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Blue Park reúne mais de 800 visitantes em ação dedicada à inclusão e acessibilidade

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blue park inclusão
Cerca de 800 visitantes participaram no Blue Park. Foto: divulgação/ Grupo Mabu

O Blue Park recebeu mais de 800 visitantes em 2 de dezembro durante a 15ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), iniciativa coordenada pela Sindepat para ampliar o acesso ao lazer em empreendimentos de todo o país. Em 2025, a edição comemorativa contou com programação estendida entre 24 de novembro e 5 de dezembro, reforçando o compromisso coletivo com acolhimento, acessibilidade e experiências adaptadas.

Ao longo da ação, o parque destacou sua estrutura inclusiva, reconhecida pelo selo “Amigo do Autista”, que inclui protocolos de conforto sensorial, atendimento humanizado e recreação adaptada. Elvio Andrade, diretor do Blue Park, reforçou a importância da iniciativa ao afirmar: “As pessoas com deficiência têm direito ao lazer como qualquer outra família, e é papel dos parques garantir essa inclusão de forma prática, sensível e permanente.” Para muitas famílias, o DNPD representa um ambiente seguro para aproveitar o parque sem julgamentos ou barreiras.

Luciano Motta, CEO dos Hotéis Mabu e Blue Park, também apontou a relevância do tema para o setor. “A sociedade está avançando para um turismo mais humano, e o Blue Park faz parte dessa transformação”, afirmou. A participação no DNPD reforça a missão do empreendimento: ser um espaço onde todos se sintam bem-vindos e pertencentes, alinhando diversão, acolhimento e responsabilidade social.

Black Friday da Luck Receptivo bate recorde de vendas no Nordeste

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Luck Receptivos
Gustavo Luck, CEO do Grupo Luck. Crédito: Divulgação

A Luck Receptivo registrou, em 2025, o maior desempenho de sua história em uma Black Friday. A campanha, que ofereceu descontos de até 50% em passeios e experiências, superou as projeções internas de vendas e engajamento, fortalecendo a presença da empresa nos principais destinos turísticos do Nordeste.

Segundo a empresa, milhares de viajantes aproveitaram as condições do período, resultado que somou reservas diretas, vendas por agentes e cotações de parceiros comerciais. O volume registrado reforça a demanda por viagens na região e a relevância da operadora no setor de receptivo.

Entre os destinos com maior procura, Porto de Galinhas (PE) e Maragogi (AL) lideraram o interesse dos turistas. Fernando de Noronha (PE) também apresentou crescimento, enquanto João Pessoa (PB) registrou desempenho considerado expressivo pela empresa. Em Natal (RN), a busca se manteve consistente ao longo de todo o mês, não limitada ao período da campanha.

A Lista VIP da ação superou 4 mil inscritos, que tiveram acesso a um desconto adicional de 10%. O volume representa avanço em relação ao ano anterior e indica maior engajamento do público com as campanhas da marca.

“Encerramos esta edição com orgulho e a certeza de que a nossa Black Friday entrou para a história. Os resultados vão além do comercial: reforçam nossa missão de democratizar o acesso a experiências e valorizam o turismo brasileiro”, afirma Gustavo Luck, CEO do Grupo Luck.

Com atuação em Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Maceió (AL), Salvador (BA) e Fernando de Noronha (PE), a Luck Receptivo informa que já trabalha nas ações estratégicas para 2026, com foco em expansão, tecnologia e aprimoramento dos serviços prestados.

Alagev projeta recorde para 2026 com viagens corporativas movimentando R$ 153,2 bi

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Equipe da Alagev durante o “Café com o Conselho”
Equipe da Alagev durante o “Café com o Conselho”. Crédito: Divulgação

A Alagev (Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas) reuniu mantenedores, conselheiros e parceiros nesta quarta-feira (3), no Palácio Tangará, em São Paulo, para mais uma edição do tradicional “Café com o Conselho”. O encontro trouxe uma análise aprofundada do panorama econômico, das projeções para 2026 e dos resultados recordes acumulados pelo setor em 2025, além de apresentar os avanços institucionais da entidade e os próximos passos para o próximo ano.

