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47ª Abav Travel SP chega ao fim com 6,2 mil visitantes e crescimento de 7,6%

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47 Abav Travel SP
Antonio Dias (Royal Palm), Fernando Santos, Mariana Alcorta, Bruno Waltrick, Juliana Assunção e Edmar Bull (todos da Abav-SP | Aviesp). - Foto: Matheus Alves (Brasilturis)

A 47ª edição da Abav Travel SP chegou ao fim nesta quarta-feira (10). Após dois dias intensos de networking e capacitações em Campinas (SP), o evento teve seu encerramento com o anúncio do balanço da feira. Em relação a 2024, houve um crescimento de 7,6% no número de visitantes, que, desta vez, chegou a 6.281.

Os números da 47ª Abav Travel SP

“O que a gente já projetava aconteceu, que era focar no networking, em capacitação e no publico qualificado. Esses pilares foram atendidos. Cresceu a feira, a quantidade de visitantes, e, ainda mais, de visitantes de outros países. Tudo isso a gente cumpriu”, comemorou Bruno Wlatrick, presidente da Abav-SP | Aviesp.

Da Abav Travel SP 2025 participaram 271 marcas espalhadas por 116 estantes ao longo do complexo do Royal Palm Hotels & Resorts. Uma das novidades desta edição foi o aplicativo oficial do evento, onde os visitantes podiam marcar reuniões e acompanhar a programação da feira. Ao todo, 10% dos inscritos fizeram o download do app e, através dele, foram agendadas 731 reuniões.

Outro destaque desta edição foi o aumento no número de visitantes vindos de diversos locais do Brasil e do mundo. A 47ª edição da Abav Travel SP recebeu pessoas de todos os 26 estados mais o distrito federal. Foram também registrados participantes de 15 países diferentes, vindos de seis continentes distintos.

A maior parte dos presentes veio da cidade de São Paulo, representando 28% do número total. O segundo lugar em emissão de visitantes ficou com Campinas, cidade-sede do evento, com 16% do total. O restante se dividiu entre 409 outras cidades.

Planejamentos para 2026

Em 2026, a Abav Travel SP está confirmada para acontecer novamente em Campinas, no complexo do Royal Palm Hotels & Resorts. O espaço reservado será exatamente o mesmo utilizado na edição de 2025, que contou com um crescimento de 40% à de 2024.

“O espaço tem capacidade de atender mais visitantes, e também áreas internas que podemos aproveitar. Temos um espaço só nosso da Abav SP que está bem grande em relação ao ano passado. Tem vários espaços que a gente projeta que podem contribuir com o nosso crescimento”, explicou Waltrick.

Se o espaço para a edição de 2026 será o mesmo, a novidade fica por conta das datas. No próximo ano, a Abav Travel SP será realizada entre os dias 11 e 12 de março. A mudança se dá principalmente por conta de pedidos de associados. Para 2027, porém, pode haver outra escolha, tudo vai depender do feeling dos diretores durante a próxima edição.

“A gente mudou a data em consideração aos roadshows que participamos nos últimos meses. Passamos por oito cidades e os associados que conversamos nos pediram para mudar a data. Seguimos com a flexibilidade que sempre tivemos, de irmos sentindo. Se 11 e 12 de março não for legal, a gente volta para abril. Vamos construindo e aprendendo”, explicou Juliana Assumpção, diretora de Negócios da Abav-SP | Aviesp.

Melhorias à vista

Agora, a Abav-SP | Aviesp foca nos aprendizados deixados pela edição de 2025 para focar em melhorias para a 48ª Abav Travel SP, em 2026. ” O aprendizado é que evento você não tem ensaio, as coisas acontecem e com aquilo a gente vai aprendendo e engrandecendo para o próximo ano. Queremos trabalhar para o ano que vem em alguns pontos que já percebemos. Saímos com o checklist direcionado para 2026. Já temos conhecimento e pratica do espaço, então fica muito mais fácil pensar em pontos a melhorar”, finalizou Bruno Waltrick.

