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Anac autoriza voos da Azul e Gol com menos comissários de bordo

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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Azul e a Gol a operarem voos com menos comissários de bordo, três profissionais ao invés de quatro, de acordo com informações do G1, nesta terça-feira (18). Segundo o portal, Latam também fez o mesmo pedido e aguarda resposta.

Na última semana, a Azul e a Latam anunciaram a redução dos voos após o aumento de casos de comissários diagnosticados com covid-19. A alta na contaminação afetou diretamente as operações de ambas as companhias.

Segundo as normas da aviação civil, as companhias precisam manter uma proporção de um comissário de bordo para cada 50 passageiros transportados em aeronaves. Ou seja, os voos de ambas as companhias ficam limitados a 150 passageiros, mesmo em aeronaves que comportem mais pessoas.

Desta forma, os passageiros excedentes de tanto da Azul quanto da Gol deverão ser realocados em outros voos para seguir as regras estipuladas.

Londres (LCY) visa recuperar 75% dos voos pré-pandemia em 2022

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Londres
Foto: Divulgação

Um dos locais que mais sofreu com a covid-19 em três anos de pandemia, o Reino Unido espera por dias melhores. Na capital inglesa, a expectativa é que o aeroporto de Londres (London City Airport – LCY) retome 75% das rotas de 2019 ainda neste ano. A demanda reprimida é o principal motivo para o clima “otimista”.

Para o verão europeu em 2022, portanto, a previsão é que o aeroporto tenha novos voos para para quatro destinos: Barcelona, ​​Luxemburgo, Milão (Malpensa) — o que substitui a rota anterior o terminal em Linate — e Tessalônica, na Grécia.

Como forma de fortalecer o aeroporto de Londres, a British Airways também transfere parte do seu tráfego de Luxemburgo para o terminal. Além disso, serão cinco voos diários da Luxair para o país.

Um revés, no entanto, será a postergação de uma reforma de 500 milhões de libras no local. Prevista para agosto de 2022, a expansão do aeroporto de Londres foi suspensa e, no momento, não tem data para acontecer.

“Eu acredito que as viagens corporativas serão importantes na recuperação econômica de Londres e do Reino Unido em 2022. Também estou otimista de que as restrições atuais, principalmente para passageiros vacinados, serão flexibilizadas e, com o tempo, removidas por completo”, diz Robert Sincalir, CEO da LCY.

Um ano para esquecer

Em 2021, o terminal aéreo de Londres especifica que a maioria dos passageiros — 638.785 mil de 714 mil — são consequência de viagens de negócios. Em outubro e novembro, por exemplo, o segmento representou 46% do fluxo. Já em dezembro, os níveis caem em razão da variante Ômicron e, por consequência, novas restrições aplicadas.

O número total de viajantes registrado no ano passado é longe do ideal para o aeroporto de Londres. Enquanto em comparação a 2020, o índice indica retração de 21%, frente 2019 a queda registrada é de 86%. Naquele ano, antes da covid-19, o local recebeu 5,1 milhões de pessoas.

Ainda sobre 2021, o LCY identifica que Amsterdã foi o destino mais atendido, sendo Edimburgo, na Escócia, o melhor desempenho em termos domésticos.

NCL seguirá normas voluntárias do CDC para operar nos EUA

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A Norwegian Cruise Line Holdings (NCL) informou, por meio de Frank Del Rio, CEO e presidente do grupo, que adotará os protocolos voluntários do Centers for Disease Control (CDC) contra a covid-19. Obrigatória desde o início da pandemia, a aplicação das medidas nestes moldes expirou na última semana e, por isso, tornou-se opcional às armadoras.

De acordo com o executivo, a decisão de manter as ações sanitárias prescritas pelo órgão de controle norte-americano vai de encontro com a missão da NCL de priorizar a mitigação da pandemia. “A saúde e segurança dos nossos clientes, tripiulantes e comunidades que visitamos são nossa prioridade”, afirma.

A NCL mantém o alinhamento com as medidas nas três marcas que tem sob sua tutela: Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises. Além disso, a medida vale para navegações em águas norte-americanas.

Sendo assim, todas as bandeiras continuam a exigir a vacinação total dos hóspedes embarcados, testagem de todos os hóspedes antes do embarque e provas de rotina na tripulação.