Panorama econômico e previsões para 2026

Com base no Levantamento de Viagens Corporativas (LVC) e nos indicadores do Índex, o economista da FecomercioSP, Guilherme Dietze, destacou que o mercado vive uma fase excepcional. Entre janeiro e setembro de 2025, o segmento movimentou R$ 106,5 bilhões, crescimento de 6,8% — o melhor resultado da série histórica. Somente em setembro, foram R$ 13,4 bilhões, alta de 5,1%, número que consolida a tendência de encerramento de 2025 com R$ 144 bilhões faturados.

Dietze atribuiu o desempenho à combinação de demanda reprimida, inflação controlada, valorização do real, maior previsibilidade orçamentária e queda no preço do combustível de aviação. As tarifas aéreas, que se mantiveram estáveis na casa dos R$ 717, e os índices positivos da hotelaria complementam o cenário favorável.

No entanto, o economista alertou que o ritmo de expansão da oferta de voos, hospedagem e espaços para eventos ainda está abaixo do crescimento da demanda, pressionando custos e logística — especialmente em São Paulo, onde há forte concentração de eventos. Para 2026, as previsões seguem otimistas: o setor deve alcançar R$ 153,2 bilhões, impulsionado também pelo calendário da Copa do Mundo, que deve intensificar a movimentação de empresas, ativações de marca e eventos corporativos.

Eventos presenciais e confiança em tempos de IA

A professora da USP e pesquisadora Mariana Aldrigui reforçou a importância da qualidade dos dados utilizados pelo trade na tomada de decisão. Ela alertou para estatísticas nacionais com metodologias distorcidas e ressaltou o papel do LVC como referência confiável.

Aldrigui destacou ainda a valorização crescente dos eventos presenciais, especialmente em um mundo marcado pela desinformação e pela popularização de técnicas como os deepfakes. “Credibilidade, hoje, se constrói ao vivo”, afirmou, enfatizando que a interação humana permanece central para fortalecer vínculos, validar informações e gerar negócios.

Avanços institucionais e expansão da Alagev

A diretora-executiva da Alagev, Luana Nogueira, apresentou os resultados institucionais que marcaram 2025. O número de associados cresceu 15%, saltando de 540 para 623. A entidade ampliou sua presença internacional e consolidou sua atuação em agendas estratégicas como GBTA, Imex, Lamec, BTM, Abav Expo e MeetUp Argentina.

Em conteúdo e formação, a associação avançou com projetos como o Índex, a Revista GBTA, webinars, pesquisas, Reuniões Globais, G-Summit, Prêmio Você Inspira e o programa DeIA. Entre as novidades, ganharam destaque o novo site, a assistente virtual Alê, o fortalecimento das comunidades e a chegada de Osmar Joaquim para liderar essa frente.

No campo educacional, o Alagev Educa ampliou seu impacto com trilhas de formação, mentorias e a parceria com a Academia de Turismo do Governo de São Paulo, além do projeto Alagev na sua Empresa, que leva workshops e missões corporativas diretamente às organizações.

Caminho para 2026

O sucesso do Lacte20 consolidou a Alagev como referência estratégica para o setor, enquanto o Lacte21 promete novidades: nova identidade visual, atividades renovadas, a tradicional corrida 5K e 10K e a votação da diretoria para o biênio 2026–2028.

“A Alagev vive um momento de expansão, com mais profissionais se conectando, mais troca qualificada e mais presença global. Seguimos fortalecendo nossa autoridade no setor, ao mesmo tempo em que ampliamos o valor entregue aos associados. Esses resultados refletem planejamento, colaboração e o compromisso de elevar o mercado. Acreditamos que em 2026 daremos passos ainda mais importantes”, finaliza Luana.