Qualitours aposta em cruzeiros de luxo e expedição na Abav Travel

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Qualitours marca presença na Abav Travel SP. Foto: divulgação

A Qualitours, marca integrante do ecossistema BeFly, participa da Abav Travel SP 2025 com a campanha “Cruzeiros são uma tendência”, reforçando o crescimento constante da modalidade no mercado brasileiro. O evento acontece nos dias 9 e 10 de abril, das 14h às 19h, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), reunindo agentes e profissionais do trade em busca de oportunidades e novidades para o setor.

Nesta edição, a Qualitours dará destaque especial aos cruzeiros de luxo e de expedição, segmentos que vêm registrando aumento significativo na demanda, especialmente entre viajantes que buscam destinos fora do tradicional e experiências mais exclusivas. Japão, Antártica, Norte da Europa e Ártico estão entre os roteiros mais procurados, segundo a operadora.

“Os cruzeiros têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, oferecendo uma experiência completa de lazer, conforto e entretenimento. Os cruzeiros de luxo e expedição em especial estão com demanda crescente, principalmente em destinos que fogem do comum, como Japão, Antártica, Norte da Europa e Ártico”, afirma Flávio Marques, diretor executivo da Qualitours.

Durante o evento, a empresa apresentará aos visitantes os diferenciais das companhias marítimas que representa, roteiros exclusivos e as vantagens do turismo a bordo — que une hospedagem, gastronomia, entretenimento e paisagens únicas em uma única experiência. A proposta é mostrar que os cruzeiros, especialmente os de alto padrão, vão muito além de uma simples viagem e podem fidelizar perfis variados de clientes.

Conheça o The Harbour: o espaço ao ar livre para famílias no MSC World America

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Amantes do arborismo aproveitam a oportunidade. Foto: Kamilla Alves (Brasilturis)

Ocean Cay Marine Reserve – Navegando pelo Caribe a bordo do mais novo gigante da MSC Cruzeiros, uma área se destaca por reunir pais, filhos e até avós em um só lugar: o The Harbour. Localizado no deck superior do MSC World America, dentro do distrito Family Aventura, o espaço combina áreas de lazer, atrações aquáticas e opções de alimentação rápida com a missão de redefinir a experiência das famílias em alto-mar — e cumpre com louvor essa proposta.

Com uma vista privilegiada do oceano e uma atmosfera vibrante do amanhecer até a noite, The Harbour vai além de ser um parque aquático ou playground, oferecendo entretenimento multissensorial. O principal destaque do local é o The Harbour Aquapark. Com toboáguas de diferentes intensidades, ele atende desde os pequenos até os mais destemidos, como os que encaram o tobogã vertical de 90 graus, cuja queda começa com um alçapão e termina muitos decks abaixo. Para os fãs de experiências imersivas, há ainda um toboágua com boia equipado com realidade virtual de rafting. E, claro, a competitividade ganha espaço com o tobogã de duelo, ideal para desafiar amigos ou familiares.

Além das atrações aquáticas, o espaço oferece uma parede de escalada e o High Trail Ropes Course, um percurso de cordas suspenso com dois níveis e duas estruturas semelhantes a tirolesas. Para crianças menores, o Light House Playground traz uma área com escorregadores e jogos inspirados no farol da Ocean Cay MSC Marine Reserve, ilha privativa da companhia nas Bahamas.

Outra atração que tem chamado atenção de todos a bordo é o Jaw Drop The Spiral, um tobogã de aço inoxidável que serpenteia por 11 decks, começando pela boca estilizada no formato de um tubarão e terminando no coração da World Promenade.

Enquanto os pequenos se divertem com segurança, os adultos podem aproveitar a estrutura para relaxar. A área de convivência é equipada com assentos confortáveis e sombra, perfeita para observar o mar ou simplesmente descansar. Numa área próxima, o Harbour Bar & Bites oferece lanches rápidos e práticos, incluindo burritos e empanadas, além de bebidas geladas.