“Nossa adoção ao programa voluntário oferece aos hóspedes, tripulação, parceiros de viagem e outras partes interessadas a garantia de que continuaremos a atender e exceder as disposições estabelecidas pelo CDC”, explica Del Rio.

Turismo de Foz do Iguaçu tem investimento de R$ 2,3 milhíµes

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Cataratas do Iguaçu. Foto: Rodrigo Mattjie
Cataratas do Iguaçu. Foto: Rodrigo Mattjie

Itaipu e o Visit Iguassu firmaram um convênio no valor de R$ 2,3 milhões no final do ano passado para a promoção e a divulgação do destino Foz do Iguaçu. A ideia é, por meio dessa parceria de três anos, atrair mais turistas, aumentar o número de permanência desses visitantes no destino Iguaçu, gerar mais empregos e movimentar toda a economia local.

Entre as iniciativas previstas no convênio estão a participação em feiras, a captação de eventos e o fortalecimento institucional da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, com maior suporte às entidades parceiras, a criação de uma estrutura de comunicação social para dar visibilidade permanente ao destino.

O plano de trabalho desse convênio vem sendo elaborado desde abril de 2021. Com a pandemia, o turismo foi um dos setores mais prejudicados. A Itaipu e parceiros têm feito uma grande ação conjunta para evitar mais sobressaltos no setor.

Os recursos, por exemplo, serão empregados na melhoria do site do destino Iguaçu, no impulsionamento de notícias (marketing digital) e na renovação do banco de imagens dos atrativos de Foz, como as Cataratas do Iguaçu e da própria usina de Itaipu, entre outros. De forma inclusiva e participativa, a proposta é atender os pleitos de todas as instituições representativas da Gestão Integrada. Os investimentos serão usados ao longo de três anos.

“A gestão desses recursos vai seguir um planejamento focado em promover Foz do Iguaçu como destino turístico seguro para lazer, negócios e eventos, e assim, gerar um incremento sustentável do fluxo turístico”, explica Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu.

Ainda, de acordo com Gonzalez, é preciso muita responsabilidade para fazer a gestão de um recurso como esse. “Não se trata de um montante qualquer. Vale destacar que a parcela voltada captação de eventos não é grande. Ela representa 10% do valor total do convênio para os três anos de execução”. O presidente ainda agradece a oportunidade e a união entre as entidades. “Todo recurso é muito bem-vindo para complementar as ações já planejadas com os nossos associados”.

Affinity lança seguro com cobertura para quarentena e remarcação

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A Affinity Seguro Viagem lançou uma cobertura mais robusta para os casos de covid-19, nesta segunda-feira (17). Agora, a assistência inclui a prorrogação de estada (quarentena no local), acompanhamento em caso de hospitalização, hospedagem deste acompanhante e remarcação de passagem aérea.

Os planos “Covid Mais” da Affinity estarão disponíveis para compra a partir desta segunda para todos os passageiros que ainda não embarcaram, mas que precisam garantir uma cobertura mais completa em sua viagem.

Coberturas específicas “Affinity 60 Covid Mais”:

  • Despesas Médico e Hospitalares (DMH) de até US$ 60.000 + DHM específica para covid-19 de até US$ 20.000;
  • Prorrogação de Estadia até US$ 1.500;
  • Retorno antecipado do Segurado até US$ 1.000;
  • Acompanhamento em caso de Hospitalização até US$ 1.000;
  • Hospedagem de acompanhante até US$ 500;
  • O produto é válido apenas para viagens internacionais e deve ser contratado antes do passageiro sair do Brasil.

Coberturas específicas “Affinity Europa Covid Mais”:

  • Despesas Médico e Hospitalares (DMH) de até € 30.000 (Euros) + DHM específica para Covid-19 de Até US$ 20.000;
  • Prorrogação de Estadia até US$ 1.500;
  • Retorno antecipado do Segurado até US$ 1.000;
  • Acompanhamento em caso de Hospitalização até US$ 1.000;
  • Hospedagem de acompanhante até US$ 500;
  • O produto é válido apenas para viagens internacionais e deve ser contratado antes do passageiro sair do Brasil.

“Nossa preocupação é justamente amparar aquele passageiro que ao fazer o PCR para retorno, seja surpreendido com o resultado do teste positivo, sendo impedido de retornar”, disse Marilberto França, CEO da Affinity.