Azul leva vinho pernambucano da Vinícola Mello aos voos internacionais em dezembro

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Azul vinho
Azul está oferecendo uma melhor experiência a bordo com vinhos Alvorecer 2024. Foto: divulgação

A Azul ampliará a presença de produtos nacionais em sua experiência de bordo ao oferecer, ao longo de todo o mês de dezembro, o vinho “Alvorecer 2024”, um Malbec produzido pela Vinícola Mello, de Garanhuns (PE). A bebida será disponibilizada na classe executiva de 215 voos internacionais que partem de Campinas e Recife rumo a Orlando, Fort Lauderdale, Lisboa, Porto e Madrid. A ação permitirá que mais de 6,7 mil clientes experimentem o rótulo, que está embarcado nas aeronaves desde o dia 1/12 e vai até 31 de dezembro.

A iniciativa acompanha a estratégia da companhia de reforçar a brasilidade especialmente nas rotas internacionais, que transportaram mais de 435 mil clientes entre Brasil, Estados Unidos e Europa ao longo de 2025. O “Alvorecer 2024” integra a linha premium da Vinícola Mello e é produzido com uvas Malbec cultivadas em clima ameno e altitude elevada no Agreste pernambucano, resultando em um vinho de aromas frutados, notas florais de violeta, taninos macios e corpo equilibrado.

Tatiane Dolci, gerente geral de Experiência do Cliente da Azul, ressaltou o propósito da ação. “A Azul nasceu brasileira e tem orgulho de levar o melhor do nosso país para o mundo. Ao incluir um vinho pernambucano na nossa classe executiva, reforçamos a valorização de produtores nacionais e oferecemos uma experiência de bordo com um toque autêntico do Brasil. Queremos que cada viagem seja marcada por momentos especiais e pelo cuidado em cada detalhe”, afirmou.

Kaká Mello, CEO da Vinícola Mello, celebrou a parceria. “Viver esse momento com a Mello Vinícola é uma combinação de orgulho e gratidão, porque a união com os voos internacionais da Azul representa bem mais que uma parceria: é a confirmação de que toda a caminhada valeu a pena. E sigo firme nesse propósito: representar nosso estado com excelência e brindar o mundo com o melhor que acreditamos e produzimos”, destacou.

Clientes denunciam agência Alex Te Leva por pacotes não cumpridos em João Pessoa

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agência João Pessoa
Grupo de mensagens reúne mais de cinquenta consumidores e ex-funcionários que relatam prejuízos com a empresa Alex Te Leva. Crédito: TV Cabo Branco/Reprodução

Clientes que adquiriram pacotes da agência de viagens Alex Te Leva e não tiveram as viagens realizadas se organizaram para denunciar a empresa em João Pessoa (PB). De acordo com a Polícia Civil, 15 pessoas registraram boletim de ocorrência, somando prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil.

O grupo de mensagens chamado “AlexTeDeve” reúne mais de cinquenta participantes, entre consumidores e ex-funcionários que afirmam ter sido lesados. Alex Barbosa,  proprietário da agência, disse que desconhece esse número de relatos e declarou que a empresa passa por mudança de gestão, acrescentando que está “disposta a ouvir clientes que queiram entrar em contato para resolver quaisquer pendências”, afirma.

A farmacêutica Kaizza Silveira relatou que comprou um pacote para Buenos Aires no valor de cerca de R$ 9 mil para ela e sua família. Segundo ela, a viagem foi cancelada pela empresa próximo à data de embarque. “Ele reembolsou apenas 30% do valor que eu dei pra ele. Ele pagou só 3 mil, ficou faltando R$ 6 mil. Ele ficava enrolando, dizia que ia pagar, não pagou”, afirma. Kaizza informou ter acionado o Procon e a Polícia Civil.

A guia de turismo Silvia Camila relatou que trabalhou para a agência de viagens de João Pessoa por um mês, mas não recebeu o pagamento acordado. “A proposta era ele me pagar no final do mês todo o serviço que eu fiz e até então não recebi. Fui até a justiça, que fez um acordo judicial, e ele não cumpriu”, declara.

