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Festas de fim de ano devem impulsionar fluxo recorde nos aeroportos brasileiros

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aeroportos brasileiros
Expectativa é de alta movimentação nos aeroportos brasileiros. Crédito: Kamilla Alves/ Brasilturis

Com a proximidade das festas de fim de ano, os aeroportos brasileiros se preparam para um dos períodos mais intensos de movimentação de passageiros. As celebrações de Natal e Ano Novo, somadas às férias escolares e à temporada de verão, devem atrair milhões de turistas aos terminais aéreos em todo o país, impulsionando o fluxo de viajantes a lazer, visitas familiares e destinos turísticos.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) deve receber cerca de 780 mil passageiros entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro. De acordo com a RIOgaleão, concessionária responsável pelo terminal, aproximadamente 520 mil viajantes devem utilizar voos domésticos, enquanto outros 260 mil embarcam ou desembarcam em rotas internacionais.

Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos projeta uma das maiores movimentações do período. A expectativa é de que 1.948.147 passageiros circulem pelo terminal durante o Natal e o Réveillon, o que representa um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período de 2024, reforçando o papel estratégico do aeroporto como principal hub aéreo do Brasil.

A Rede Infraero também prevê aumento significativo no fluxo. Os dez aeroportos com voos comerciais regulares devem registrar 275.569 passageiros, distribuídos em 2.933 voos entre os dias 19 de dezembro e 4 de janeiro. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, lidera a movimentação da rede, com previsão de 250.321 passageiros.

No Aeroporto Internacional de Brasília, a Inframerica estima a circulação de 970 mil passageiros entre os dias 15 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, crescimento de 10% na comparação anual. Estão previstos 6.500 voos no período, incluindo 233 operações extras adicionadas pelas companhias aéreas para atender à demanda sazonal.

Os 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil também se preparam para um fluxo expressivo, com previsão de 13.677 pousos e decolagens entre 23 de dezembro e 5 de janeiro e uma oferta total aproximada de 2,26 milhões de assentos. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, concentra o maior volume, com 7.077 voos programados e oferta próxima de 1,2 milhão de assentos.

Em Campinas (SP), o Aeroporto Internacional de Viracopos projeta a movimentação de 576 mil passageiros entre 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, além de cerca de 5.250 pousos e decolagens. Já no Nordeste, o Aeroporto de Fortaleza deve receber 385.980 passageiros entre 18 de dezembro e 5 de janeiro, sendo 353.640 em voos domésticos e 32.340 em internacionais. No Sul, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estima a passagem de 384.929 passageiros no mesmo intervalo.

O cenário confirma a importância do período de festas para o turismo e para a aviação comercial no Brasil, exigindo planejamento antecipado dos viajantes e atenção redobrada das concessionárias para garantir fluidez, segurança e qualidade no atendimento durante a alta temporada.

GRU amplia malha aérea para o verão e projeta alta de passageiros no Natal e Ano Novo

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GRU malha aérea
Expectativa é um aumento de 10,6% em relação as festas de 2024. Foto: divulgação

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU), entra na alta temporada de verão com expectativa de forte crescimento na movimentação de passageiros e ampliação da malha aérea. Entre o período de Natal e Ano Novo, a projeção é de circulação de 1.948.147 passageiros, número que representa um aumento de 10,6% em relação ao mesmo intervalo de 2024.

Para atender à maior demanda típica desta época do ano, o GRU Airport ampliou em cerca de 5% a oferta de voos domésticos e internacionais, considerando novas rotas e o reforço de frequências já existentes. A expansão está prevista no calendário de operações até 28 de março de 2026 e reflete a preparação do maior aeroporto do Brasil para o crescimento do turismo de lazer e de experiências durante o verão.

“Desenvolvemos uma ampla estratégia para atender com eficiência a alta demanda gerada nesta época do ano, quando cresce a procura por destinos de sol e praia, além de turismo de experiência. Assim, focamos principalmente na ampliação da malha aérea, trazendo novos destinos, bem como no aumento de frequência em rotas já consolidadas. Além disso, toda a infraestrutura de alimentação e varejo também está pronta para atender essa demanda maior de passageiros”, explica Claudio Ferreira, diretor de Clientes e Novos Negócios.

No total, o aeroporto disponibiliza 2.054 rotas adicionais em comparação ao mesmo período de 2024. As viagens nacionais concentram 1.656 voos extras, com reforço de oferta para destinos como Recife, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Natal, Salvador, Porto Alegre e Brasília, entre outros. A malha doméstica também passa a contar com cinco novos destinos: Dourados, Bonito, Boa Vista, Caldas Novas e Uberaba.