“Nossa responsabilidade é garantir aos nossos passageiros um plano que o ampare durante este tipo de emergência no exterior e, neste cenário de pandemia, se torna uma obrigação a atualização das coberturas para que os passageiros tenham seus direitos preservados”, ressaltou França adiantando ainda que haverá mais novidades ao longo de 2022.

Accor inaugura propriedade do Novotel em Bangkok

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A Accor abriu sua 22ª propriedade Novotel na Tailândia, localizada no complexo Future Park Rangsit de Bangkok. O hotel recém-construído dispõe de 226 quartos.

As instalações incluem um restaurante aberto todo o dia com serviço de buffet e à la carte cozinha internacional e local, bem como a Pizzeria Alberto e um bar desportivo adjacente, um centro de fitness, piscina exterior, dois salões de festas e três salas de reuniões.

A Accor lista cerca de 40 propriedades na área de Bangkok em suas marcas Novotel, Mercure, Ibis, M Gallery, Pullman, SO, Sofitel, Banyan Tree, Swissotel e Movenpick.

O Novotel Bangkok Future Park Rangsit junta-se a mais dez propriedades Novotel existentes na capital tailandesa.

Comentando sobre a última abertura, Garth Simmons, presidente da Accor para o Sudeste Asiático, Japão e Coreia do Sul, disse:

“Estamos realmente empolgados em ver o sucesso contínuo de nossa renomada família Novotel. O Novotel Bangkok Future Park Rangsit é o nosso 22º endereço Novotel na Tailândia, o que comprova o excelente posicionamento e o amor que os nossos clientes fiéis têm por esta marca.”

Turquia assina acordo de colaboração com o GSTC

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A Turquia assinou um acordo de colaboração com o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), a organização líder mundial em certificação de credenciamento de turismo sustentável. A colaboração marca um passo exemplar em direção à sustentabilidade, pois a Turquia se torna o primeiro governo do mundo a assinar um acordo para desenvolver um programa nacional com o GSTC.

A indústria do turismo turca será reestruturada com o acordo de três anos assinado com o GSTC, que estabelece os melhores e mais difundidos padrões em turismo sustentável.

Na primeira fase do acordo serão definidos os critérios do programa nacional e as empresas de inspeção receberão treinamentos. A partir da primeira semana de fevereiro, as partes interessadas do turismo turco também participarão do programa.

A primeira etapa do programa, prevista para ser totalmente concluída até 2030, entrará em operação em 2023. E a segunda etapa será realizada de forma gradual em 2025.

O acordo também atingirá os objetivos do Acordo de Paris, assinado pela Turquia no final do ano passado. Até agora, quase 12 mil instalações receberam a Certificação de Turismo Seguro. No âmbito do programa, a indústria do turismo estará sujeita a normas seguras e sustentáveis, especialmente as instalações de alojamento. A partir de abril deste ano, as instalações de alojamento começarão a implementar práticas sustentáveis gradualmente.

México: alguns estados exigem vacinação e testes de covid-19

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Durante a pandemia, o México permaneceu bastante relaxado em termos de restrições de entrada e covid-19, recebendo turistas internacionais por via aérea, mesmo quando suas fronteiras terrestres estavam fechadas para viajantes não essenciais até novembro do ano passado.

Agora, com a variante Ômicron altamente contagiosa ao redor do mundo e causando um número recorde de novos casos e hospitalizações nos Estados Unidos, vários estados mexicanos estão recomendando ou exigindo que os clientes sejam vacinados para entrar em muitos locais fechados.

No estado de Jalisco, o governo ordenou que os estabelecimentos começassem a exigir que os clientes apresentassem comprovante de vacinação ou teste PCR negativo (válido apenas por 48 horas) para entrar em determinados locais públicos, incluindo bares, clubes, cassinos e estádios. A nova política, anunciada em 10 de janeiro, entrou em vigor na sexta-feira e se aplica a todos com 18 anos ou mais.

Ao mesmo tempo, o estado suspendeu todas as festividades de massa, festas de rua, feiras, bailes, carnavais e peregrinações até 12 de fevereiro e reduziu a capacidade permitida dos estádios para 60%.

No mesmo dia, o pequeno estado de Tlaxcala – situado no centro do México, a leste da Cidade do México – também impôs novas restrições locais, que exigem que as pessoas forneçam provas de que receberam pelo menos uma dose de vacina para entrar locais fechados como bares, restaurantes, supermercados, shopping centers, hotéis e outros.