O delegado Ademir Fernandes destacou que outras possíveis vítimas devem procurar a delegacia. “Nós temos cerca de 15 pessoas ouvidas, então está aberto para que outras pessoas procurem a delegacia. É importante que elas venham para que a gente possa demonstrar na justiça a gravidade dessa situação”, afirma. O delegado também chamou atenção para o impacto financeiro: “o grande prejuízo financeiro, que até aqui soma mais de R$ 50 mil reais”, conclui.

Késsia Liliane, superintendente do Procon Paraíba, orienta que consumidores verifiquem previamente a regularidade das empresas. “O primeiro cuidado que o consumidor deve ter é ver se essa empresa tem cadastro no Cadastrur. Ela também tem que ir printando toda transação, verificar a opinião de outros consumidores, verificar se essa empresa tem CNPJ, evitar comprar por redes sociais, verificar se a empresa tem endereço físico e se ele existe”, afirma.

NCL aposta no “Jomo” e lança promoção com 50% de desconto e gorjetas incluídas

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Norwegian convida viajantes a abraçarem a alegria de ficar de fora. Crédito: Divulgação

Abraçar o prazer de “ficar de fora” e transformar o início de 2026 em um momento de pausa e autocuidado é a proposta da Norwegian Cruise Line (NCL) com sua mais nova campanha global. A companhia, que soma quase 59 anos de atuação na indústria de cruzeiros, lançou uma promoção de fim de ano com 50% de desconto em todos os cruzeiros e gorjetas pré-pagas gratuitas, facilitando o acesso a escapadas pelo Caribe e Bahamas em clima de descompressão pós-festas.

O conceito por trás da campanha é o Jomo – Joy of Missing Out (a alegria de perder o que está acontecendo), tendência que convida o viajante a desacelerar, desconectar da agenda lotada e priorizar experiências que recarregam as energias. A Norwegian associa esse movimento à sua forte presença no Caribe: até março, 15 navios da frota estarão navegando pela região, oferecendo desde minicruzeiros até itinerários mais longos.

Uma pesquisa global realizada pela YouGov, a pedido da companhia, mostra que o discurso encontra eco no comportamento do público. Segundo o levantamento, 64% dos consumidores consideram o fim de ano um período especialmente estressante, pressionados por gastos com festas (43%), compra de presentes (38%), obrigações familiares e de anfitrião (36%), compromissos sociais (30%) e até eventos dos quais não gostariam de participar (28%). Não por acaso, 52% dos entrevistados planejam uma viagem restauradora no início de 2026.

Além de se divertir (44%) e conhecer novos destinos (43%), os viajantes apontam como motivações principais recarregar as energias (36%), deixar o estresse cotidiano para trás (35%), desconectar de responsabilidades (33%) e cuidar da saúde emocional (30%). Os cruzeiros aparecem entre as formas mais atrativas de viagem no estilo Jomo, com o Caribe liderando as preferências graças ao clima quente, às paisagens naturais e ao ritmo relaxado.

A Norwegian Cruise Line busca traduzir esse desejo em produto com sua promoção combinada ao programa Free at Sea, que adiciona mais de R$ 11 mil em benefícios potenciais por cabine, incluindo bebidas premium ilimitadas, refeições em restaurantes de especialidade, pacote de wi-fi de alta velocidade e créditos para excursões em terra. A ideia é reduzir ao máximo a “logística” do planejamento, liberando o hóspede para focar no essencial: descansar, desfrutar do navio e aproveitar o itinerário.