Para os aventureiros de todas as idades, o Cliffhanger adiciona uma dose extra de emoção: o balanço sobre o mar, exclusivo do MSC World America, projeta os visitantes a 50 metros acima do oceano.

À noite, o The Harbour mantém parte das atrações abertas e recebe apresentações musicais ao vivo. Vale destacar que o espaço faz parte do distrito Family Aventura, que inclui ainda a área infantil Doremiland e o Sportsplex.

Senacon retoma processo contra Hurb, e especialista alerta para riscos legais

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Renata Abalem, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC) e integrante da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP. Foto: divulgação

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) anunciou, nesta quinta-feira (10), a suspensão definitiva das negociações com a Hurb e a retomada do processo administrativo contra a empresa. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado há um ano, foi oficialmente considerado inviável após uma série de entraves operacionais, jurídicos e financeiros.

“Foram 12 meses de negociação sem que a empresa demonstrasse efetivamente a possibilidade de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, sem a entrega de documentação comprobatória, além de alterações dos representantes legais e a inviabilidade operacional, técnica e financeira”, declarou a Senacon em nota oficial.

A decisão reacende o debate sobre a conduta da empresa, que enfrenta duras críticas por deixar consumidores desassistidos em diversas regiões do país. Para Renata Abalém, advogada, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC) e integrante da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP, o cenário evidencia uma grave falha de transparência. “Essa decisão reforça o comprometimento da Senacon para com os consumidores e o mercado em geral. A demora entre o anúncio do TAC e sua formalização já anunciava que algo estaria errado. A Hurb utilizou-se deste expediente para ganhar tempo e conseguir investidores, e inclusive para que alguns consumidores tivessem seu direito prescrito”, analisa.

Segundo a especialista, a postura da empresa “reflete uma estratégia empresarial que prioriza a autopreservação em detrimento da responsabilidade e ética”. Ainda de acordo com Abalém, a conduta da Hurb “revela uma alarmante falta de compromisso com a transparência e a ética empresarial” e pode gerar impactos negativos em suas relações comerciais.

A advogada defende medidas mais rígidas para proteção dos consumidores: “É imperativo que medidas sejam tomadas para proteger os consumidores e restaurar a integridade no mercado de turismo.”

Consórcio impulsiona turismo de Campos do Jordão e amplia ocupação no verão

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Campos de Jordão
Marcelo Richtmann, líder do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, apresenta resultados expressivos do destino em função das ações e projetos da organização. Foto: Matheus Alves (Brasilturis)

Campinas (SP) – Criado para fortalecer a promoção turística de Campos do Jordão, o consórcio “Aproveite Campos do Jordão” já colhe resultados expressivos. Liderado por Marcelo Richtmann, o grupo é formado por cerca de 25 empresários que se uniram para profissionalizar a divulgação do destino e ampliar sua presença no mercado turístico nacional.

“Assumi a direção do consórcio com o propósito de ajudar e trabalhar junto ao poder público para divulgar o destino, promover a cidade e melhorar sua performance turística”, explica Richtmann, em entrevista ao Brasilturis, na Abav Travel SP — feira de turismo que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Segundo o executivo, essa sinergia com as autoridades locais tem sido um diferencial importante para garantir consistência nas ações.

Uma das primeiras conquistas do grupo foi a contratação de uma agência de marketing de destino. Com esse suporte, foi possível traçar um plano estratégico de presença em eventos e feiras, além de estabelecer relacionamento direto com operadoras e agências de viagens. “No ano passado participamos de oito feiras, sendo seis delas no Brasil, e aumentamos em 20% nossa presença em canais de venda”, detalha o executivo, acrescentando que o crescimento foi acompanhado por um aumento proporcional nas vendas.

O impacto mais visível do trabalho aparece na hotelaria. Campos do Jordão, tradicionalmente associada ao inverno, conseguiu ampliar significativamente sua ocupação durante o verão. “Criamos redes sociais para divulgação do destino, o que contribuiu para um aumento de 12 pontos percentuais na lotação hoteleira de verão em comparação com o período de inverno. No ano passado, o percentual foi de 48%, mas este ano, chegou a 60% da ocupação do inverno passado”, destaca Richtmann. “Esse resultado foi espetacular. É um crescimento completamente fora da curva,” salienta o executivo.