No mercado internacional, foram adicionadas 398 rotas, ampliando a oferta para cidades como Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Madri, Lisboa, Miami, Bogotá, Paris, Roma, Londres e Nova York. Entre as novidades da temporada, destaca-se o retorno das operações para Munique.

Com o conjunto de ações adotadas para a alta temporada, o GRU Airport estima um aumento expressivo no fluxo de passageiros, reforçando seu papel estratégico como principal hub aeroportuário do País. O Aeroporto Internacional de São Paulo conecta o Brasil a mais de 100 destinos diretos, opera com média de 880 pousos e decolagens diários e recebe cerca de 135 mil passageiros por dia, consolidando-se como um dos principais vetores do turismo e da aviação nacional.

Rede Vilarejo cresce 36% em 2025 e projeta estratégia para 2026

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Rede Vilarejo
Grupo amplia área de lazer, registra ocupação acima de 95% e anuncia planejamento para enfrentar Copa do Mundo e eleições. Crédito: Divulgação

A Rede Vilarejo de Hotéis encerrou 2025 com crescimento de 36% e apresentou as principais entregas do ano, além das diretrizes estratégicas para 2026. O balanço inclui expansão física, mudanças na gestão, reconhecimento em premiações e ações voltadas ao relacionamento com agências de turismo.

Entre os destaques de 2025 está a inauguração do Aqua Vila, no Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória, no Sul do estado do Rio de Janeiro. A entrega ampliou em 6% a área de lazer da unidade e contribuiu para uma taxa média de ocupação anual superior a 95%, segundo a rede.

No campo administrativo, Fátima Rodrigues assumiu a diretoria operacional do grupo. A gestão do Hotel Fazenda Vilarejo passou a ser conduzida por Paulo Marcelo Garcia, enquanto o Hotel Vilarejo Praia segue sob a direção de Ricardo Peixoto. A unidade é o único empreendimento no modelo all inclusive da Região dos Lagos e da Costa do Sol.

Ao longo do ano, a rede também foi reconhecida em premiações do setor. Os Hotéis Vilarejo conquistaram o primeiro lugar nas categorias Ação Social e Empreendedorismo do Top Hotéis Rio, promovido pela ABIH-RJ e HotéisRio. O grupo ainda foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, como melhor hotel pelo portal Melhores Destinos. João Mello, diretor executivo da Rede Vilarejo, recebeu o prêmio CIETH Destaques do Turismo 2024, na categoria Hotelaria e Hospitalidade, por votação popular.

Em agosto, a rede lançou o Clube.V, programa voltado às agências de turismo parceiras. A iniciativa combina ações comerciais com investimentos em serviços e lazer, com foco no relacionamento com o trade.

Para 2026, a expectativa é de um ambiente mais competitivo em função da Copa do Mundo e do calendário eleitoral. Mello afirma que a atenção do público será disputada não apenas entre meios de hospedagem, mas também com grandes eventos nacionais. “Para enfrentar essa situação, aumentamos nosso efetivo, nos preparamos com um planejamento estratégico bem definido para que a nossa comunicação seja muito robusta em conteúdo. Nossa grande presença online, com 440 mil seguidores no Vilarejo de Fazenda e 390 mil seguidores no Vilarejo de Praia, vai nos ajudar nesse processo”, afirma.

O executivo também avalia que o cenário econômico pode favorecer o setor no início do próximo ano. Segundo ele, juros elevados tendem a reduzir investimentos em reformas e construções residenciais, estimulando viagens como alternativa de lazer, especialmente no primeiro semestre.

Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Vilarejo mantém operações no setor hoteleiro e também atua em outros segmentos. O conglomerado possui uma rede de acabamentos no interior do estado do Rio de Janeiro, presente em nove cidades, além de uma fábrica de laticínios e um alambique em Conservatória. Atualmente, o grupo emprega mais de 900 colaboradores diretos.

Itália desbanca Argentina como país mais reservado por brasileiros; veja retrospectiva de 2025

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Itália
Levantamento aponta preferência por passeios culturais e visitas guiadas entre os viajantes brasileiros. Crédito: Pixabay/Pexels

A Civitatis divulgou a retrospectiva de 2025 com os destinos e atividades mais reservados pelos brasileiros ao longo do ano. Os dados indicam a liderança da Itália entre os países internacionais, a manutenção de Paris como principal cidade no exterior e o crescimento de Brasília e de cidades históricas de Minas Gerais no mercado doméstico.

