São Paulo (SP) – Nesta quarta-feira (03), a VBRA reuniu operadoras de turismo e agências de viagens no Fogo de Chão Jardins, na capital paulista, com o objetivo de reposicionar o turismo do Canadá no mercado brasileiro. O evento do Consórcio Extraordinário Canadá contou com parceria da Air Canada e da Global Tourisme, entre outras empresas de viagens e turismo canadenses.
“A semente desse projeto foi plantada um tempo atrás, em parceria com a Air Canada, atuando como uma agência de publicidade publicidade de consórcios. Ao longo dos anos, evoluímos para uma consultoria de inteligência turística”, conta Sheila Nassar, CEO da VBRA. “Nesse contexto, a DMC canadense Global Tourisme se aproximou, demonstrando interesse em voltar ao mercado brasileiro. Decidimos então conduzir o projeto da forma correta, unindo a companhia aérea e diversos destinos canadenses em um novo consórcio”, continua a executiva.
Segundo ela, o momento é estratégico para o Canadá se consolidar como protagonista entre os destinos buscados pelo turista brasileiro. “O Brasil já está entre os nove países que mais enviam turistas país norte-americano. É a hora de o país deixar de ser coadjuvante e se tornar um ator principal das viagens do Brasil, porque o Canadá tem tudo o que o viajante brasileiro procura: diversidade, experiências o ano inteiro e uma sociedade aberta à imigração e aos estudantes”, complementa.
Aposta no trade
Sheila destaca que a estratégia passa pelo fortalecimento do trade. “No pós-pandemia, a relevância do agente de viagens foi resgatada. O trade é resiliente e essencial, principalmente quando falamos de destinos complexos como o Canadá. É preciso ter profissionais técnicos que entendam o país, porque ele oferece muitas possibilidades que não se esgotam na venda direta ao consumidor final”, afirma.
A agenda do evento foi definida a partir de consulta a operadores, com prioridade para São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP). Além disso, já estão confirmadas ações em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), com negociações avançadas para Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). “A estratégia é selecionar operadores com potencial de venda imediata para o Canadá, inclusive com integração ao mercado dos Estados Unidos por meio do stopover gratuito oferecido pela Air Canada”, explica Sheila.
Conectividade
Sandra Passetto, executiva de Contas da Air Canada, reforça que o mercado brasileiro tem representatividade crescente. “A companhia já se comprometeu com a Global em fazer um investimento maior no próximo ano, porque esse é um projeto de médio e longo prazo. O Canadá é multicultural, oferece várias viagens em um único país e temos certeza de que o fortalecimento dessa parceria trará sucesso”, declara.
Sandra acrescenta ainda que a ampliação da malha aérea da Air Canada reforça a competitividade. “Hoje temos voos via Toronto e via Montreal, e entre dezembro e março também haverá a rota Rio de Janeiro–Toronto. Esse aumento da oferta de assentos permite tarifas mais acessíveis e amplia nossa presença no Brasil”, complementa.
Além do Brasil, a companhia tem ampliado sua conectividade na América do Sul com operações que incluem Buenos Aires. O voo Toronto–São Paulo, por exemplo, segue até a capital argentina antes de retornar ao Canadá.
O Consórcio Extraordinário Canadá também conta com a adesão do Turismo de Ontário; do Turismo de Laurentides e da montanha Tremblant, ambos da Província do Quebec; e da VIA Rail Canada; além das operadoras Abreutur, BeFly, BRT Operadora, CT Operadora, Diversa Turismo, Flot Operadora, Lusanova, Orinter, Personal Canada e Trade Tours.