grupos reduzidos, com destaque para passeios em Lisboa e Belém para até oito pessoas, incluindo o tour “Lisboa e Belém – Grupo Reduzido”, que explora pontos emblemáticos como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o bairro de Alfama. Também foram ampliadas as opções de experiências no Alentejo, Sintra, Fátima, Óbidos e Nazaré.