Segundo o levantamento da plataforma, a Itália assumiu a primeira posição entre os países mais reservados pelos brasileiros, superando a Argentina, líder em 2024. A França aparece em segundo lugar, seguida pela Argentina. Espanha, Portugal, Chile, Colômbia e Estados Unidos também figuram entre os destinos mais procurados, com predominância de países da Europa e da América Latina.

Entre as cidades internacionais, Paris manteve a liderança em 2025, seguida por Roma e Buenos Aires. Nova York e Madrid avançaram no ranking em relação ao ano anterior e passaram a integrar o top 5. Barcelona também apresentou crescimento, enquanto Londres e Lisboa perderam posições na comparação com 2024.

No mercado nacional, o Rio de Janeiro (RJ) voltou a liderar o ranking de destinos mais reservados, seguido por Salvador (BA), São Paulo (SP) e Paraty (RJ), repetindo o desempenho do ano anterior. A principal mudança foi a entrada de São Luís (MA) na quinta colocação, ultrapassando Foz do Iguaçu (PR). Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) também ganharam relevância no top 10.

Em relação às atividades mais reservadas, os passeios históricos e culturais dominaram as preferências no exterior, com forte presença de atrações nas capitais da França e Itália. Entre os destaques estão visitas guiadas a locais como Vaticano, Coliseu, Louvre e Palácio de Versalhes, além do ingresso da Disneyland Paris, que liderou o ranking internacional de reservas.

No Brasil, dois destinos chamaram atenção em 2025. Brasília (DF) liderou o ranking nacional de atividades, com destaque para o passeio de barco pelo Lago Paranoá. Minas Gerais apareceu na sequência, com passeios históricos e arquitetônicos, como a excursão a Ouro Preto e Mariana (MG), que figurou entre as atividades mais reservadas do ano.

Para Alexandre Oliveira, gerente regional da Civitatis no Brasil, os dados refletem mudanças no comportamento do viajante brasileiro. “O que vemos em 2025 é um viajante que quer viver o destino com profundidade, não apenas um ‘tá visto’. Isso aparece tanto no topo do ranking internacional quanto no nacional, com o crescimento de Brasília e Minas Gerais”, afirma.

Segundo ele, a preferência por visitas guiadas, tours históricos e passeios culturais está associada à busca por planejamento prévio e por experiências estruturadas. “As pessoas estão evitando o improviso. Preferem reservar com antecedência e escolher passeios com guia especializado, além de garantir ingressos que poupem tempo em filas”, explica.

Ainda de acordo com Alexandre, esse comportamento contribuiu para o avanço de destinos tradicionais e também para o crescimento de cidades brasileiras com oferta de roteiros culturais e históricos ao longo de 2025.

Decolar lança atendimento por voz da Sofia e amplia uso de IA no suporte ao viajante

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Decolar Sofia
Sofia vai agilizar o atendimento da Decolar. Foto: reprodução

A Decolar, empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina, avança na digitalização do atendimento ao cliente com o lançamento da Sofia por voz. A partir de agora, os contatos realizados por telefone passam a ser atendidos diretamente pela Sofia, a primeira assistente virtual de viagens com inteligência artificial generativa desenvolvida pela companhia.

“Com a Sofia por voz, elevamos a experiência a um novo patamar. A possibilidade de conversar de forma natural e sem esperas transformou o contato telefônico e aumentou o NPS em 10 pontos. É uma evolução que nos entusiasma, pois amplia nossa forma de acompanhar os viajantes de maneira mais simples, próxima e consistente em todos os nossos canais”, afirma Max González, diretor executivo da Decolar no Brasil.

A nova tecnologia amplia o acesso a um atendimento mais ágil e personalizado, eliminando filas de espera e permitindo que os clientes avancem em suas solicitações de forma mais fluida. Atualmente, a Sofia processa mais de 2.500 chamadas por dia e já contribuiu para a redução de 37% na necessidade de transferência para agentes humanos.

Quando a assistente identifica situações que exigem a atuação de um consultor, a ligação é encaminhada com um resumo automático que reúne o contexto do contato e o motivo da solicitação. Esse processo otimiza o tempo de atendimento e aumenta a precisão na resolução das demandas. Durante a conversa, a Sofia também pode enviar links via WhatsApp para dar continuidade aos processos, integrando canais e reforçando a estratégia omnicanal da companhia.

