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CVC fortalece presença no Pará com líderes e novos agentes

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CVC
Evento reuniu executivos e franqueados para alinhar estratégias e celebrar a 7ª turma de formação de agentes no estado. Crédito: Divulgação

A CVC realizou um encontro especial com franqueados e líderes das mais de 20 lojas do estado do Pará. O evento contou com a presença de Emerson Belan, vice-presidente da operadora, Viviane Piovarcsik, diretora nacional de vendas, e Ana Paula Tomaz, gerente executiva de vendas para o Centro-Oeste e Norte. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias para 2025, reforçando o compromisso da companhia em seguir crescendo e evoluindo no mercado paraense.

Além disso, o evento celebrou a conclusão da 7ª turma do programa de formação de novos agentes de viagens, uma iniciativa da master franquia do Pará, liderada por Luiz Walter. O programa já formou mais de 140 agentes de viagens desde sua criação, preparando profissionais para atuação nas lojas CVC, garantindo excelência no atendimento aos clientes e apoio aos franqueados.

“A região Norte tem um papel estratégico para a CVC, com grande potencial de crescimento e uma forte conexão cultural com o turismo. Estar próximo dos nossos franqueados e investir na capacitação de novos agentes reforça nosso compromisso de oferecer cada vez mais qualidade e confiança aos clientes da região”, destacou Vivi Pio, diretora Nacional de vendas da CVC, que promoveu Natal em roadshow por mercados estratégicos do Brasil recentemente.

Tarifas de aeroportos em quatro capitais terão aumento autorizado pela Anac

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tarifas aeroportos
Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre e Salvador registram novos tetos tarifários. Foto: Divulgação / Vinci Airports

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o reajuste dos tetos das tarifas aeroportuárias nos terminais de Fortaleza (FOR), Florianópolis (FLN), Porto Alegre (POA) e Salvador (SSA). A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (2), passa a vigorar em 30 dias.

“Os reajustes seguem critérios previstos nos contratos de concessão e consideram fatores como a inflação acumulada e parâmetros de qualidade e eficiência estabelecidos pela agência reguladora”, informou a Anac em comunicado oficial.

O aumento afeta tarifas relacionadas a embarque de passageiros, conexão, pouso e permanência de aeronaves, além de armazenagem e capatazia de cargas. Na prática, os novos valores representam os limites máximos que as concessionárias podem cobrar das companhias aéreas, que repassam os custos aos passageiros por meio das passagens.

Os novos tetos das tarifas de embarque ficam assim:

Fortaleza (CE)

  • Doméstico: de R$ 53,57 para R$ 56,88

  • Internacional: de R$ 99,61 para R$ 105,76

Florianópolis (SC)

  • Doméstico: de R$ 50,92 para R$ 53,96

  • Internacional: de R$ 95,58 para R$ 101,28

Porto Alegre (RS)

  • Doméstico: de R$ 56,02 para R$ 59,46

  • Internacional: de R$ 104,62 para R$ 111,05

Salvador (BA)

  • Doméstico: de R$ 44,27 para R$ 46,89

  • Internacional: de R$ 78,39 para R$ 83,04

Segundo a Anac, as tarifas aeroportuárias correspondem aos procedimentos de embarque, conexão, pouso e permanência, sendo pagas à concessionária pelas companhias aéreas, operadores de aeronaves ou diretamente pelos passageiros.

Em agosto, a agência já havia promovido reajustes nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, dois dos terminais mais movimentados do país, reforçando a política de revisão periódica prevista nos contratos de concessão.

Waves lança marca Felicità em parceria com Wyndham

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Waves Wyndham
Nova bandeira aposta no conceito de flex living, unindo hospedagem curta e estadias prolongadas na América do Sul. Crédito: Divulgação

A Waves in Movement anunciou, durante a Expo Real Estate Argentina, o lançamento da marca Felicità, voltada ao conceito de flex living. A nova operação da Waves será integrada à Trademark Collection by Wyndham, uma das 25 bandeiras da Wyndham Hotels & Resorts.