A diversificação da comunicação ao longo do ano é outro pilar da atuação do consórcio, que busca valorizar as diferentes estações. Com a chegada do outono, Richtmann aponta que Campos de Jordão revela uma nova paleta de cores e atrativos. “A natureza está indo dormir, revelando tons e cores únicas, do verde ao vermelho, prateado e dourado. É um contraste belíssimo”, reforça. Ele ainda cita o período da Páscoa, com decoração assinada por artistas locais, cardápios especiais e a tradicional festa do pinhão, prevista para o fim de abril, como destaques da temporada.

Turismo de Montanha

Entre os projetos em andamento, está o desenvolvimento de um novo produto turístico em parceria com Gramado (RS). “Nos mobilizamos para apoiar o Convention Bureau da cidade gaúcha após a tragédia climática que afetou o estado. Em 2000, Campos também passou por um momento difícil, então nos compadecemos”, conta Richtmann. A partir desse gesto solidário, surgiu a ideia de criar o conceito de “Turismo de Montanha” e levá-lo ao Ministério do Turismo. “O Brasil é muito conhecido pelas praias, mas não é só isso. O país inteiro é maravilhoso, então por que não divulgar essa variedade?”, questiona.

Além do fortalecimento institucional, Campos de Jordão vive um momento de renovação na oferta turística. De acordo com Richtmann, a cidade conta atualmente com mais de 700 meios de hospedagem, mais de 400 restaurantes e cerca de 50 atrativos. “A cidade é pujante. A cada mês surge um novo atrativo”, afirma. Dez novos empreendimentos hoteleiros de diferentes portes estão previstos. O destino conta ainda com seis vinícolas e sete parques, com destaque para o Horto Florestal, maior reserva de araucárias do Sudeste, ocupando cerca de um terço do território do município.

Com foco em sustentabilidade, natureza e experiências sensoriais, o consórcio pretende continuar ampliando sua atuação em 2025. “Estamos super preparados para os próximos feriados e seguimos crescendo a presença de público até culminar no inverno, quando a cidade recebe, acolhe e esquenta todos os turistas”, diz Richtmann. “São dias ensolarados, sem chuva, mas com aquele friozinho da serra, perfeito para tormar um vinho, dormir bem enrolado e tudo mais”, finaliza.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

Skyglass prevê alta de 10% na Páscoa e prepara nova atração para 2º semestre

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Pâmela Silveira, gerente Comercial e Eventos do Skyglass (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Campinas (SP) – Durante a 47ª edição da Abav Travel SP, a gerente Comercial e de Eventos da Skyglass, Pâmela Silveira, compartilhou as expectativas otimistas do parque para 2025. Segundo ela, as vendas e o movimento na cidade de Canela (RS) já mostram sinais de recuperação após um ano desafiador, com números de visitantes semelhantes aos registrados em 2024 nos primeiros três meses.

“Estamos animados. O cenário está se desenhando de forma muito positiva e, agora, o nosso foco está na Páscoa”, afirmou. Para a data, a Skyglass aposta na programação infantil liderada pelo mascote Gomercíndio. A atividade principal será a tradicional caça aos ovos, realizada no jardim do parque, com troca dos itens encontrados por cestas de chocolate.

Em 2024, o parque recebeu cerca de 2.500 visitantes entre a sexta-feira e o sábado da Semana Santa. A expectativa para este ano é de um crescimento de pelo menos 10%, especialmente por conta do feriadão, que deve aumentar também o movimento no domingo.

Além da programação especial de Páscoa, o parque prepara uma nova atração prevista para estrear no segundo semestre. Pâmela adianta que a novidade deve agradar quem busca experiências mais radicais, marcando uma virada na proposta atual, que é mais contemplativa.