“Hoje, os usuários conversam com a Sofia como se fosse uma pessoa real. Eles se surpreendem, riem, agradecem ao final da ligação e valorizam a agilidade da experiência. Para nós, isso é o mais importante: estar presentes com soluções que tornem a viagem mais simples e conectada, desde o primeiro contato ao retorno para casa”, acrescenta Max González, diretor executivo da Decolar no Brasil.

Com a implementação da Sofia por voz, a Decolar reforça seu posicionamento como referência em inovação no setor de turismo e tecnologia, ampliando o uso de inteligência artificial para oferecer soluções centradas na experiência do usuário e integradas a todas as etapas da jornada do viajante.

Aviação doméstica soma 92 milhões de passageiros até novembro

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Aviação doméstica brasileira alcança 92 milhões de passageiros até novembro e se aproxima de novo recorde anual. Crédito: Banco de Imagens/MTur
Aviação doméstica brasileira alcança 92 milhões de passageiros até novembro e se aproxima de novo recorde anual. Crédito: Banco de Imagens/MTur

A aviação civil brasileira manteve ritmo consistente de crescimento em 2025 e alcançou 92 milhões de passageiros transportados em voos domésticos entre janeiro e novembro, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O volume já supera todo o resultado registrado em 2023 e se aproxima dos 93,4 milhões de passageiros contabilizados em 2024, reforçando a retomada e a expansão do turismo interno no país.

As informações constam no relatório mensal de demanda e oferta do transporte aéreo, atualizado com os números consolidados até novembro. Apenas no penúltimo mês do ano, 8,6 milhões de passageiros viajaram em voos nacionais, o que representa um crescimento de 7,4% em relação a novembro de 2024 e estabelece um novo recorde para o período.

Ao considerar conjuntamente os mercados doméstico e internacional, o setor aéreo brasileiro somou 117,8 milhões de passageiros transportados entre janeiro e novembro de 2025. O resultado já se aproxima do total observado em todo o ano de 2024, quando foram registrados 118,4 milhões, e do recorde de 2019, que fechou com 118,7 milhões de passageiros.

O desempenho confirma a tendência positiva do setor ao longo de 2025 e reforça o papel estratégico da aviação no estímulo à mobilidade, à conectividade regional e ao desenvolvimento do turismo no Brasil.

Principais rotas e aeroportos

Os dados da Anac indicam que São Paulo segue como principal hub aéreo do país, concentrando as rotas de maior demanda no mercado doméstico. Entre janeiro e novembro, o trecho São Paulo–Rio de Janeiro liderou a movimentação, com 6,6 milhões de passageiros, seguido por São Paulo–Paraná, com 6,2 milhões, e São Paulo–Santa Catarina, com 5,4 milhões de passageiros.

No ranking de aeroportos mais movimentados do país no período, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) ocupa a primeira posição, seguido por Congonhas (SP), Brasília (DF), Confins (MG) e Galeão (RJ), consolidando os principais hubs nacionais.

Festas de fim de ano elevam fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros

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Festas de fim de ano
Terminais projetam aumento da demanda entre Natal e Ano Novo, com destaque para Rio, São Paulo e Brasília. Crédito: Divulgação/MTur

As festas de fim de ano devem intensificar a movimentação nos aeroportos brasileiros entre o Natal e o Ano Novo, período considerado um dos mais relevantes para o transporte aéreo no país. Projeções divulgadas por concessionárias e administradoras indicam milhões de passageiros circulando pelos principais terminais.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, a estimativa da RIOgaleão é de cerca de 780 mil passageiros entre os dias 20 de dezembro e 2 de janeiro. Do total, 520 mil devem viajar em voos domésticos e 260 mil em operações internacionais.

Em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos projeta a passagem de 1,96 milhões de passageiros durante o período de Natal e Réveillon. Segundo a concessionária responsável pelo terminal, o volume representa um crescimento de 10,6% em comparação com o mesmo intervalo de 2024.

Já os dez aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem registrar 275,7 mil passageiros em 2,9 mil voos, entre os dias 19 de dezembro e 4 de janeiro. O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, concentra a maior parte desse movimento, com previsão de 250,3 mil passageiros.

No Aeroporto Internacional de Brasília, a Inframerica estima a circulação de 970 mil passageiros entre 15 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Estão previstos cerca de 6,5 mil voos, incluindo 233 operações extras programadas pelas companhias aéreas.