O modelo tem como objetivo reunir hospedagem de curta temporada e padrões de serviços hoteleiros, com foco em nômades digitais, viajantes a negócios e profissionais que buscam estadias prolongadas. A proposta conjunta prevê a expansão para Argentina, Uruguai e Paraguai, combinando a gestão da Waves com a estrutura global da Wyndham.

“Após mais de 15 anos de gestão de edifícios corporativos, estamos trazendo nossa experiência para o setor hoteleiro e de flex living com a Felicità. Juntamente com a Wyndham, podemos criar soluções que gerem valor para os proprietários e experiências diferenciadas para os hóspedes”, afirma Marcos Villanueva, CEO da Waves.

Gustavo Viescas, presidente da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina e Caribe, destaca que a iniciativa acompanha mudanças do setor. “Com a adição desta nova oferta ao portfólio da Trademark Collection by Wyndham, reforçamos nosso compromisso em antecipar as tendências que estão transformando o setor”, declara.

Segundo as empresas, o modelo é estruturado em três pilares: alcance global da Wyndham, com benefícios de distribuição e fidelidade; gestão operacional da Waves, apoiada por tecnologia para ganho de eficiência; e oferta de unidades equipadas com comodidades como coworking, espaços de bem-estar e serviços digitais integrados.

A Wyndham Hotels & Resorts conta hoje com 56 hotéis na Argentina, de sete marcas diferentes, somando mais de quatro mil quartos. No Uruguai, são três empreendimentos e duas marcas, enquanto no Paraguai a rede administra seis hotéis de cinco marcas, totalizando mais de 800 quartos.

MS apresenta planos de Turismo para Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas

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Campo Grande
Evento de lançamento do Plano Estratégico de Turismo da Região Turística Vale das Águas. Foto: divulgação

Mato Grosso do Sul avançou na consolidação do turismo regional com o lançamento dos Planos Estratégicos de Turismo das regiões Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas, realizados nos dias 2 e 3 de setembro de 2025. A iniciativa é conduzida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em parceria com a Lab Turismo Consultoria, responsável pela criação e implementação da metodologia Maptur – Mapa Estratégico do Turismo.

O desenvolvimento dos planos foi marcado pela participação ativa de representantes do setor público, do trade turístico, da comunidade e de instituições parceiras, garantindo um processo colaborativo e alinhado às necessidades locais. A metodologia Maptur alia participação social, inteligência estratégica e tecnologia digital, transformando os planos em ferramentas dinâmicas, capazes de orientar decisões e gerar resultados contínuos.

“Hoje demos um passo histórico para o futuro do turismo em nossa região. O lançamento dos planos de Campo Grande dos Ipês e do Vale das Águas fortalece nossa governança e consolida essas regiões como destinos turísticos competitivos, inovadores e preparados para crescer de forma sustentável”, afirma Bruno Wendling, presidente da Fundtur-MS.

A aplicação do Maptur inclui consultoria especializada, utilização de uma plataforma online exclusiva e mentorias mensais de acompanhamento, garantindo monitoramento e atualização constantes. O objetivo é que as instâncias de governança regionais contem com suporte técnico permanente, alinhando estratégias às demandas do mercado e potencialidades locais.

“Criamos a metodologia justamente para superar a ideia de planos engavetados. O Maptur conecta tecnologia, acompanhamento contínuo e participação social, garantindo que cada região tenha não apenas um diagnóstico, mas um caminho claro, viável e monitorado para impulsionar o turismo”, explica Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo.

Marupiara Resort by Wish amplia operação all inclusive

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Marupiara Resort by Wish
Novidades incluem restaurante regional, Brinquedão Kids, quadras de beach tennis e novos espaços de lazer e gastronomia. Crédito: Divulgação

O Grupo Wish anunciou uma nova fase para o Marupiara Resort by Wish, em Porto de Galinhas (PE), com foco na expansão do sistema all inclusive e na ampliação de sua estrutura de lazer e gastronomia.

O resort passará a operar com 100 apartamentos em formato all inclusive a partir de dezembro de 2025 e terá a operação totalmente adaptada ao modelo em julho de 2026. A informação foi divulgada durante o evento Conexão Wish, realizado em 26 de agosto no escritório corporativo do grupo, em São Paulo (SP).