“Quem tem medo de altura pode esperar ainda mais emoção. Será uma atração com adrenalina, e com certeza vão ouvir gritos por lá”, brinca. Ela explicou que o novo brinquedo está em fase de testes, sem uma data exata para o lançamento, mas garante que estará pronto ainda este ano.

A executiva também comentou sobre a recuperação do turismo na Serra Gaúcha após as chuvas de 2023. Com base nos dados recentes, o fluxo de visitantes já retornou aos níveis anteriores, impulsionado por campanhas promocionais e presença ativa dos atrativos regionais em feiras do setor.

Por fim, Pâmela atualizou o status de um projeto citado em 2023, que previa a instalação de uma estrutura coberta para amenizar os impactos dos dias chuvosos. “Nosso diretor está buscando tecnologias para isso. A ideia existe, mas deve ficar para 2026”, finalizou.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

Peru cresce no mercado brasileiro e vai destacar diversidade turística na WTM

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Islas de los Uros. Peru teve um aumento de 41% no número de visitantes brasileiros. Foto: Juan Puelles

O Peru marca presença na WTM Latin America 2025 com uma das participações mais expressivas já realizadas no evento. Com um estande de 210 m² inspirado nas construções pré-hispânicas que ainda encantam turistas pelo país, a Promperú — entidade estatal responsável pela promoção do turismo — reforça seu compromisso com o mercado brasileiro, que se consolidou em 2024 como o quinto maior emissor de turistas para o Peru, com 184.725 visitantes, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.

De 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o espaço peruano abrigará 20 expositores que apresentarão experiências voltadas a diferentes perfis de viajantes, com foco em cultura, natureza, gastronomia e aventura. Entre as empresas participantes estão nomes como Casa Andina Hoteles, Domiruth Peru Travel, Salkantay Trekking Peru, Hilton Garden Inn Cusco & Lima, Peru Travel Operador – Mayorista, Perurail e Lima Tours.

Além da participação institucional, o país promove um evento especial na terça-feira, 15 de abril, às 16h15, com a influenciadora e apresentadora Patty Leone. A convidada visitou Lima e Cusco em 2024 e compartilhará suas experiências, além de apresentar estratégias para atrair clientes nas redes sociais.

A presença do Peru na feira acontece em um momento de expansão da conectividade aérea com o Brasil, que atualmente conta com 42 voos diretos semanais ligando Lima a cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e, mais recentemente, Curitiba. O tempo médio de voo varia entre quatro horas e meia e cinco horas.

A estratégia de promoção turística da Promperú também inclui ações como a Peru Week, com ofertas de pacotes e hospedagens, e capacitações voltadas ao trade brasileiro. “Estar na WTM Latin America com um estande inédito, que valoriza nossa herança cultural, é uma forma de mostrar ao mercado brasileiro a autenticidade e riqueza do Peru. Queremos inspirar o turista a explorar todas as possibilidades que o país oferece”, afirma Silvia Seperack, conselheira econômico-comercial da Promperú no Brasil.

Fórum de Turismo 60+ cresce 40% no número de expositores

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Fórum 60+
Ana Carolina Melo, idealizadora do Fórum de Turismo 60+, conta mais novidades sobre a terceira edição do evento. Foto: Felipe Lima (Brasilturis)

Campinas (SP) – Conforme anunciado na manhã desta quinta-feira (10), a terceira edição do Fórum de Turismo 60+ será realizada em 26 de maio, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo (SP). Presente na Abav Travel SP — feira de turismo que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP) — Ana Carolina Melo, idealizadora do fórum, apresentou algumas das novidades que devem consolidar o encontro como o principal evento B2B do Turismo voltado ao público sênior no Brasil.

Com os todos os espaços vendidos e previsão de até 800 participantes, o evento deve dobrar de tamanho em relação ao ano passado e reforçar a relevância do segmento 60+ para o futuro do setor. “Não temos mais nenhum espaço livre, vendemos 100% dos estandes, com um crescimento de 40% no número de expositores em comparação com a edição passada”, destaca Ana Carolina. “Tivemos até que mudar de hotel justamente para atender à demanda crescente”, acrescenta.