“À medida que o ano chega ao fim, os viajantes nos dizem que estão prontos para se afastar da pressão e do ritmo da vida diária”, disse Harry Sommer, presidente e CEO da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. “Com muitos se sentindo sobrecarregados e mais da metade planejando uma viagem restauradora no início de 2026, temos orgulho de oferecer experiências de cruzeiro que realmente atendem a essa necessidade. Nosso programa expandido no Caribe, incluindo mais visitas à nossa ilha privativa nas Bahamas, Great Stirrup Cay, recém-renovada, foi projetado para dar aos hóspedes a liberdade de fazer tudo — ou não fazer nada. Seja uma curta e ensolarada viagem às Bahamas ou uma jornada mais longa pelo Caribe, tornamos fácil desconectar, recarregar e abraçar o Joy of Missing Out.”

A oferta caribenha da companhia foi estruturada para contemplar diferentes perfis. Com a maior parte da frota posicionada na região no início do ano, incluindo o Norwegian Luna, que estreia em março, há opções de 4 a 14 noites, partindo de nove portos: Miami e Port Canaveral (Orlando), na Flórida; Nova York; Punta Cana (La Romana), na República Dominicana; e San Juan, em Porto Rico.

Além dos portos clássicos do Caribe, praticamente todos os roteiros incluem escala nos destinos privativos da companhia: Great Stirrup Cay, nas Bahamas, e Harvest Caye, em Belize. Nesses locais, o hóspede pode relaxar em cabanas, praticar snorkel em águas cristalinas, fazer passeios em meio à natureza ou simplesmente aproveitar uma massagem à beira-mar. Great Stirrup Cay está em fase final de renovação, com novo complexo de piscina com bares molhados, área infantil e o club Vibe Shore Club exclusivo para adultos, previsto para ser inaugurado ainda este ano.

A bordo, a experiência também conversa com o espírito Jomo: da estrutura de spa Mandara e lounges tranquilos às opções de entretenimento e gastronomia, o hóspede tem liberdade para construir o próprio ritmo – seja preenchendo o dia com atividades, seja escolhendo “não fazer nada” olhando o mar.

Com foco em bem-estar, flexibilidade e facilidade na hora de reservar, a Norwegian Cruise Line aposta que o início de 2026 será marcado por um novo tipo de viagem: menos Fomo (Fear of Missing Out) e mais Jomo, com o Caribe e as Bahamas como cenário para começar o ano em modo descanso total.

Plano Brasis marca nova etapa da promoção internacional de Brasília

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Plano Brasis 2025
Evento vai apresentar diretrizes do Novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e o documento orientador com sugestões para a Promoção Internacional do Distrito Federal. Foto: Pexels

A Embratur, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Sebrae realizam, na segunda-feira (8), o Encontro para Apresentação do Plano Brasis 2025-2027, que inaugura uma nova fase para a promoção internacional do turismo na capital federal. O evento, marcado para o Distrito Federal, reunirá autoridades, lideranças locais e representantes do trade turístico para apresentar o Plano Brasis 2025-2027, documento que orientará a promoção internacional do turismo brasileiro nos próximos anos.

A proposta destaca diferenciais, potenciais e oportunidades estratégicas de Brasília e região, com foco na ampliação da presença da capital no mercado internacional. O encontro contará com a participação do Cristiano Araújo, secretário de Turismo do DF; Rose Rainha, superintendente do Sebrae/DF; e Diná Ferraz, diretora técnica do Sebrae/DF, reforçando o alinhamento entre a estratégia nacional de promoção e as ações conduzidas localmente.

A apresentação técnica será conduzida por Alexandre Nakagawa, gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, e Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da agência. O lançamento do Plano Brasis simboliza um passo estratégico para posicionar Brasília de forma mais competitiva entre os destinos internacionais.

Prêmio Nacional do Turismo 2025 destaca iniciativas que transformam o setor

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Prêmio Nacional Turismo
Prêmio Nacional do Turismo divulgou os vencedores. Foto: reprodução

O Brasil conheceu, na noite desta quarta-feira (03), os 36 projetos vencedores da 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, realizado em Brasília (DF). A cerimônia destacou iniciativas públicas, privadas e do terceiro setor que se sobressaíram nos últimos 24 meses por seu impacto positivo, pela inovação e pela excelência em gestão. Nesta edição, a premiação recebeu 379 inscrições.