Os 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil também projetam aumento na demanda. Entre 23 de dezembro e 5 de janeiro, a previsão é de 13,7 mil pousos e decolagens e oferta aproximada de 2,26 milhões de assentos. O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, lidera o volume, com 7,0 mil voos programados e cerca de 1,2 milhão de assentos disponíveis.

Em Viracopos, em Campinas, a estimativa é de 576 mil passageiros embarcando e desembarcando entre 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, além de 5,2 mil pousos e decolagens no período.

No Nordeste, o Aeroporto Internacional de Fortaleza deve receber 385,9 mil passageiros entre os dias 18 de dezembro e 5 de janeiro, sendo 353,6 mil em voos domésticos e 32,4 mil em voos internacionais, de acordo com a Fraport Brasil. Em Porto Alegre, no mesmo intervalo, a previsão é de 384,9 mil passageiros circulando pelo terminal.

O período das festas de fim de ano coincide com o início das férias escolares e o verão no Brasil, fatores que tradicionalmente impulsionam a demanda por viagens aéreas em todo o país.

Norwegian Cruise Line elimina taxas não comissionáveis e amplia remuneração dos agentes

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Norwegian Cruise Line elimina taxas não comissionáveis e amplia ganhos dos agentes a partir de cruzeiros em 2026.
Norwegian Cruise Line elimina taxas não comissionáveis e amplia ganhos dos agentes a partir de cruzeiros em 2026. Crédito: Divulgação

A Norwegian Cruise Line anunciou uma mudança estrutural em sua política comercial ao eliminar, de forma definitiva, as noncommissionable fares, conhecidas como ncf. A decisão passa a valer a partir de 26 de dezembro para cruzeiros com embarque em 1º de maio de 2026 ou posteriormente e não estará condicionada a nenhum requisito adicional para os agentes de viagens.

A medida é vista como um gesto direto de valorização do trade, já que as ncf representam parcelas da tarifa que tradicionalmente não geram comissão para os consultores. Ao extinguir essas taxas, a Norwegian Cruise Line amplia a base comissionável das vendas, aumentando o potencial de ganhos dos agentes em todas as reservas elegíveis.

Segundo a companhia, a mudança será permanente e faz parte de uma estratégia de longo prazo para fortalecer o relacionamento com os profissionais que atuam na distribuição de seus produtos. A decisão também simplifica o processo de vendas, tornando as condições mais transparentes e previsíveis para o mercado.

Experiência anterior e mudança de estratégia

A Norwegian já havia testado a eliminação das ncf em 2023, mas de forma limitada. Na ocasião, o benefício não se aplicava a todas as reservas e exigia que os agentes apresentassem um plano de marketing para se qualificar. O programa foi encerrado no início de 2024, após a companhia avaliar que a iniciativa não havia gerado o impacto comercial esperado naquele momento.

Quase dois anos depois, a retomada da política surge em um formato mais abrangente e sem restrições, indicando uma mudança de postura da armadora em relação ao papel estratégico dos agentes de viagens em sua operação global.

Para John Chernesky, vice-presidente sênior de vendas da Norwegian Cruise Line na América do Norte, a decisão reforça o reconhecimento do valor entregue pelo trade. “advisors are fully rewarded for the value they bring to their clients and to ncl”, afirmou o executivo, ao comentar o objetivo da nova política.

Free at Sea Plus volta ao portfólio

Além do fim das ncf, a Norwegian Cruise Line também anunciou recentemente o retorno do pacote Free at Sea Plus. Diferentemente da versão anterior, o produto volta ao mercado comissionável, permitindo que os agentes também recebam comissão sobre a venda desse adicional.

O pacote inclui benefícios que ampliam a experiência do hóspede a bordo e costuma ser um diferencial competitivo nas vendas, especialmente em cruzeiros voltados ao público norte-americano e internacional.

Aeronautas mantêm assembleia de greve após mediação no TST; entenda

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Executivos da SNA apresentaram proposta A aeronautas em live. Crédito: Reprodução/Youtube
Executivos da SNA apresentaram proposta A aeronautas em live. Crédito: Reprodução/Youtube

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou nesta terça-feira (23) de uma nova audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para tratar da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da aviação regular para o período 2025–2026. A reunião ocorreu após a convocação, em caráter emergencial, feita pelo tribunal, em meio ao avanço do processo de mobilização da categoria.