Entre os destaques da edição está a apresentação de uma pesquisa inédita sobre o perfil do viajante 60+, produzida com base em informações coletadas a partir dos próprios agentes de viagem durante as inscrições. “São dados muito difíceis de encontrar no mercado e fundamentais para o trade entender esse consumidor com mais profundidade”, explica Ana Carolina, em entrevista ao Brasilturis.

Programação e destinos adaptados

A programação contará com três painéis principais: um sobre empreendedorismo 60+, com a participação de empresários sêniors; outro sobre longevidade ativa, que trará personalidades como Nany People; e um terceiro focado na chamada economia prateada, com economistas especializados no segmento da longevidade.

O crescimento do Fórum também se reflete na adesão de novos destinos. Este ano, marcam presença Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e São Paulo (capital), além dos já participantes do ano anterior. “São 42 expositores e cerca de 50 marcas, incluindo ativações diversas”, diz Ana.

Entre os estados mais engajados com o turismo adaptado, ela destaca os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Esse último vêm se adaptando com cadeiras elétricas e outros investimentos de acessibilidade nos atrativos. Já São Paulo nos contratou para realizar roadshows — no ano passado fizemos oito cidades, e este ano vamos repetir esse número com apoio do governo estadual”, revela.

Além do conteúdo profissional, o Fórum mantém um compromisso social que, segundo a idealizadora, é parte essencial da identidade do evento. A participação continua gratuita, mas está vinculada à doação de um quilo de alimento não perecível ou item de higiene pessoal, a ser destinado ao Instituto Velho Amigo, presidido por Regina Moraes. “O instituto assiste casas de idosos em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Tenho muito zelo por essa ação, portanto só entra no evento quem fizer a doação”, enfatiza Ana.

Um público subestimado

Com mais tempo livre, maior poder aquisitivo e interesse por experiências de qualidade, o público 60+ representa um dos nichos mais promissores para o turismo. Segundo o IBGE, até 2040, os maiores de 60 anos devem representar quase 25% da população brasileira. Hoje, esse grupo já movimenta aproximadamente R$ 1,6 trilhão por ano na economia nacional.

Mesmo assim, ainda há um descompasso entre o potencial desse consumidor e o olhar do trade turístico. “Nosso objetivo é chamar atenção para esse segmento. O Brasil tem quase 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e em cinco anos seremos o quinto país mais velho do mundo. Ainda assim, a indústria turística não se comunica de fato com esse público”, avalia Ana Carolina. “Esse viajante viaja mais, gasta mais e fica mais tempo nos destinos, mas ainda é subestimado”, completa.

Com três edições, o Fórum já contribui para mudanças concretas no modo como destinos e atrativos pensam o público maduro. “Acho que plantamos essa semente há três anos e já estamos colhendo frutos. Vemos muitos destinos começando a se adaptar. É um trabalho importante para despertar esse olhar no trade, e isso me deixa muito grata”, finaliza Ana Carolina.

Para mais informações, acesse o site do evento.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

Iberostar adota IA para otimizar energia e reforçar experiência do hóspede

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Iberostar
Iberostar Waves Royal Andalus também está no projeto para otimizar uso da energia. Foto: divulgação

A Iberostar Hotels & Resorts deu mais um passo na sua meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2030 ao integrar inteligência artificial à gestão energética de seus hotéis. Em parceria com o grupo de engenharia e tecnologia Sener, a rede lançou o Braian, operador virtual que utiliza dados para reduzir o consumo de energia sem comprometer o conforto dos hóspedes. A novidade já está em operação em unidades da Espanha e do México.

Desenvolvido com base na plataforma Respira, o sistema Braian centraliza e analisa dados energéticos internos e externos — como previsões meteorológicas, taxa de ocupação e controles operacionais — para prever a demanda energética e antecipar decisões, especialmente relacionadas à climatização, um dos principais pontos de consumo. Isso permite, por exemplo, ajustar automaticamente a temperatura de determinados ambientes antes mesmo da chegada dos hóspedes, reduzindo desperdícios e melhorando a eficiência.