Foram reconhecidos os três primeiros colocados em 12 categorias, abrangendo temas como governança, inteligência de dados, afroturismo, sustentabilidade, turismo liderado por mulheres e inclusão social. A pluralidade dos premiados evidencia a participação conjunta de governos, empresas e organizações da sociedade civil na construção de um turismo mais competitivo e responsável. Durante a entrega, Celso Sabino, ministro do Turismo, exaltou o trabalho dos profissionais. “Hoje celebramos aqueles que, na ponta, fazem a diferença com criatividade, dedicação e soluções inovadoras – no afroturismo, na sustentabilidade, no turismo realizado por mulheres, no ecoturismo e em tantas outras modalidades. Este prêmio reconhece o talento de profissionais que constroem, junto ao governo e ao trade, um turismo forte, diverso e sustentável”, ressaltou.

O ministro também avaliou que o momento do setor é histórico e resultado da cooperação entre Governo do Brasil, trade turístico e empreendedores. “O ano de 2025 entra para a história do Brasil como o melhor ano da atividade turística, o ano em que o mundo olha o Brasil com outros olhos”, afirmou. Ele citou ainda o avanço na chegada de estrangeiros: “Até meados de setembro, batemos 7 milhões de turistas internacionais, marca inédita. Em outubro, batemos os 8 (milhões). E vamos trabalhar muito para até 31 de dezembro, às 23h59, receber o turista de número 10 milhões”.

A cerimônia também contou com a presença de Cristiane Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, que reforçou o papel das iniciativas premiadas. “Este palco não celebra apenas prêmios: ele celebra o reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro acontecer, crescer e se consolidar como uma das maiores forças econômicas do país. O turismo é, também, uma poderosa ferramenta de inclusão social e de sustentabilidade ambiental”, declarou Cristiane.

Realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), o Prêmio Nacional do Turismo é um reconhecimento às iniciativas que fortalecem a competitividade dos destinos brasileiros e impulsionam práticas sustentáveis e inclusivas.

Veja a lista completa dos vencedores:

Governança e Gestão do Turismo:

1º lugar – Grande Reserva Mata Atlântica – Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica
2º lugar – Programa de Turismo no Espaço Rural Caminhos do Campo – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI)
3º lugar – Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias – Fórum Regional de Turismo Sustentável Costa das Falésias

Gestão de Dados e Inteligência em Turismo:

1º lugar – Observalab – Observatório do Turismo de Minas Gerais
2º lugar – Alumia: Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul
3º lugar – Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) – Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP)

Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas:

1º lugar – Palmitolândia – Anna Gabriella Rodrigues de Araujo Mayer Braga
2º lugar – Ibiti: Projeto Regenerando territórios através do turismo – Ibiti Projeto
3º lugar – Governança Multinível, Inovação e Sustentabilidade no Turismo em Mato Grosso do Sul – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo:

1º lugar – Céu de Montanhas – Associação Céu de Montanhas
2º lugar – Tecendo Rendas e Conectando Saberes na Amazônia com Turismo de Base Comunitária – Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta Turiarte
3º lugar – Quintais Gastronômicos – Secretaria de Turismo e Cultura de Amontada (CE)

Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo:

1º lugar – Parque Arqueológico da Pedra do Sol – Parque Arqueológico da Pedra do Sol
2º lugar – Programa Recentro Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Recife – Gabinete do Centro do Recife (RECENTRO)
3º lugar – Aplicativo Passeio Carioca – Renato Bellini

Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo:

1º lugar – Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos de São Sebastião – Prefeitura Municipal de São Sebastião (SP)
2º lugar – Polo Socioambiental Sesc Pantanal
3º lugar – Brazil Birding Experts

Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo:

1º lugar – Metodologia de Formatação e Posicionamento de Mercado do Etnoturismo – Sebrae MT
2º lugar – Universitários da Floresta – Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
3º lugar – Jornada de Capacitação – Prefeitura de Maricá (RJ)