De acordo com a Travel + Leisure, o governo de Baja California (estado mais ao norte da península de Baja) também aconselhou as empresas a começarem a exigir comprovação de vacinação ou teste de PCR com até cinco dias de antecedência para entrar em seus estabelecimentos, mas não fez a recomendação obrigatória.

Rio Innovation Week: geração de novos negócios pode bater R$ 300 mi

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Com início na quinta-feira (13), o Rio Innovation Week deixa um legado importante o Rio de Janeiro. O encontro, que terminou no domingo (16), proporcionou a possibilidade de gerar R$ 300 milhões em novos negócios. A informação foi dada pela organização do evento latino americano voltado a tecnologia e inovação.

Ao todo, foram mais 48 mil visitantes e 500 palestrantes de diversas temáticas, distribuídos em 19 palcos e compondo 750 horas de conteúdo. Em números de startups, cerca de 1,5 mil marcaram presença na edição, além de 200 expositores e 1 mil investidores.

“O Rio Innovation Week entra definitivamente para o calendário de eventos da cidade e, mais importante, já pode ser considerado uma importante mola propulsora para a economia. Nossa meta é realmente criar esse ambiente de estímulo aos negócios, com novas pesquisas, a cultura do empreendedorismo, um melhor trabalho em diferentes elos da cadeia de mercado, e visibilidade para toda a produção em desenvolvimento”, diz Fábio Queiróz, um dos idealizadores e presidente do Conselho Organizador do Rio Innovation Week.

Além dos dados citados acima sobre fluxo de negócios, palestrantes e outros pontos, o Rio Innovation Week apresentou mais destaques. Entre eles, estão a ida de delegações internacionais (Estônia, Rússia, Israel e Hong Kong) e a realização de palestras de turismo a partir de sexta-feira (14).

A próxima edição acontece entre 10 e 13 de novembro de 2021.

Ryanair critica Lufthansa por reclamação sobre “voos fantasmas”

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Em reação à declaração na qual a Lufthansa reclama sobre a operação de “voos fantasmas”, ou seja, com poucos passageiros, a Ryanair cobrou que a empresa venda, então, passagens a um preço menor. A declaração da companhia aérea de baixo custo vai de encontro com a manutenção dos voos pelo grupo alemão, mesmo com poucos viajantes, para não perder os slots em aeroportos estratégicos.

Em comunicado enviado à ACI Europe (Conselho Internacional Europeu de Aeroportos), a Lufthansa reclamou das frequências de pouca lotação. Por conta disso, Michael O’Leary, CEO da Ryanair, pediu para que o órgão ignore essas “falsas alegações” sobre as frequências.

Segundo ele, o relato da companhia alemã é apenas uma estratégia para que os slots da mesma sejam protegidos, levando em consideração os preços menores da concorrência. Com a reclamação órgão competente, a Lufthansa conseguiria manter esses espaços.

Para o executivo, deveria ser obrigação da Lufthansa o oferecimento de bilhetes mais baratos. Isso porque, já que a operação dos voos precisa ser realizada, essa seria uma forma de preencher os assentos.

“Os slots são a maneira como bloqueiam a concorrência e limitam a escolha em grandes aeroportos centrais, como Frankfurt, Bruxelas (Zaventem), Viena, entre outros. Se a Lufthansa não quiser operar ‘voos fantasmas’ para protegê-los, basta vender esses assentos a preços baixos. Se não, deixe que empresas como a Ryanair ofereçam outro caminho”, afirma O’Leary.

Outro lado

O Business Traveler entrou em contato com a empresa alemã, que afirmou nunca ter falado em voos do tipo. Além disso, por meio do comunicado enviado ao site, a Lufthansa citou preocupação com o que chamou de “voos desnecessários” no continente europeu.

“Estamos preocupados com a harmonia europeia das isenções para a utilização de direitos de decolagem e pouso no atual horário de voos de inverno. O atual regulamento de slots para este período foi decidido antes da variante ômicron e já não se enquadra na atual situação de pandemia”, diz.

O que a aérea pede, portanto, é que sejam colocadas regras de isenção de curto prazo para a realização das frequências em países da Europa. Para balizar sobre a aplicabilidade disso na prática, a Lufthansa cita o regramento de slots suspenso temporariamente nos Estados Unidos.