Segundo Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish, a expansão é resultado de um projeto iniciado em outubro de 2024. “O que começou como um teste com cinco apartamentos em all inclusive tornou-se um case de expansão acelerada: hoje já são 60 unidades, em dezembro serão 100 e, em julho, toda a unidade estará 100% full all inclusive. Essa evolução reafirma nossa estratégia de transformar uma praça-chave em referência no modelo”, afirma.

Estrutura e gastronomia

Entre as novidades, está a abertura de um restaurante com cardápio regional e decoração inspirada no litoral nordestino. O espaço infantil está sendo reformulado com a criação do Brinquedão Kids, que terá áreas seca e molhada, e o novo Kids Club, Casa do Mr. Wish, baseado no conceito de edutainment.

A área de lazer também receberá duas quadras de beach tennis com vista para o mar e uma nova academia. Outros espaços previstos incluem cinema, teatro e sala de jogos, além de quadra poliesportiva no rooftop e um estande de airsoft.

As reformas incluem ainda melhorias na fachada, novos bares e quiosques, pontos de venda para gelateria e açaiteria, além de uma cozinha show. O modelo de hospedagem inclui refeições, bebidas, recreação infantil e atividades para adultos, além de parcerias com empresas de fotografia e receptivo turístico.

Programação e operação

A programação de lazer será voltada para diferentes faixas etárias, com atividades esportivas e culturais, oficinas para crianças, aulas de dança, caminhadas e hidroginástica. O empreendimento também continuará sendo dog friendly, com estrutura para receber animais de estimação.

Localizado na Praia do Cupe, o resort se prepara para a alta temporada de verão 2025/2026 já com o novo posicionamento em andamento.

Azul amplia operações em Santa Catarina com 226 voos extras

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Santa Catarina terá 226 voos extras da Azul na alta temporada de verão
Santa Catarina terá 226 voos extras da Azul na alta temporada de verão. Crédito: Divulgação

A Azul anunciou um reforço expressivo em sua malha aérea para Santa Catarina durante a alta temporada de verão 2025/2026. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia programou 226 voos extras, somando mais de 28,9 mil assentos adicionais para os aeroportos de Florianópolis e Navegantes, dois dos destinos mais procurados por turistas nesta época do ano.

O planejamento privilegia ligações diretas para os hubs da Azul em Campinas (Viracopos) e Belo Horizonte (Confins), além de voos conectando Curitiba ao litoral catarinense. A estratégia busca atender à forte demanda por praias e atrações turísticas da região Sul.

Florianópolis e Navegantes no centro das operações

Na capital catarinense, o Aeroporto Hercílio Luz receberá 85 voos extras no período, correspondendo a mais de 11,3 mil assentos. Já o Aeroporto de Navegantes terá 142 operações adicionais, com oferta superior a 17,5 mil lugares.

De acordo com Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, o reforço para Santa Catarina reflete a importância do estado no turismo nacional. “Um dos focos estratégicos da nossa operação de alta temporada é o reforço para essas duas cidades que desempenham um papel fundamental no turismo de verão no Sul do Brasil. Florianópolis tem mais de 40 praias e é um dos destinos muito procurados nessa época do ano. Já Navegantes é a porta de entrada para o litoral norte catarinense e tem seus atrativos. Por isso, também fizemos um planejamento de voos dedicados a Azul Viagens”, destacou.

Operações exclusivas para pacotes Azul Viagens

A companhia preparou também uma operação especial para sua operadora de turismo. Cerca de 35% dos voos adicionais para Florianópolis e mais de 40% dos extras para Navegantes serão exclusivos para clientes da Azul Viagens, fortalecendo a oferta de pacotes completos para famílias e grupos que buscam destinos de sol e mar.