A mediação resultou na apresentação de uma nova proposta, construída sob a condução do ministro vice-presidente do TST, com participação do Ministério Público do Trabalho, magistrados auxiliares e representantes das empresas aéreas. Apesar do avanço, o SNA reforça que a assembleia geral extraordinária de greve, convocada para o dia 29 de dezembro, está mantida e será decisiva para a definição dos próximos passos.

Proposta econômica substitui abono por reajuste permanente

Entre os principais pontos da proposta está a reformulação do eixo econômico da negociação. O texto prevê reajuste de 4,68% em todas as cláusulas econômicas, exceto na diária internacional, resultado da aplicação do INPC do período (4,18%) acrescido de 0,5% de ganho real. O vale-alimentação terá reajuste de 8%, percentual superior ao apresentado em propostas anteriores.

Segundo a diretoria do SNA, a retirada do abono pontual e sua substituição pelo ganho real incorporado ao salário representa impacto permanente na remuneração, com reflexos em férias, 13º salário, FGTS e demais verbas trabalhistas, diferentemente do pagamento único discutido anteriormente.

A proposta inclui ainda subsídio financeiro para o Fundo de Auxílio Mútuo (FAM), com R$ 100 para até 100 pilotos e R$ 50 para até 100 comissários por empresa.

Avanços em monofolga e conurbação

No campo social e operacional, a proposta mantém a limitação de até duas monofolgas, com vigência a partir de julho de 2026. Outro ponto relevante é o ajuste na regra de conurbação na região metropolitana de São Paulo.

Pelo novo texto, quando o início ou término da jornada ocorrer em aeroporto diferente da base contratual, exclusivamente entre Congonhas e Guarulhos, o repouso mínimo será acrescido de uma hora adicional, preservando-se as regras já vigentes nas demais conurbações, como no Rio de Janeiro.

Tempo em solo segue fora da CCT, mas com data definida para negociação

O tema do tempo em solo não foi incorporado à CCT, mas passou a ter data definida para discussão específica, marcada para 10 de março de 2026, no âmbito do CEJUSC. A proposta formaliza o compromisso das empresas de debater o tema em audiência dedicada, sob mediação judicial.

O SNA destaca que o tempo em solo é objeto de ações judiciais em curso desde 2018, com decisões favoráveis em diferentes instâncias para Gol e Azul, e processo ainda em tramitação no caso da Latam. A definição de uma data para mediação é vista como tentativa de acelerar uma solução negociada.

Próximos passos

Caso a proposta seja aprovada pela categoria, a nova CCT passa a valer com efeitos retroativos a 1º de dezembro de 2025, e a assembleia de greve será cancelada. Em caso de rejeição, permanece o cronograma atual, com possibilidade de deflagração de greve a partir de janeiro.

Congonhas recebe aval para operar voos internacionais a partir de 2028

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Projeto de modernização de Congonhas abre caminho para a operação de voos internacionais a partir de 2028. Crédito: Divulgação/Aena
Projeto de modernização de Congonhas abre caminho para a operação de voos internacionais a partir de 2028. Crédito: Divulgação/Aena

O Aeroporto de Congonhas recebeu parecer favorável da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, para iniciar operações regulares de voos internacionais de passageiros. A autorização permite o avanço do processo de internacionalização do terminal, hoje dedicado exclusivamente à aviação doméstica.

A proposta foi apresentada pela Aena, concessionária responsável pela administração do aeroporto, e prevê a oferta de voos internacionais de curta e média distância, com foco em destinos da América do Sul. A expectativa é que as operações regulares tenham início a partir de 2028, após a conclusão das obras de modernização em andamento.

O plano de internacionalização está integrado a um amplo projeto de requalificação da infraestrutura de Congonhas, que soma investimentos superiores a R$ 2 bilhões. Entre as principais intervenções estão a construção de um novo terminal de passageiros, com entrega prevista até junho de 2028, a ampliação do número de pontes de embarque, a criação de um novo pátio de aeronaves e a implantação de hangares para companhias aéreas.

As obras também contemplam melhorias operacionais e adequações exigidas para a operação internacional, incluindo espaços e infraestrutura para atuação de órgãos como Polícia Federal, Receita Federal e Anvisa, responsáveis pelos controles migratório, aduaneiro, sanitário e agropecuário.

Em nota, Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, destacou que a autorização representa um passo estratégico para ampliar a conectividade aérea da capital paulista. Segundo ele, a localização central do aeroporto, aliada à modernização da infraestrutura, posiciona Congonhas como um ativo relevante para atender à demanda por voos regionais internacionais a partir de São Paulo.