Promoção e Marketing no Turismo:

1º lugar – Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur)
2º lugar – Fortaleza Meetings – Visit Ceará: Fortaleza Convention & Visitors Bureau
3º lugar – Viajantes App

Turismo de Base Comunitária:

1º lugar – Kauwê Turismo – Agência Indígena Kauwê Turismo
2º lugar – Povoado Bar da Hora – Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora
3º lugar – Uakari Lodge

Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo:

1º lugar – Natureza Sem Barreiras: Itatiaia Acessível – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
2º lugar – Turistea: Turismo Inclusivo – Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR/ALERR)
3º lugar – Praça da Acessibilidade – Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras

Afroturismo:

1º lugar – Diaspora.Black
2º lugar – Guia Negro
3º lugar – Um Passo à Frente e Você Não Está Mais no Mesmo Lugar – Emanuele Rodrigues da Silva

Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento Turístico:

1º lugar – Circuito Vale Europeu de Cicloturismo – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)
2º lugar – Movimento Trilha Amazônia Atlântica
3º lugar – Caminho da Fé – Associação dos Amigos do Caminho da Fé

Bahia projeta R$ 2,4 bi e 10 milhões de turistas na alta temporada

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Bahia turistas
Setur-Ba estima que movimentação econômica na alta temporada será de R$ 2,4 bilhões. Foto: Camila Souza/Gov-Ba

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) projeta que a alta temporada atraia cerca de 10 milhões de visitantes e gere movimentação econômica estimada em R$ 2,4 bilhões. Os números foram apresentados no evento de lançamento oficial do período, realizado ontem no Aeroporto Internacional de Salvador. A capital baiana deverá concentrar a maior entrada de turistas, podendo receber 1,6 milhão de passageiros pela malha aérea até 31 de janeiro de 2026.

A partir de 15 de dezembro, o aeroporto inicia seu período de maior fluxo anual com uma oferta inédita: a disponibilidade de assentos crescerá 14% em relação à última temporada, totalizando 1,6 milhão de lugares em voos nacionais e internacionais. Serão 32 destinos domésticos e seis rotas internacionais diretas, incluindo Paris e Cidade do Panamá. As projeções foram detalhadas nesta quarta-feira (3) por Julia Ocorrico, diretora comercial da Vinci Airports no Brasil, que classificou o cenário como o mais robusto desde o início da concessão do terminal.

Florianópolis ganha voo direto para Lima operado pela Latam

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Operação amplia opções internacionais em Santa Catarina e fortalece a integração com destinos da América Latina. Crédito: Willian Justen de Vasconcellos/Pexels

O Floripa Airport, em Florianópolis (SC), recebeu nesta quarta-feira (3) o voo inaugural que passa a ligar a capital catarinense a Lima, no Peru. Operado pela Latam, o serviço terá três frequências semanais e oferecerá conexões para América do Norte e Caribe.

A aeronave pousou às 6h14 e foi recebida no pátio pelos bombeiros do aeroporto. Para Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, “a chegada da rota entre Florianópolis e Lima amplia as opções internacionais para os catarinenses e fortalece a integração com a América Latina”, afirma.

Os voos partindo de Florianópolis ocorrerão às segundas, quartas e sábados, às 7h10 (horário local). No sentido Lima–Florianópolis, as partidas serão às terças, sextas e domingos, às 23h40 (horário local). O tempo de viagem é de aproximadamente cinco horas, o que representa redução de até três horas diante das rotas com conexão em Guarulhos (SP).

Segundo Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina, “a inauguração do voo Florianópolis-Lima é a concretização de um trabalho intenso do Governo de Santa Catarina para internacionalizar o estado”, diz. Ela acrescenta que a rota é relevante para a estratégia de atração de visitantes ao destino.

O Floripa Airport é atualmente o terceiro aeroporto do país em movimentação internacional, tendo superado a marca de 1 milhão de passageiros em 2025.