Expansão nacional na temporada

O reforço em Santa Catarina faz parte de um plano mais amplo da Azul para o verão. Em todo o país, serão 3,6 mil voos extras e 520 mil lugares adicionais entre dezembro e fevereiro. A companhia também terá destaque em São Paulo: no Aeroporto de Congonhas, cerca de 45% da malha será direcionada a operações de lazer, marcando a primeira vez em que a base tradicionalmente corporativa será ajustada para atender a demanda de férias.

Turismo brasileiro fatura R$ 108 bilhões e bate recorde

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Segundo dados do IBGE, o setor movimentou R$ 108 bilhões entre janeiro e junho - maior valor da série histórica iniciada em 2012. Crédito: pikisuperstar/freepik

O turismo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 com um marco histórico. Segundo levantamento da FecomercioSP, elaborado a partir de dados do IBGE, o setor movimentou R$ 108 bilhões entre janeiro e junho – maior valor da série histórica iniciada em 2012.

O resultado representa um crescimento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2024, o que significa R$ 7 bilhões a mais na economia. Todos os segmentos registraram alta, com destaque para o transporte aéreo de passageiros, que faturou R$ 27,3 bilhões, um avanço de 10,6% na comparação anual.

A atividade de alojamento também se sobressaiu, alcançando crescimento de 12,7% e movimentando R$ 13,6 bilhões. Outros setores que apresentaram resultados expressivos foram:

  • Alimentação: +6,9%
  • Transporte aquaviário: +6,5%
  • Agências e operadoras: +6,3%
  • Transporte rodoviário de passageiros: +2,4%

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, os números reforçam a força do setor. “Os resultados mostram a potência que o turismo brasileiro representa. Os recordes de faturamento não são apenas números isolados: eles representam, também, mais empregos, geração de renda e um mundo de oportunidades para o setor turístico brasileiro”, afirmou.

Recorde mensal em junho

No recorte de junho, mês mais recente analisado, o faturamento chegou a R$ 17 bilhões, outro recorde histórico para o período e 5,6% superior ao registrado em 2024.

Nesse intervalo, o transporte aéreo manteve o protagonismo com crescimento de 12%, alcançando R$ 4,45 bilhões. O setor de alojamento avançou 8,5%, com faturamento de R$ 1,7 bilhão. Já o transporte rodoviário de passageiros registrou alta de 6,1%, totalizando quase R$ 3 bilhões.

Outros setores que contribuíram foram agências e operadoras de viagens (+2,9%), transporte aquaviário (+2,4%), locação de veículos (+1,6%) e alimentação (+1,5%).

Vale lembrar que de janeiro a agosto de 2025, o Brasil já recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, número que não só representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024.

Comissão aprova projeto que exige acessibilidade em pontos turísticos

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a proposta busca ampliar a inclusão de turistas com deficiência visual no mercado. Crédito: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1871/24, que obriga a instalação de equipamentos voltados às pessoas com deficiência visual em pontos de interesse turístico em todo o Brasil.

O texto prevê o uso de QR Codes que acionam gravações de áudio com informações sobre características, importância e significado do local visitado.

O relator do projeto, deputado Daniel Barbosa (PP-AL), deu parecer favorável à proposta e incluiu ajustes feitos pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de definir prazo de 180 dias para a lei entrar em vigor após a sanção.

“Esta proposta inova com medida concreta, de aplicação nacional, baseada em tecnologia acessível e amplamente disponível, promovendo a efetiva inclusão social das pessoas com deficiência visual no âmbito do turismo”, afirmou Barbosa.

De autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR), a proposta busca ampliar a inclusão de turistas com deficiência visual no mercado. “A medida será fator decisivo para que as pessoas com deficiência visual sejam incorporadas plenamente ao contingente de turistas”, defendeu o parlamentar.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, precisa ser aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Se aprovado, o Brasil dará um passo relevante na acessibilidade turística, alinhando-se a boas práticas internacionais de inclusão e ampliando as oportunidades de visitação para um público que historicamente enfrenta barreiras na exploração de patrimônios culturais, históricos e naturais.