“Este projeto reflete nosso compromisso com a inovação, com a sustentabilidade e com oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes. Temos um sólido plano de descarbonização de nossas operações, e o Braian é uma peça fundamental nesse caminho. Além disso, valorizamos muito o suporte que ele proporciona à nossa equipe de manutenção”, afirma Álvaro Sánchez López, diretor global de Sustentabilidade, Integração e Impacto da Iberostar Hotels & Resorts.

A solução já está implantada no Iberostar Waves Royal Andalus (Cádis), Iberostar Waves Alcudia Park e Iberostar Selection Playa de Palma (Maiorca), e será implementada ainda este ano no Iberostar Selection Cancún (México), totalizando cinco hotéis com o sistema em 2025.

Guillem Peris, diretor do projeto Respira da Sener, destaca o pioneirismo da rede: “A Iberostar adotou uma meta ambiciosa para reduzir suas emissões e avançar para um modelo mais sustentável, apostando na tecnologia e no uso de dados para alcançá-la. Ficamos felizes por termos sido escolhidos para contribuir com essa iniciativa. O Braian é a materialização do compromisso da Iberostar com as novas tecnologias para levar seus hotéis ao mais alto nível de eficiência, aprimorando a experiência do cliente.”

O Braian integra o movimento Wave of Change, iniciativa de sustentabilidade da Iberostar, que inclui como metas reduzir em 35% o consumo de energia e em 85% as emissões de Escopo 1 e 2 até 2030. O projeto foi reconhecido na categoria Smart Buildings na XII edição dos enerTIC Awards, em 2024.

Resort Week retorna com até 35% de desconto em mais de 25 resorts no Brasil

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Resort week
Campanha oferece 35% descontos em 25 resorts da Resorts Brasil. Foto: divulgação

A Resorts Brasil deu início, nesta quarta-feira (9), à 8ª edição da Resort Week, uma campanha nacional que oferece descontos de até 35% em mais de 25 resorts espalhados pelo Brasil. A ação segue até a próxima terça-feira (15) e tem como objetivo fomentar o turismo interno, impulsionar a ocupação hoteleira e proporcionar experiências diferenciadas em empreendimentos de alto padrão.

Durante o período promocional, o público poderá garantir condições exclusivas em resorts localizados em diversas regiões do país. As ofertas estão disponíveis nos canais oficiais de venda de cada empreendimento participante, conforme os regulamentos individuais definidos por cada resort. A disponibilidade de quartos, datas e formas de pagamento variam conforme as regras de cada unidade.

Os interessados podem acompanhar as promoções pelo perfil oficial da Resorts Brasil no Instagram (@resorts.brasil) ou diretamente no site oficial da campanha: www.resortweek.com.br.

Lista de Resorts Participantes:

– Armação Resort Porto de Galinhas (PE)
– Blue Tree Thermas de Lins (SP)
– Bourbon Atibaia (SP)
– Bourbon Cataratas do Iguaçu (PR)
– Cana Brava All Inclusive Resort (BA)
– Costao do Santinho Resort (SC)
– Cyan Resort by Atlantica (SP)
– Enotel Porto de Galinhas (PE)
– Fazzenda Park Resort (SC)
– Hot Beach Parques & Resorts (SP)
– Japy Golf Resort (SP)
– Jequitimar Guarujá Resort & Spa By Accor (SP)
– Jurema Águas Quentes (PR)
– Malai Manso Resort Yacht Convention & Spa (MT
– Mavsa Resort (SP)
– Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort (SP)
– Pratagy Beach Resort All Inclusive (AL)
– Recanto Cataratas (PR)
– Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA)
– Vale Suíço Resort (MG)
– Villa Rossa (SP)
– Wish Foz do Iguaçu Resort (PR)
– Wish Natal Resort (RN)
– Wish Serrano Resort (RS)