Regent lança cruzeiros festivos com experiências gastronômicas e culturais

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Regent Seven Seas Cruises revela cruzeiros festivos com Epicurean Perfection e experiências de entretenimento enriquecedor. Crédito: Divulgação
Regent Seven Seas Cruises revela cruzeiros festivos com Epicurean Perfection e experiências de entretenimento enriquecedor. Crédito: Divulgação

A Regent Seven Seas Cruises anunciou uma programação especial de viagens festivas até 2027. A coleção reúne 12 cruzeiros que combinam a celebração de datas como Natal, Hanukkah e Réveillon a destinos emblemáticos, experiências gastronômicas refinadas e entretenimento exclusivo a bordo.

Segundo Jason Montague, Chief Luxury Officer da Regent, a proposta é criar uma imersão completa no espírito das festas. “Os hóspedes estarão imersos no espírito festivo desde o momento em que embarcarem, com cada navio decorado em estilo festivo espetacular. De magníficas árvores de Natal no átrio a arranjos florais festivos, um vilarejo de biscoitos de gengibre feito à mão e uma impressionante exibição para a iluminação da Menorá, há sempre uma cena celebratória em cada canto”, destaca.

Gastronomia festiva em alto-mar

A bordo, os passageiros poderão vivenciar a experiência Epicurean Perfection, com menus temáticos assinados pela equipe de gastronomia e bar da Regent. Entre os destaques da véspera de Natal estão pratos de inspiração europeia, como gravlax escandinavo e ganso natalino alemão. Já o banquete do dia 25 trará iguarias como gumbo de pato, risoto de burrata com trufas e pudim de panetone.

No Réveillon, o jantar de gala terá foie gras salteado, surf and turf de filé-mignon e lagosta, finalizado com o tradicional baked Alaska. Bebidas sazonais, como eggnog e coquetéis temáticos, além de cafés especiais e chocolate quente, completam a experiência.

Itinerários em destaque

Os roteiros contemplam diferentes regiões do mundo. Entre eles, o Seven Seas Explorer parte de Bali em dezembro de 2025, cruzando a costa australiana e celebrando o Natal em Brisbane. Já o Seven Seas Splendor terá itinerário de 11 noites pela América do Sul, incluindo Rio de Janeiro, Ilhabela, Santos e Punta del Este. Outro destaque é o Seven Seas Voyager, que conecta Barcelona a Cidade do Cabo em 21 noites, passando por ilhas atlânticas e cidades africanas.

Para 2026-2027, está programada a estreia do Seven Seas Prestige, mais novo navio da companhia, com uma travessia transatlântica de Barcelona a Miami. Além disso, a Regent terá cruzeiros no Caribe, Austrália e Pequenas Antilhas, ampliando a oferta de experiências de luxo durante a temporada de festas.

Luxo e personalização

Entre os diferenciais, o Prestige trará as novas Skyview Suites de dois andares, com elevadores privativos, terraços exclusivos e serviço de mordomo. Esses detalhes reforçam a proposta da Regent de oferecer uma hospitalidade sem igual, com foco no luxo, na personalização e na imersão cultural de cada destino.

Connection Terroirs começa em 22 de abril de 2026 em Gramado

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connection Terroirs 2026
Edição de 2026 vai terminar dia 26 de abril. Foto: divulgação/Connection Terroirs

O Connection Terroirs do Brasil anunciou as datas de sua próxima edição: o evento será realizado entre os dias 22 e 26 de abril de 2026, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Reconhecido como referência na promoção de produtos com Indicação Geográfica (IG), o encontro conecta produtores, consumidores, especialistas e o trade turístico, reforçando a valorização da cultura, da gastronomia e da identidade brasileira.

Organizado pela Rossi & Zorzanello em parceria com o Sebrae, o evento tem como propósito fortalecer cadeias produtivas sustentáveis, além de dar visibilidade a alimentos, bebidas e artesanatos que carregam certificações de origem. Em suas últimas edições, a programação incluiu palestras com especialistas nacionais e internacionais, experiências sensoriais, aulas-show com chefs renomados e uma ampla exposição de produtos certificados.

“Mais do que um evento, o Connection é um movimento feito com alma a muitas mãos , e será uma honra contar com vocês para levar essas histórias e experiências ao mundo”, afirmou a organização.